Bom Senso
Sobre os relacionamentos interpessoais...
Vejo como um sinal de bom senso nunca compactuar com pessoas pouco confiáveis. Claro, não é preciso agredi-las, basta distanciar-se ou dar sinais inequívocos da inexistência de intimidade. Desconfie dos que afagam, elogiam, bajulam,desdenham, ou a todos criticam, sempre aproveitando qualquer chance para contar histórias, fofocas e mazelas sobre amigos comuns. Obviamente na primeira oportunidade, farão o mesmo com você.
Antes de escolher entre opinar ou ficar em silêncio em determinadas situações, deve-se ter bom senso.
A vida dá sinais! Para alguns, ela sussurra e é o suficiente. Para outros, ela grita. Mas que ela avisa... Ahhh, isso ela faz! E não falha! É só estar atento! É só ouvir! É só saber ouvir!
Cadê bom senso? Eu vivo me
perguntando o quão
carente as pessoas estão hoje em
dia para quererem chamar tanto a
atenção por meio das redes sociais.
Tem gente que posta tanta coisa, compartilha tanta besteira que eu juro
que parece que tem alguém
gritando e chacoalhando
xacüalhando o pc do outro lado da
tela. Nós nos tornamos nossos
próprios paparazzi, é uma apelação pra ver
quem sai e se diverte mais, quem é o
mais viajado, quem é o mais bonito,
quem é o mais inteligente…! Cada
um pega aquilo o que acha ter de
melhor e explora de maneira quase surreal. Será que as pessoas se
perguntam se as outras querem
mesmo saber daquilo? Cada passo,
cada foto, cada festa? Não, eu acho
que ninguém quer. Eu pelo menos não
quero… E o que não é segredo para ninguém é que quanto mais
carente a pessoa é na vida real, mais
agitada sua vida parece ser nas
redes sociais. Eu selecionei as dez
coisas que
tornaram o Facebook quase inabitável dentro de tantas que hoje
em dia são possíveis de se fazer
virtualmente. E só pra deixar claro,
eu acho incrível tudo o que a nova
comunicação nos proporciona, o
que falta na galera é bom senso. E vida real, óbvio.
Quando estiver enfiado totalmente em um problema, não se consegue ver o todo de uma situação. Pare. Recue um pouco, nem que isso seja contra a sua personalidade. Analisando todas as variáveis de uma questão, talvez a solução esteja bem debaixo do seu nariz e que a luta sem consciência não deixa enxergar. A calma na luta é sinal de bom senso.
"Uma das piores falta de caráter é:
Você falar sobre determinada pessoa pelas suas costas.
Poderia ser um elogio más pensando bem,de que isso valeria se a "pessoa" nunca irá saber?
Ah... Sei lá *--*
Vejo que cadia o bom senso e falta de ética se torna uma coisa tão presente como o ar na vida das pessoas. Sem contar que são ignorantes ao ponto de não saberem destinguir certas brincadeiras, levam a maioria ao pé da letra.
O que fazer?
Peguem a educação que vocês mesmo deixaram em casa, e leve-a para rua, trabalho onde vocês forem. Beleza(y)?
Bom, fazendo isso podem vir trocar umas idéias comigo." ;)
Quando uma discussão é civilizada e pautada na razão, não há motivos para aumento do tom de voz ou para o uso de expressões pejorativas. O que prevalece é o bom senso!
"Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês."
Romanos 12:1
O termo 'racional', remete a raciocínio (ou raciocinar). Nós, seres humanos, podemos apresentar um culto racional a Deus por sermos seres racionais. Isso quer dizer que, por sermos racionais, pensamos e sabemos o que estamos fazendo. Nosso sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, tem que ser o nosso culto racional a Deus. Devemos cultua-lo por saber quem Ele é e o que Ele representa em nossas vidas. Se cantarmos, dançarmos ou fazermos qualquer outra coisa dentro da igreja, mas sem pensarmos/raciocinarmos, não estamos agindo da maneira certa. Deus nos fez racionais exatamente para pensarmos e fazermos as coisas com consciência.
As vezes a necessidade nos obriga a seguir sem surpresas e a fazer o que a maioria faz, por precaução e bom senso.
As pessoas não mudam, elas apenas se encontram; podem vir a serem melhores ou piores, isso depende do bom senso de cada um...
ISENÇÃO é não sonegar a ninguém as informações para que concluam por si mesmos. PRETENSÃO é querer transformar todo mundo em meros "players" do seu pensamento.
A liberdade não tem seus limites sobre a terra, porque necessitaria de muros, e então não seria liberdade. A liberdade tem um limite tênue sobre as águas para que possamos aprender a usar o bom senso.
A única vantagem real que temos sobre os animais é a capacidade de pensar e o bom senso. Mas lembre-se, um cavalo é mais forte, um cachorro é mais amigo e um gato é mais ágil. Considerando que existem muitas pessoas que não sabem a diferença entre os "cocôs" deles, então não tem jeito, estas muitas pessoas nem estas vantagens terão.
Não ouso definir o que seja "bom senso", porque é um conceito subjetivo e, que reclama apenas o respeito mútuo, entre os que convergem e os que divergem.