Brasileiro
“Preciso lhe dizer companheiro: sou uma árvore do cerrado brasileiro. Na verdade, não tenho a imponência nem a frondosidade das minhas parentes da amazônia. No meu terreno a estação seca é castigante e isso me impede de ser alta, reta e elegante. Meu tronco é prostrado, franzino e todo retorcido, minha pele é cascuda e minhas folhas são grossas como uma lixa usada no polido. Não desperto a cobiça dos madeireiros porque não tenho utilidade para acabamentos moveleiros. Se me arrancam da terra, logo me jogam num forno de chão transformando meu corpo em barato carvão. Meu espaço é valorizado e disputado e às vezes arrebatam nossas famílias inteiras com uso de tratores, correntão e esteiras. Sou o elo entre os ecossistemas brasileiros. Alimento e sirvo de refugio para os mais belos pássaros que habitam o planeta: do tucano ao carcará, da seriema ao tangará. Forneço alimento ao insignificante cupim e assim, este sustenta o tamanduá-bandeira e o resto da cadeia alimentar da extensa fauna brasileira. Julgue-me pela importância, mesmo desprezada pela nobreza e desprovida de beleza.”
Ser brasileiro: É ser um guerreiro, sem precisar sujar as mãos com a corrupção, que todos os dias bate em nossa porta...!
"Hoje, acordei convicto e que ao contrário do que se propaga, o povo brasileiro sabe votar sim! Quem não sabe o valor do voto que recebe, é o político! Que o desonra com sua desonestidade pós eleitoral."
Engraçado esse povo brasileiro,reclama que não tem emprego, e fica em rede social fazendo propaganda de político de graça.. Ta tirando emprego do povo que fica no sinal com plaquinha.. Kkkk ficadica..... Ta chato isso
"Hoje o povo brasileiro mostrou ao mundo a sua indignação e sua ânsia por um país melhor,nas urnas eles mostraram o quanto têm carência por justiça e o quanto amam essa nação tão rica mas tão sofrida, Brasil olha pra cima..."
Neste Sete de Setembro, vamos relembrar o que, de fato é SER BRASILEIRO...
Na verdade, seja nascido aqui, ou no estrangeiro, brasileiro é quem ama esta
Terra Brasileira, e sua mística alma hospitaleira...
É quem deseja que haja paz e amor,
e certamente o fim da corrupção... Milagres podem existir...
NA VERDADE, O QUE É SER BRASILEIRO
Marcial Salaverry
Sete de Setembro sempre "chama" o patriotismo, e os brasileiros de modo geral comemoram a data em que se celebra a proclamação da Independência do Brasil. Mas os que menos tem motivos para comemorar, são os que realmente podem ser chamados de autênticos brasileiros, embora todos os que foram nascidos no Brasil, são chamados de "brasileiro". Mas, como é esse ser, que pode se dizer, é o verdadeiro “Ser Brasileiro”.
Para definir na realidade o que é ser brasileiro, temos que voltar às nossas origens, lembrar de nossa História, de como os primeiros europeus aqui chegaram, e encontraram os autênticos “donos da terra” (agora ex-donos...), ou seja, os indígenas.
Há que se reconhecer que na verdade, o autêntico brasileiro, que pode ser assim considerado, por não ter sangue estrangeiro, é o índio puro, o silvícola, que sempre aqui viveu. O branco, quando aqui chegou, trazendo novos usos e costumes, e logo tudo se misturou... Portugueses, franceses, espanhóis e holandeses, e mais quantos navegantes aqui chegassem, deram início à grande miscigenação.
Alguns vieram pacificamente, apenas pensando em trabalhar, e acabaram até constituindo famílias locais com as indígenas, começando o cruzamento de raças que iria formar o que se pode chamar de Brasileiro. Outros vieram violentamente, apenas pensando em arrancar os benefícios que a nossa terra lhes poderia proporcionar, mas também acabaram deixando sementes aqui plantadas. Depois vieram os africanos. Estes vieram forçados. Foram arrancados de seu torrão natal, e cruelmente escravizados. E com as escravas africanas os senhores feudais aumentavam mais ainda a mistura de nossa raça. Há que se dizer que as senhoras feudais também colaboravam para o crescimento da população inter racial.
Todos os que aqui chegaram, também foram adotados, pois a terra brasileira tem um grande coração. Não tem preconceito de cor, raça ou religião. Aceitou como brasileiros, os mamelucos, cafuzos, mulatos e nissei, digo, nem sei mais quantos surgissem.
E depois, com o fim da escravidão, começou a grande imigração, completando o grande caldeirão, que seguiu cozinhando a grande sopa em que se transformou esta Nação. E vieram espanhois, alemães, poloneses, Italianos, asiáticos, árabes, japoneses, enfim, gente do mundo inteiro, e que sempre continuam chegando de todas as partes do mundo, seja como imigrantes, seja como refugiados, mas a todos vamos recebendo e ajudando...
Todos que aqui foram chegando, e ao País se integrando, aqui foram ficando, e solidamente fincando suas raízes, apesar de problemas trazidos de seus países de origem, acabaram aderindo à “Democracia do Amor”, e as diversas colônias acabaram fundindo-se umas às outras. Continuam mantendo o respeito às origens, adaptando seus usos e costumes à realidade brasileira, que faz com que todos vivam em comunhão de idéias e ideais, terminando por formar uma raça sui-generis, pois não existe um biotipo para definir o “Brasileiro”. Pode ser branco, negro, moreno, loiro, pardo, amarelo, mulato, nisei, sansei, nãosei, enfim, pense em uma cor de pele, uma cor de cabelos, uma cor de olhos, e teremos um brasileiro.
E daqui a pouco, teremos que pensar em ET’s... Se aqui chegarem, fincarão raízes, pois quem aqui chega, não consegue regressar, e quem daqui sai, sempre pensa em voltar. Pergunte a qualquer brasileiro que vive, ou que já viveu fora do Brasil. E disso sou testemunha viva.
E assim fica a dúvida... O que é ser brasileiro...Na verdade, seja nascido aqui, ou no estrangeiro, brasileiro é quem ama esta Terra Brasileira, e sua mística alma hospitaleira...
Existem os bons brasileiros que querem apenas trabalhar para o crescimento do País, e infelizmente existem os maus brasileiros que fazem da corrupção seu modus vivendi, e ainda existem aqueles "inocentes úteis" que não sabem distinguir o certo do errado, e dão seu apoio aos maus brasileiros que apenas pensam em se locupletar às custas do trabalho alheio... Realmente é triste ver isso...
“Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá, as aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá”.
Palavras ditas por um brasileiro no exílio (Gonçalves Dias), e que refletem o que se passa na alma de todos que aqui vivem, e que por circunstâncias quaisquer saem do Brasil. Quem for brasileiro, e experimentou faze-lo, que confirme...
E confirmando essa assertiva, quero desejar a todos, que este Sete de Setembro seja UM LINDO DIA, e, claro, confirmando o otimismo brasileiro, que os próximos tambem o sejam, apesar do desejo dos maus brasileiros, que apenas desejam que tudo dê errado...
Depois que o cidadão brasileiro deixa seu voto na urna e um dos candidatos é eleito, o cidadão deixa de ter importância e é ignorado até a próxima eleição. Manifestações de rua não têm a menor importância e os eleitos fazem tudo à sua revelia. Isso é democracia? Precisamos repensar o nosso modelo de democracia, porque o que temos é apenas simulação.
Meu nordeste brasileiro
das praias e da cultura
da barra de rapadura
da sanfona e do pandeiro
do pescador e do vaqueiro
das quadrilhas de são joão
do sol quente de verão
do cuscuz amanteigado
desse povo abençoado
e de Luiz rei do baião.
As jóias de crioula produzidas no período escravocrata brasileiro dos séculos XVIII e XIX, tem por confecção e acabamento quase formas de artesanato e de forjaria de ferreiros, já que eram produzidas pelos escravos de ganho. Isto explica a simplicidade das formas e a repetição dos elementos, que não resultavam das técnicas da joalheria européia da época, aprimoradas dos prateiros e oficiais ourives portugueses. Em sua grande parte são de pratas, algumas com vermeil combinadas a elementos naturais de adorno, como o coral baiano, a casca do coco, o jacarandá, o marfim de diversos tipos de animais e o casco de tartaruga. O ouro quando aparece costuma ser de baixo teor e sobretudo em pequena quantidade, como detalhe.
Marcos, o poeta brasileiro deficiente físico, é um exemplo de superação. Apesar de suas limitações, ele nunca desistiu de buscar seus objetivos. Com muita determinação e um espírito de luta, Marcos conseguiu ultrapassar os desafios que a vida lhe impôs. Ele é o exemplo perfeito para mostrar que, com força de vontade e perseverança, é possível realizar sonhos, mesmo que sejam difíceis de alcançar.
Pelejei, mas vivi o suficiente para aprender depois de ver o brasileiro transformar-se em intelectuais de butequim. Repetem como papagaios e gesticulam como macacos, mas no fim nunca saem do lugar. Debatem ideias, mas não praticam ideias. Saudades de quando o brasileiro não saia do lugar mas ao menos era feliz, ao invés de dedicar a vida a bravateiros cínicos que nunca mudarão nada. A verdade é que quando o povo era cético e unido, ao menos quando passavam por uma crise, iam todos para cima dos políticos vagabundos. Hoje temos uma polarização que não resultará em nada, pois o modus operandi é sólido, e ninguém o entende para saber resolvê-lo. O povo ao invés de fazer uma paralisação nacional, espera seu político de estimação que nada fez nos últimos anos. A moral da história é que passarão séculos e a coletividade continuará sendo frustrante, quer mudar as coisas? Mude sua vida. A política afeta sua vida, mas não devemos viver em função dela. O dinheiro também, não devemos viver em função dele, só somos completos como dosamos o que é útil e exageramos o que é essencial. E o único bem essencial que vai além do bem estar e do suprimento, é o bem da alma. Apegue-se a Deus, ame sua família, trabalhe e seja atento aos fenômenos sociais e econômicos, um olho no peixe e outro no gato, mas não deixe de deliciar a sua vida e prezar pelo que mais importa que é Deus e família.
O povo brasileiro é fruto da guerra, do abuso. Os europeus foram os primeiros donos de propriedades neste solo, seus descentes é quem devemos servir; impossível esquecer o nome de suas famílias.
O método brasileiro de leitura consiste em impressionar-se positiva ou negativamente com algumas palavras e enxergar nelas o sentido do texto; ou em adivinhar esse sentido por meio de conjeturas sobre as ligações do autor com grupos, partidos e interesses que ele na maior parte dos casos desconhece.
POVO BRASILEIRO CARENTE.
Estamos em uma fase que nosso povo esta carente de justiça, carente de segurança carente de tudo. Povo medroso sem ideologia sem esperança que nosso Brasil possa ser um pais de fraternidade sem violência . O que estamos assistindo que nosso povo esta revoltado com tudo que esta acontecendo e querem a todo custo um salvador da pátria. Isto não existe , já passamos por uma experiência amarga não podemos repetir novamente. Violência gera violência. Chega de discórdia. Temos que ser sensato na escolha do nosso governante. O pais esta afundando dia a dia. Não queremos que afunde ainda mais. Vamos pensar bem antes de cometer uma insanidade.
Estamos tão desacreditados dos nossos governantes e suas políticas que o cenário brasileiro é unânime em declarar que não votaria em lulinha, mas votará em nulinha!
Eu fico sem entender o povo brasileiro. Uns dizem que o jiló está amargando, outros dizem que o jiló está é ardendo...(Patife)
Por um Brasil justo e feliz
. . O povo brasileiro em sua essência é temente a Deus e nEle deposita toda confiança; por conseguinte é nos atendido toda bênção e graça. “Bem-aventurado o povo cujo Deus é o Senhor...!” Salmos 144:15
. Em meio a tantas palavras vazias do amor de Deus, tantas afirmações deturpadas e ditas como se verdade fosse; voltemos nossas orações para que Deus abençoe o Brasil, livre desta turbulência política, que afeta a economia, desestrutura o cotidiano e o bem estar do povo. Abençoe e transforme em Amor tanto sentimento de ódio defendido por muitos; proteger as famílias no mais amplo desejo que Jesus pregou (Não nos moldes midiáticos ou fins politiqueiros). Enfim, abençoes as pessoas que de fato são do bem e têm potencial para o fazerem.
O povo brasileiro, em geral, anda anoréxico de sensatez e bulímico de palavras sem cognição, se não aquela de criar caos sobre caos.