Cansei da Maldade desse Mundo
"mil intrigas, mil enredos
prendem culpados e justos;
já ninguém dorme tranquilo
que a noite é um mundo de sustos"
Ali e lá: mundos e "desmundos" de um ser
Eu sou aquela cuja mente foge ao ouvir certas coisas que não pode me segurar
Foge como um cavalo alado em busca de ares que possa se identificar
Foge como a lembrança foge ao pensamento no amor poder se encontrar
Difícil me prender
Difícil me deter
Difícil me conter
Tão presa sou no corpo
Tão livre sou na alma
Construo meus mundos particulares
Eles são bonitos!
Eles são autênticos e transparentes…
Neles a verdade impera…
Neles o amor é uma brisa suave que a todos permeia
Nele a paz é um brinde à consciência tranquila
Nele a palavra não é retida, mas muitas vezes dispensada pela fluidez das conversas dos olhares
Gosto de neles folgar…
Gosto de neles habitar.
Ali a justiça é apenas o resultado da convivência das almas altruístas
A fidelidade quase um ser personificado e abrangente em todas as relações
O difícil naquele mundo é o fazer as malas quando o "desmundo" chama…
Nada lá lhe cabe, tudo lá se incinera ao fragor do que lá se valoriza
O aterrissar doe, o aterrissar arranha e machuca forte a alma
Mas também é necessário,
Pois dará a cada retorno àquele mundo encantado
O brilho que só ali há,
Pois é o resplendor de uma alma enternecida.
Martha Duarte
Governador Mangabeira, 12 de julho de 2020 (pensamentos matutinos)
Estarei sempre procurando por você. Não importa onde eu estiver. Mesmo a mil milhas de distância, ficarei esperando ver você se aproximar e chegar. Porque, quando isso acontece, sinto a melhor sensação do mundo.
Não se resiste sozinha à colonialidade do gênero. Resiste-se a ela desde dentro, de uma forma de compreender o mundo e de viver nele que é compartilhada e que pode compreender os atos de alguém, permitindo assim o reconhecimento.
Em suma, as ficções criadas são uma resposta ao desejo de uma realidade melhorada em que verdadeiramente gostaríamos de viver. No entanto, não sendo possível torná-la existente, esta se torna um escape deste mundo escuro e cruel, onde através destes contos, história e etc. é gerada uma procura por um pouco de alento sobre uma perspectiva equivalente a nossos desesperos internos, na qual todos ansiamos um dia conseguir viajar para tais lugares.
Aprender fazer o bem e ter prazer crescente nisso é caminhar para o gozo da plena liberdade porque são incontáveis os terrenos neste mundo que carecem da semeadura do verdadeiro amor.
A Vida pós a Pandemia
Não será mais como antes:
Todo mundo mascarado
Identidade escondida
No distanciamento social.
As pessoas ficarão mais frias
Não mais terão beijos e abraços.
A humanidade terá um novo perfil:
As cidades serão separadas por Aparelhagem na Entrada
Quem estiver contaminado não entra.
A comida não mais será farta.
Muitos terão dinheiro na mão,
Mas as sacolas estarão vazias,
Tal qual o olhar dos sobreviventes.
De um lado após a Barreira Eletrônica,
Os sem vírus,
E de outro , os contaminados.
As profissões serão outras.
O Mundo não mais igual,
Cada um perdido em si.
Pois perderam o essencial.
Não tema se o mundo te julgar
Ou se uma porta se fechar
O que Deus tem para você
Ninguém vai encerrar
Brasil: emaranhado e tumultuado mundo transparente
Aqui meditando que porra louca é esse mundo, cheio de escândalos profundo, transparente e escondido, um mundo surreal, o semblante do meu Deus, o oposto satânico marginal, de tudo se experimenta, a mais doce criatura, a inocência de uma criança, da mais vasta lambança, a malícia mundana, a matança genocida, uma orquestra pejorativa, meu Brasil, que seus filhos habitam em morros, favelas e periferias, estrangeiros nos grandes bairros centrais, fingindo de inocentes estrangeiros nas bacias de riquezas, que dia a reserva raposa do sol no Acre, o que dizer de um simples cidadão nordestino, com documentos surrupiados e um montante de empresas abertas por imigrantes chineses, duas empreiteiras nacionais degoladas e as licitações reféns de empresas estrangeiras, esse corpo de importações que nos faz pagar pela moeda corrente externa de alto valor e o real que recebemos pulverizado pela miséria, meus irmãos, cidadãos, povo brasileiro se posicionando por figuras fugazes, falo do retrato que todos enxergam, a profunda desigualdade de uma população, se não tem comunhão, não tem vida, elite sem visão que atende um padrão de teor umbilical, dinheiro, poder e carnaval, nesse emaranhado, tudo tumultuado, que não ignore minha gente, tudo isso e muito mais que se encontra transparente.
Giovane Silva Santos