Citações de Brahma Kumaris
Amor é o sol que não cobra por seus raios. É o ar que preenche todos os recipientes por dentro e por fora. É o oceano que aceita todos os tipos de rios sem questionar suas origens. É a árvore que não se vangloria ao dar sombra e abrigo e curva-se para oferecer seus frutos. É a água do mar que dissolve as rochas da arrogância inflexível. É a água doce do rio que mata a sede de todos que vêm na sua praia. É o chamado do sábio que ama o que sabe e sabe o que ama."
Um ser livre é aquele que reconhece, alimenta, usa e expressa seu potencial. São pessoas despertas, que resolveram parar de culpar, reclamar e dar desculpas. São pessoas que assumiram totalmente sua responsabilidade e tem uma atitude de gratidão a cada passo. São descontraídos, mas não se acomodam em zonas de conforto ou preguiça. Além de serem pacíficos e de possuírem força espiritual, pessoas livres vão além das crenças que limitam seu potencial para crescer e brilhar.
A humildade coloca uma pena a mais em nossas asas. Esta virtude nos mostra o caminho mais suave, rápido e seguro para qualquer lugar. Todos se aproximam e oferecem ajuda àqueles que são humildes. Com humildade os corações se abrem e grandes tarefas se tornam fáceis. Uma pessoa humilde tem consciência do seu valor mas não o enaltece.
“Há vários tipos de felicidade:
a de ter um carro zero;
a de passar no vestibular;
a de se tornar avô;
a de receber um elogio.
Mas há um tipo de felicidade que independe das outras pessoas
e dos eventos externos.
É uma felicidade serena e silenciosa,
fruto de um cuidadoso trabalho interior.
É a felicidade de conhecer-se,
de valorizar-se e de festejar cada pequena vitória pessoal.
Essa felicidade tem o poder de curar.
Ela é verdadeira,
simples e constante.
A decisão de ser sempre feliz,
haja o que houver,
depende apenas de nossa força interior.”
”… Quando começo a confiar em mim eu paro de olhar para os outros para provar meu próprio mérito. Quando busco internamente por respostas eu começo a aumentar a confiança em mim. Essa confiança me liberta de perguntar aos outros o que fazer e de ser dependente de orientação externa.
Que hoje eu confie na voz quieta da minha intuição e considere as orientações sábias que ela me revela…”
"Doçura é a maestria dos sentidos. Olhos que vêem o fundo das coisas... Ouvidos que escutam o coração... Boca que fala a essência... Doçura é o resultado de uma longa jornada interior ao âmago da vida e a habilidade de lá descansar e assistir. O que é realmente doce nunca pode ser vítima do tempo... Porque doçura é a qualidade da pessoa cuja vida tocou a eternidade."
Pensamentos positivos são lentos, leves e conectam o pensador ao seu potencial pleno. Por outro lado, pensamentos negativos são velozes, repetitivos, exaustivos e provocam dúvidas. Portanto, uma pessoa tem o poder de fortalecer-se ou lançar-se num redemoinho de dúvidas simplesmente pelo que pensa. A mão pode ser usada para bater ou ajudar. A boca pode ser usada para partir um coração ou abençoar. Baseado nessas ações o ser humano recebe as respostas do mundo exterior. É essa escolha consciente do que criar e sustentar internamente que faz toda a diferença.
Felicidade não pode ser encontrada simplesmente por esperar o melhor. Não há atalhos. Nenhuma outra pessoa, nenhuma coisa externa pode criar um estado permanente de bem-estar. Criar isso é nossa própria responsabilidade. Coisas de fora podem contribuir, guiar e inspirar, mas vida é o que fazemos dela, definitivamente. Explorar a casa interior traz entendimento. Com esse entendimento podemos criar a vida que queremos viver.
Ensina-nos a não ter pressa, mostrando que há uma razão e um tempo para tudo. Permite-nos sorrir para desafios e crises, porque nos faz entender que há solução para todos os problemas. Ensina-nos a abrandar nossas respostas ao dar tempo para avaliar a situação com mais clareza. Gentilmente permite-nos aceitar as cenas do drama da vida, sabendo que as nuvens passam. Para ter paciência é preciso ter fé em si, nos outros e em Deus. Grande é o poder da paciência.
Humildade é:
- A mãe de todas as virtudes que protege você de todas as negatividades;
- Um grande espelho para si e para os outros, um sinal de grandeza;
- O primeiro e o último passo para se tornar um anjo;
- Um imã que atrai a atenção de todos;
- A semente da unidade, pureza, honestidade, simplicidade, serenidade, realeza;
- Um espaço sem fronteiras;
- Confiança e orgulho verdadeiro;
- A maior força para curar qualquer situação;
- Uma árvore repleta de frutos.
"Quando um espelho não está completamente limpo, não reflete a imagem correta. O mesmo acontece com nossos sentimentos. Quando você cultiva sentimentos obscuros, dúvidas, críticas, preocupações, eles se transformam em nuvens que embaçam a visão real. Limpeza é uma checagem constante, uma vigilância contra os saqueadores da paz. Por isso, para experimentar conforto em qualquer situação é preciso investir no trabalho interior profundo; polir o intelecto. Esse desafio chama-se vida..."
Q
uando criamos uma conexão viva e constante com Deus, automaticamente nos conectamos com toda a família global. E o resultado disso é que passamos a receber cooperação de todos, não apenas daqueles que foram beneficiados com a nossa ajuda. Assim funciona a maquinaria divina. Quando elevamos a consciência em direção ao Supremo, nos conectamos com toda a criação. Como resultado, tudo de melhor vem a nós. O método para isso é criar um relacionamento vivo com Ele baseado no amor, na honestidade e na confiança
Autoestima
Se um dia alguém fizer com que se quebre
a visão bonita que você tem de si,
com muita paciência e amor reconstrua-a.
Assim como o artesão
recupera a sua peça mais valiosa que caiu no chão,
sem duvidar de que aquela é a tarefa mais importante,
você é a sua criação mais valiosa.
Não olhe para trás.
Não olhe para os lados.
Olhe somente para dentro,
para bem dentro de você
e faça dali o seu lugar de descanso,
conforto e recomposição.
Crie este universo agradável para si.
O mundo agradecerá o seu trabalho.
Quando aprendemos a ser despreocupados ficamos desapegados dos problemas e naturalmente felizes. Ao criarmos o hábito de pensar apenas o que é necessário, haverá uma grande economia de pensamentos e energia. Por outro lado, se o nosso tempo é perdido em pensamentos inúteis, o intelecto torna-se fraco e cansado. Assim como as preocupações inibem e ocultam os nossos talentos, a calma na mente inspira e desenvolve a criatividade.
Seja fácil com as pessoas e situações. Não fique estressado e com medo. Tudo é somente um jogo. Há significado por trás de tudo que acontece. Aprenda a ajustar-se e a entender. Preocupação torna você pesado. Deixe o passado ser passado. Deixe tudo fluir naturalmente. Mantenha o foco no presente. Seja uma fonte de preenchimento e haverá facilidade.
"Planejar é positivo, mas se preocupar com o futuro devido a dúvidas é negativo. O princípio dos quatro "As"- Admitir, Aceitar, Adotar e Agir - nos ajuda a ser positivos. Tudo que acontece é para o bem. Aceitação total nos deixa livre para agir efetivamente. Quando uma situação é aceita como sendo parte da vida, não há conflito nem chance para que sentimentos negativos eclodam."
Pensamentos são como sementes.
Eles têm uma tendência natural de crescer e se manifestar em nossas vidas, se os alimentarmos com atenção, interesse e entusiasmo.
O poder de nossas mentes é parte do poder criativo do universo nossos pensamentos trabalham junto com ele.
Então, ao invés de reclamar, criticar, culpar sobre os problemas e o futuro, devemos criar pensamentos, atitudes e vibrações que refletem os valores elevados como paz, respeito e amor. Essa energia coletiva positiva fará um enorme efeito onda e mudará a consciência das outras pessoas.
“Da mesma forma que você aprende a não dar valor aos insultos, não se torne vulnerável aos elogios. Tenha equanimidade entre ambos. Permaneça estável no seu autorespeito para que sua vida não seja conduzida sob a influência dos outros. Por isso, mesmo que o mundo todo fique raivoso com você, seja um oceano de amor constante e fique além das turbulências à sua volta.”
"A humildade permite que você:
- compreenda e aceite os próprios erros;
- mantenha sua força interior;
- se aproxime do coração de Deus;
- seja um bom instrumento e um bom ouvinte;
- experimente a grandeza de quem você é;
- coloque os outros em primeiro lugar;
- seja grato;
- revele sua beleza interior;
- considere tudo como uma lição e todos como seus professores."
''Generosidade é capacitar todos a progredirem. Aquele que é generoso diz: você primeiro. Ele não fica o tempo todo falando eu, eu. Generosidade é manter os outros na frente. Paradoxalmente, quando a pessoa não tem o desejo de manter-se a frente, ela alcança os frutos que seu coração deseja. A linguagem da generosidade é a linguagem do contentamento e de trazer benefício a todos. Os que falam essa linguagem são chamados de vitoriosos.''
Virtude...
Temos a tendência de nos deixar influenciar pela atmosfera e humor dos outros.
Se o ambiente é bom, nos sentimos super bem.
Se a companhia é ruím, perdemos o brilho.
Mas pense numa rosa fragrante...
Será que ela deixa de ser fragrante a depender do local em que está?
Não, absolutamente...
Uma rosa fragrante é sempre fragrante...
Esta é a natureza dela...
Da mesma forma... não importa onde e com quem você esteja, nunca deixe de expressar sua virtude.
Virtude é a fragância da alma...