Bom Senso
O bom senso nem sempre vem com a velhice, mais acredite, sem essa forma equilibrada e sensata de julgar, você passa vergonhas desnecessárias.
Qual a importância do Bom Senso em nossas vidas? E o que significa senso crítico?
O bom senso é importante em nossas vidas para que paremos para pensar e analisar os vários ângulos de uma mesma situação, evitando assim julgamentos precipitados. O bom senso nada mais é do que uma analise cuidadosa das situações e dos acontecimentos em nossas vidas e na sociedade. Sem contar, que o bom senso é uma das condições para o senso crítico. Criticar por criticar todos fazem, qualquer um faz, mas a partir do momento que sua crítica vem acompanhada de uma analise mais cuidadosa, mais séria, automaticamente você já está elaborando um argumento lógico e não vitimista. Enfim, senso critico sem bom senso pode-se dizer que não existe.
Se não for o pesar da lei, com certeza, haverá transgressão. As leis, com bom senso, fazem que o mundo seja realmente mais civilizado e inclusivo.
“O bom senso e o senso são dois amigos que se parecem, mas cuidado porque a única coisa que possuem em comum é o senso.”
"O ser humano pode nascer com um trilhão
de defeitos, mas o pior deles é nascer com uma alma mediocre.Não é culpa dele, mas vemos o bom senso ir todo por água abaixo."
O bom senso é a coisa mais bem distribuída do mundo: pois cada um pensa estar tão bem provido dele, que mesmo aqueles mais difíceis de se satisfazerem com qualquer outra coisa não costumam desejar mais bom senso do que se têm. Portanto, a diversidade de nossas opiniões não decorre de uns serem mais razoáveis que os outros, mas somente de conduzirmos nossos pensamentos por diversas vias e não considerarmos as mesmas coisas.
Não adianta compartilhar conhecimento com quem não tem bom senso, se resguarda no vitimismo e só vai retribuir com ignorância. Se poupe. Sem mais.
Algo que me atrai é inteligência, simplicidade e bom senso... Já a esperteza e interesse me afasta... Fato!
Se tens capacidade de reconhecer defeitos e qualidades alheios.
Tens bom senso para saber que todos esses já foram seus ou te fazem parte
O bom-senso é um mágico ilusionista, sempre fazendo o truque de sumir diante de uma plateia de energúmenos.
Num futuro que nós, civis, religiosos e militares de bom senso desejamos próximo, não mais se firmará a Paz sob as esteiras rolantes de tanques ou ao troar de canhões; sob pilhas de cadáveres ou multidões de viúvas e órfãos; nem mesmo sobre grandiosas realizações de progresso material sem Deus.