Bom Senso
Virtude e Bom-senso perderam espaço nos valores de algumas pessoas. Não é a toa que a televisão e outros meios de comunicação divulgam grande quantidade de sensacionalismo, tragédia, vulgarismo, superficialidade, e mesmo assim contam com uma boa audiência. Não é somente com o objetivo de tornar o povo mais ignorante, iludido e consumista - na verdade, isso já foi conquistado por ELES com grande sucesso. Hoje, pelo hábito, esse envenenamento mental já se tornou uma (necessidade) para atrair a atenção do público e são meios bastante eficazes de se ter (audiência). E quem são ELES? Um punhado de gente com grande poder politico econômico social, dedicados a se manter e ganhar mais poder a custos dos outros.
Quando a massa compreender que a mudança social começa em nós mesmos, no "Conhece a ti mesmo". A (ESSÊNCIA) das coisas terá mais importância do que a (SUPERFICIALIDADE) das coisas. Nesse sentido, palavras superficiais que geram conflitos, posturas dogmáticas e intolerantes, sejam elas na religião, na filosofia ou na política, deixará de ter força, ao passo que haveria um entendimento mais amplo do que A e B separados com antagonismo e orgulho humano. ''O Homem superior é amplo nas ideias e não toma partido; o homem inferior toma partido, mas não tem nenhuma amplitude de visão''.
Perder a lucidez e o bom senso de se fazer jus a responsabilidade política, é fantasiar-se de rei e infligir a si mesmo como operário da realidade.
A razão serve para dimensionar ajustes práticos por vistas da realidade (símbolo de Saturno). Quanto mais bobamente emocional, mais idiota é.
Escrito por Álvaro Vinícius de Souza Silva
Há sentimentos que eu gostaria de gritar ao mundo para que todos soubessem, mas o bom senso me obriga ficar em silêncio.
Estar nos padrões não te faz perfeito.Ter status e uma boa vida não te torna digno. Ser respeitado não te faz inocente. Ser inocente não significa que terá a inocência para o resto da vida. Mas ter, nem que seja um pingo de bom senso e decência, te torna valoroso.
Independente de normas, regulamentos e leis, a atitude que deve prevalecer em qualquer relação social é o bom senso. Podemos dizer que esta virtude é a capacidade ou maneira de ver as coisas como elas realmente são e de fazê-las como elas devem ser feitas.
Para adquirir bom senso não é necessário ter títulos acadêmicos e nem pertencer a uma determinada classe social. É uma questão de inteligência e de equilíbrio moral que não se aprende nas escolas e nem com os livros, mas com o cotidiano da vida e no permanente exercício de se colocar no lugar dos outros.
O bom senso é o modo de simplificar coisas ou assuntos aparentemente difíceis ou burocráticos.
Se não for o pesar da lei, com certeza, haverá transgressão. As leis, com bom senso, fazem que o mundo seja realmente mais civilizado e inclusivo.
“O bom senso e o senso são dois amigos que se parecem, mas cuidado porque a única coisa que possuem em comum é o senso.”
Agir com consciência e bom senso também significa estar aberto ao aprendizado e à mudança. Ninguém é perfeito, e todos cometemos erros.
Agirmos com consciência e bom senso também significa estarmos abertos ao aprendizado e à mudança. Ninguém é perfeito, e todos cometemos erros. O importante é reconhecer esses erros, aprender com eles e buscar melhorar continuamente. A humildade é uma virtude essencial nesse processo, pois nos permite aceitar nossas falhas e trabalhar sempre para superá-las.
Excesso de sinceridade acaba com seu mistério pessoal. Sinceridade é boa coisa e é parceira da autenticidade, contudo, em excesso, pode atrapalhar muito. Não ultrapasse os limites do bom senso.
Sim, somos humanos com vários problemas que o homem não pode resolver; por isso que os levamos a Deus e não às pessoas.
E se não levamos problemas, dá a impressão de que está tudo bem.
Isso não significa que estamos vivendo de aparências. Apenas tendo bom senso de saber que as pessoas não podem fazer nada por nós e por isso nós as poupamos.
“Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus.”
Salmos 42:11
As crenças populares faz você acreditar nas fantasias e falácias criadas pela sociedade. Sendo que na coerência e no bom senso a maioria das pessoas não dão valor.