Burrice
Arrependimento eficaz
Errar é humano, persistir no erro é burrice e o arrependimento eficaz deve ser sempre considerado como algo que evitou maior dano, prejuízo e a punição deve ser proporcionalmente reduzida.
Mas tem gente que parece que não aprende.
Dia desses contei aqui a história de uma funcionária que furtou o telefone celular de uma cliente que havia esquecido no provador da loja.
Leia ( http://www.marinhoguzman.com/2014/03/celulares-caros-transformam-jovens.html?spref=fb ).
A funcionária achou o aparelho e sua obrigação seria entregar à gerente que tentaria identificar a cliente. No caso, poucos minutos depois de esquecer o telefone a cliente voltou à loja e demonstrou seu desagrado com a notícia de que o aparelho não havia sido encontrado.
Bem, a funcionária depois de algum tempo e possivelmente aconselhada pelo namorado me procurou e chorando contou o ocorrido e entregou o aparelho. Disse-me que eu poderia mandá-la embora, que ela faria um pedido de demissão e que eu por favor não levasse o caso adiante, que ela não gostaria de encarar as demais funcionárias por vergonha.
Fui informado que a cliente havia deixado o nome e telefone para o caso de o telefone ser encontrado, ligamos e o devolvemos.
Chamei a funcionária e disse que a sua atitude tinha sido correta, que um jovem está sujeito a cometer erros e que a punição não deveria manchar a sua vida. Expliquei que o arrependimento havia surtido efeito e que eu já já havia pedido às demais funcionárias que não tocassem, por piedade no assunto para não constrange-la ainda mais.
O episódio foi minimizado e parecia ter sido esquecido até que o contrato de noventa dias da funcionária terminou, assim como a temporada, que havia sido o motivo para sua contratação e ela foi dispensada.
Recebi a citação para a reclamação trabalhista da tal funcionária, recheada
de acusações e mentiras o que demonstra que ela não aprendeu a lição, que o aparente arrependimento deveu-se ao alerta do namorado de que o telefone tinha GPS, que na loja existem câmeras de segurança e que portanto o furto seria descoberto com as todas as consequências legais.
Eu não me arrependo de ter dado a chance à jovem, mas ela vai ter a oportunidade de arrepender-se de não ter aprendido a lição.
"A certeza é a maior forma de burrice que alguém pode ostentar".
"Eloquência Positiva é aquele que persuade com doçura, e não com violência, ou seja, como um REI, não com um TIRANO"
"Umas das coisas mais difíceis não é mudar a sociedade, é mudar a si mesmo"
"Muitos são orgulhosos por causa daquilo que sabem; face ao que não sabem, são arrogantes"
"Eu tenho a minha opinião, até eu mudar de ideia"
A maioria sempre convence a ela mesma que sua burrice é a melhor opção para a minoria. É assim que é aprovada a grande parte de nossas leis.
...por descuido ou burrice inconsequente, às vezes, damos um pulinho lá no passado que nada acrescentou de bom.
É, Não existem adjetivos melhores por ser comprovadamente dispensável.
Sem dizer que temos que assumir o que fizemos ou
deixamos de fazer.
A conta é intransferível.
Cada um que pague a sua.
E a amizade continua !? ... ou não.
Particularmente, faço questão do NÃO.
Dizem que errar “uma vez” é humano; errar “duas vezes” é burrice; agora, se a grande maioria pensar diferente de você, por “três vezes” seguidas, é prudente, na "quarta vez", voltar ao início e avaliar porque você erra tanto...!...
Burrice mesmo é a pessoa começar a namorar e esquecer dos amigos, depois termina o namoro e fica sem nenhum dos dois.
Perder o que se quer é burrice, não deixe seu amor ir embora sem nem ao menos tentar fazer com que ele fique.
“Já amei por acidente, chorei por acidente, me magoei por acidente e me perdi por burrice.” Vocês são impulsivos? Daqueles que fazem primeiro e pensam depois? Eu sou e, nossa, quebro muito a cara