Caminho Traçado
Mesmo depois de um destino traÇado, um novo caminho pode ser trilhado. O nome, mesmo predeterminado, pode ser alterado, assim como o futuro desejado.
Eu quase aprendi a viver...quando pensei que o caminho ja estava traçado no mar da vida.Mas a água desviou o trajeto .... e hoje eu sigo o seu percurso.
Desde antes da concepção você tem um caminho traçado, contudo, dependendo das circunstâncias, as vezes criadas por você mesmo, poderá escolher ou ser compelido a usar bons ou péssimos atalhos que poderão reduzir ou aumentar seu tempo efetivo de vida, com felicidade ou não.
Existem duas formas de se andar no caminho que traçamos. Uma é olhar para baixo, onde se pisa, ver os desníveis e pedras que pisamos e, assim, tentar evitá-los. Outra é olhar para frente, caminhar olhando o horizonte, ver que ele continua. Nesse cairemos mais.
No primeiro enxergamos e andamos preocupados com as dificuldades e obstáculos, o próximo sempre será nossa preocupação. No outro, sabemos que as predras existem e que farão parte do percurso, contudo o que nos guia é olhar para frente e entender que as pedras são parte dos passos, estarão presente enquanto andarmos, mas o que vai nos mover é ver que lá na linha do horizonte, mesmo que pareça distante, esse mesmo caminho toca no céu.
A vida humana é um caminho traçado entre inúmeras peripécias, acertos e erros, ilusões e desilusões e um dos requisitos para desfrutá-la bem é buscar conhecer a si mesmo.
Não generalize a morte de alguém, se é querido ou não, tanto faz, cada um traça seu caminho, segue destino, escreve sua vida e faz sua morte.
Talvez não seja a vida um caminho com passos certos...e traçados.
Certo na vida talvez seja apenas o destino e a certeza da necessidade do caminhar...contudo, cada um de nós percorremos o caminho que escolhemos; seguimos nossa estrada própria, registrando marcas na medida que nos encorajamos a erguer os pés e nos mover do lugar onde fomos colocados.
Caminhos são coloridos com nossa personalidade, flores colhidas de acordo com o cheiro do perfume que cada um escolhe deixar pelo jardim da vida.
Buracos, espinhos, pedras, fantasmas e monstros é certo que cada um de nós encontraremos e teremos que saber lidar pela estrada.
Alguns lidarão com maior ou menor habilidade. Uns saberão reconstruir estradas, fazer castelos, florir caminhos podendo até ajudar outros que se encontrem cruzando os mesmos caminhos, outros sentarão e chorarão pelas estradas á espera de algum socorro; no fim, será como que aquela prova de redação quando o professor começa a ler os textos escritos e dar a nota...cada um, na sua singularidade ouvirá com brilho no olhar ou espanto no coração a beleza ou a tristeza do que escreveu...sendo que nesse momento não haverá mais como voltar atrás e corrigir nada. Você poderá até tentar explicar algo não compreendido...mas não passará de justificativa.
Atitude você só poderá ter AGORA enquanto a caneta está nas suas mãos e o papel ainda tem tinhas à preencher....
Floresça, plante cores, flores, perfume jardins, colora a vida enquanto seus pés ainda podem escolher por onde seguir,
depois....
o depois não nos pertence
Ao mesmo tempo que busco fazer o seu caminho se traçar com o meu, busco a falta de amar;
Só me falta chorar feito gente grande para emocionar o coração alheio quando não há razão;
Se é loucura, melhor que não se tenha esperança, mas sim intensidades;
Trace novos caminhos, não ande apenas pelos caminhos traçados, pois eles conduzem somente até onde os outros já foram. Inove, busque novos caminhos, construa-os, mesmo que encontre obstáculo, retire-os e siga em frente porque lá na rente outro sol irá brilhar e um novo horizonte lhe espera.
Profª Lourdes Duarte
Criação
.
Se a vida fosse uma arte
Onde se traça em branco quadro
Os caminhos do amor,
Teria vida nessa arte abstrata
Os contornos do tracejo de se amar...
Seria a arte um momento
Em que se funde autor e criação
Em vívidas cores de emoção...
E nestes traços outrora informes
Vai-se a distante imensidão
Desfazendo a solidão...
Agora o rabisco de um instante
Em que reluz eterna ascensão
Fulguraria o árduo fogo da paixão...
Seria as bordas tenaz linha
Em que desenha a amada minha
Minha vida e meu contento,
Onde derrama as cores
Infundidas do infindo quadro vívido
Agora posto autor e criação.
.
Edney Valentim Araújo
1994...
... Aprendamos que ter que continuar é muito mais que traçar um caminho que justifique nossa esperança por dias melhores. É saber deixar pra trás com sabedoria, entendendo que a vida é constituída de muitas histórias, e que finalizar um capítulo não significa dar fim ao que somos."
Ando triste com tantas desordens no mundo, com tantos avessos que traçam caminhos dos sensatos, das pessoas de bem, penso muito nos meus netos , como será daqui pra frente, não se fala mais olhando nos olhos, e sim como agora, eu olhando aqui na lente de um celular frio e leve de emoção, como será ...? O dia que eu precisar olhar nos olhos de verdade, será que o glaucoma , a catarata, vai deixar eu ver as meninas dos olhos dos meus queridos, ou será que irei ver apenas uma fotografia com fotoshop corrigindo as imperfeições de um Rosto sem vida....
Pense que a vida é curta demais pra deixar uma pessoa partir sem um abraço sem palavras e sem rumo...
Natalirdes Botelho
Ando com fé, ando a acreditar no caminho, aqueles trajetos que faço, aqueles traçados que tento, aqueles pedacinhos de sonhos que vem da alma e são lapidados aos poucos com as mãos.
A vida é repleta de questões de múltipla escolha. A cada opção assinalada, novos caminhos são traçados.