Cansei de Tentar
Título - Sensação
Eu cansei de tentar te entender ou sequer compreender. Sua mente é muito complicada e vaga, o que você sente por mim de verdade? Será que são sentimentos verdadeiros e bons, ou simplesmente um desejo dá não solidão? Quando sentirei a sinceridade em seu tom, quando sentirei a vontade em seu ser, quando sentirei que você me ama igual eu te amo?
Em uma última análise sobre mim, quero dizer que cansei de tentar o óbvio e busco sempre algo pra fazer-me sentir que vale a pena
Cansei de tentar fazer com que os outros gostem de mim, minha nova meta é me sentir bem do jeito que eu sou. É completamente uma tarefa árdua agradar tudo mundo, e se contentar como quem realmente somos, na realidade é mais difícil ainda.
Amor de amigos:cansei de tentar e ao mesmo tempo ja saber que não vou conseguir cansei de sempre ver você ir ir para outros e não ir para mim cansei de sempre esconder essa minha a marga solidão através de um sorriso de porcelana que logo caira no chão vindo a desmoronar minha triste e a marga solidão.
Cansei. Será que eu posso descansar? Será que é permitido desistir e tentar mais tarde? Quem dera puder desistir de algo só pelo cansaço de tanto lutar, de tanto chorar, de tanto caminhar por uma estrada de terra sem rumo, sem esperança, sem vida. Meus pés doem, minhas mãos doem, não tenho força. Quero dormir. Quero acordar as 11 horas da manhã sem me preocupar com aquela conta de luz, quero acordar tarde nos dias de semana e não fazer NADA. Queria muitas coisas, mas acho que não posso. Hoje é segunda-feira preciso acordar as 4 horas da manhã, fazer um café, arrumar a cozinha, cuidar do quintal, arrumar a merenda das crianças, quando tem, preciso deixar tudo pronto e então sair para a batalha. Vou trabalhar, pegar o trem lotado, não respiro nele, sinto medo, muitos olhos em mim e em qualquer mulher. Não encontro respeito. Assédio.
Trabalho, cinco minutos atrasada, sou julgada e escuto sem falar. Preciso do dinheiro que acreditem, não dura 1 mês. Que país é esse que me paga um salário e que me cobra mais do que o peso liquido? Quero chorar, mas chorar não vou e nem posso, preciso disso. 17 horas vou embora depois de um dia lagrimas reprimidas, enfim vou estudar, faculdade de filosofia. Minha maior paixão que cansei de ouvir que não ia conseguir comprar um pão fazendo esse curso, entretanto aqui estou, mulher forte que sou, pobre sim, bairro humilde e lutador. Quando criança queria ser a rainha ou melhor Deusa da sabedoria, por isso Filosofia sempre foi minha paixão.
Mas voltando ao início de tudo, apesar de tudo eu sigo lutando, mesmo cansada, mesmo querendo desistir, mesmo com sono, mesmo sentindo o peso de tantos anos de injustiça, de julgamentos, de raivas, de tristezas por uma sociedade que não nos valoriza, que não quer nos ouvir, que sentem pena de nós, que nos humilham etc.
Nós não queremos a pena de vocês, não precisamos de esmolas, não precisamos de Homens, não somos fracas, somos Mulheres, somos feministas e não vamos parar de lutar. Jamais.
estou cansada de tentar entender tudo de só apoiar as pessoas e não ser apoiada, eu só cansei é pedir muito querer ir embora? Pedir para não acordar amanhã não é pedir muito né int pq eu ainda acordo pq nenhuma vez deu certo de eu não acordar ? Só quero sumir
Não importa quantas vezes você diga que terminou, nunca mais, cansei de tentar. Quando o amor é de verdade, nosso coração não consegue deixar de tentar mais uma vez, não consegue deixar de insistir. É assim, quem ama tá sempre disposto a esquecer e tentar mais uma vez...
ÊXODO
Vou-me embora… vou-me embora…
Já cansei de ser semente.
Vou tentar buscar saída,
Vou partir contra a corrente.
Com roupagem de esperança
Visto meu corpo dormente,
Renuncio ao meu passado
E parto tão de repente,
Que nem mesmo a minha sombra
Há de ver-me pela frente.
Quero andar pelo infinito
Por caminho diferente;
Quero andar por uma estrada
Onde não possa ver gente,
Sem ter fim, sem ter começo,
Sem ter nada que me oriente,
Só sentindo em meus cabelos
Esta chuva persistente…
Esta chuva que ora cai
Sobre meu corpo indolente
Refrescando os pensamentos,
Ordenando minha mente,
Carregando na enxurrada
Toda a tristeza insistente
Que se apoderou de mim,
Que em mim se fez presente
Desde o momento em que a terra
Num soluço penitente,
Vacilou sob os meus pés
Tragando a emoção tão quente,
Tão pura, tão generosa,
Tão viva, tão eloquente,
Que bailava no meu peito,
No meu peito bem-querente…
APARTADO
Cansei-me de tentar o teu enredo
Na tua poética sem frase e afeto
Meu versar anuviei por completo
Tal o pôr do sol atrás do rochedo
Sentimento da tua alma, segredo
Teu, perturbado eu, neste soneto
Foi meu desejo, não mais secreto
Se chorei foi somente por degredo
Cansei! Sossegado está o cerrado
Esfriou sobre o desprezo concreto
A quem um dia estava apaixonado
E desse meu turvo silêncio discreto
Leia entre linhas um sofrer calado
Que assim tem o apartado adjeto!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
28/11/2020, 11’01” – Triângulo Mineiro
Cansei de tentar, cansei de ser a pessoa que todos esperam de correr contra o tempo é cansativo isso é desgastante, carrego muita coisa por nada.
Cansei de tentar socializar, não suporto o fato das pessoas tentarem ser o que não são.
É explícito que o ego, a falsidade, a inveja, entre outros sentimentos do tipo, abitam esse meio.
Ja percebeu que ao acordar no dia seguinte, após uma noite de festa com algumas pessoas, o cansaço e a fadiga é diferente, muitas vezes você acorda se sentindo mais vazio e sugado.
Eu não consigo compreender esse mundo. E eu já cansei de tentar entender. O mundo é péssimo. Mas eu vivo esperando ver algum ato de bondade de qualquer pessoa. Eu quero ver alguém se esforçando para fazer o bem assim como fazem o mal. Ou eu volto a confiar nas pessoas ou eu tenho que mudar de profissão. Isso tem me corroído, tem me feito muito mal. RK.
Tomei a ofensiva, cansei de me esquivar entre ações e reações, me dispus a tentar, me encontrei em trechos de uma vida turbulenta. Busquei nas palavras o sentido de tudo, do mundo... Olhei ao redor e me senti estranho, em outro momento era tudo potência do pensamento: era uma questão de alguém me deixar pra baixo. Válvula de escape é substância de
mercado. Papéis na sociedade amassei como alguém que tem seu CPF cancelado. Parcelas de uma vida submetida ao controle da mente. Alienação me põe no cercado, controla meus atos, me engorda e me guia pro abate. Proteína vegetal encontrada no verde, erança da transparência da água. Planeta que gira na galáxia, sistemas e farças, a vida é uma
história contada com lápis e apagada por borracha.
Se não encontrar-me mais nas suas expectativas, não me espere. Cansei de tentar ser o que você queria que eu fosse, fui ali ser eu mesma e não volto.
Brilha brilha estrelinha;
Pois cansei de brilhar;
Cansei desta mania;
De tentar alcançar;
Me deixe descansar;
Quero ver você brilhar;
Brilha brilha minha estrelinha;
Quero ver você brilhar.
TEU SILÊNCIO
Cansei-me de tentar o teu verso
Do teu olhar tão belo e atraente
Me vi numa poética, que mente
E rimas de sentimento disperso
Sentir o teu ritmo, tom perverso
Que faz a sedução tão presente
Fui sentido, que n’alma se sente
E o anoitecer com temor imerso
Ó sensação ardente, alucinada
Sussurra agonia, pobre soneto
De solitária canção enregelada
Desses versos vãos, incompleto
O palpitar da inspiração, e nada
Tão cruel tal este silêncio quieto.
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
23 julho 2024, 16’53” – Araguari, MG
"E ESTOU CANSADA. ..
Cansada de tentar consertar as coisas que não quebro.
Cansei de procurar soluções para problemas que eu não causei.
Cansei de procurar pessoas quando eu não as expulsei.
Cansei de sempre tentar dar o melhor de mim e que ninguém valorizou isso.
Eu me cansei e quando alguém se cansa não dá pra voltar atrás.
Chamem de egoísmo, no entanto eu vou chamá-lo de amor próprio.
Porque no processo de consertar as coisas de todos, e com todos.
A única que se magoou foi eu!"
Eu cansei de tentar dar a volta por cima, de tentar mostrar que estou numa melhor. Mentir para si mesmo pode parecer a melhor opção, mas apenas momentaneamente, porque a realidade sempre fala mais alto. Eu ainda tenho mágoas e muitas frustrações dentro de mim. Sinceramente, não sei se algum dia elas vão passar. O tempo não volta e é doloroso saber que não podemos voltar ao passado para corrigir nossos erros. Contudo, apesar do que sinto, não quero mais me esforçar para mostrar a você que estou bem, porque sinceramente, não estou, assim como no fundo, sei que também não está. Eu apenas quero uma vida simples o suficiente para que eu possa esperar os dias passarem com leveza e tranquilidade.