Biblia Eclesiaste

Cerca de 107 frases e pensamentos: Biblia Eclesiaste

Um pouco tolo

Eu vi que a sabedoria supera a loucura como a luz supera a escuridão. - Eclesiastes 2:13

Foi um caso claro de incêndio criminoso. O criminoso incendiou sua própria casa. Mas ele nunca seria levado à justiça. Por quê? O criminoso era uma gralha, um membro da família dos corvos. Ele pegou um cigarro quente e deixou cair o "prêmio" em seu ninho.

O nome da gralha vem de uma antiga palavra inglesa usada para ridicularizar pessoas tolas, lentas e excessivamente falantes. O pássaro faz jus à sua reputação. No chão, ela se agita com uma arrogância; em vôo, tem um talento para exibições aéreas vistosas. E no tempo de poleiro, a gralha adora fazer parte da multidão barulhenta.

Algumas das pessoas mais agradáveis ​​têm um gosto semelhante pela vida. Seu amor por uma brincadeira e uma boa risada faz deles o destaque de qualquer festa. Mas, como a gralha, esses indivíduos despreocupados podem ficar sem discernimento. Eles podem "provocar incêndios" de irritação em suas próprias casas sendo tolos e não sensíveis aos sentimentos dos outros.

Vamos aprender com a gralha livre e com o autor de Eclesiastes (2:13). Embora a diversão e os jogos tenham o seu lugar, uma piada nunca é engraçada quando se trata de outra pessoa. Tenha cuidado para distinguir entre diversão refrescante e loucura insensível.

É bom sorrir, rir, brincar,
corações cheios de alegria afastam as nuvens;
Mas maneiras tolas e diversão sem pensar
Podem levar ao pecado e esconder o sol. —Anon.

Um homem sábio é como um alfinete: sua cabeça o impede de ir longe demais. Mart DeHaan

Inserida por 2019paodiario

Esperado - mais cedo ou mais tarde

Os vivos sabem que vão morrer. - Eclesiastes 9: 5

Ouvi falar de um senador popular que foi retirado do cargo depois de apenas um mandato. Sua derrota foi uma surpresa completa para os adversários e simpatizantes. Em seu discurso de concessão, o candidato derrotado comentou ironicamente que eventos recentes o lembraram de um epitáfio que ele viu uma vez em uma lápide antiga. Dizia:

Eu esperava isso - mas não tão cedo.

A morte é certa para todos! A Bíblia diz: "Está designado que os homens morram uma vez" (Hb 9:27). Para alguns de nós, esse dia está mais perto do que pensamos. A pessoa sensível enfrenta o fato da morte e faz provisão para este episódio final de sua vida terrena.

Há apenas uma maneira de se preparar para a eternidade - confiando em Cristo como Salvador. Aqueles que vêm a Deus através Dele entrarão no céu quando tiverem dado seu último suspiro. Mas para os incrédulos, aquele momento fatídico irá selar sua desgraça interminável.

Você está pronto para o inevitável? Jesus disse: “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas já passou da morte para a vida” (Jo 5:24). Se você nunca fez isso, coloque sua fé em Cristo, reconhecendo que Ele morreu pelos seus pecados e se levantou vitorioso da sepultura. Então, se o esperado vier mais cedo ou mais tarde, você estará pronto!

Viva cada dia como se fosse o seu último - poderia ser! Richard DeHaan

Inserida por 2019paodiario

A ETERNIDADE

Pôs a eternidade no coração do homem. —Eclesiastes 3:11

Um dia vi um cenário de extrema beleza. Contra o céu acinzentado, a água de uma baía tinha um toque levemente esverdeado, quebrado pela espuma branca de pequenas ondas. Logo percebi que estas não eram espumas brancas das ondas, mas baleias brancas num bando que se alimentava a menos de 15 metros da praia. Juntei-me a outros espectadores; ouvindo o movimento rítmico do mar, acompanhando os graciosos e assustadores crescentes das baleias à tona. Todos estavam silenciosos e reverentes. Por um momento nada mais importava.
O autor do livro de Eclesiastes compreenderia esta reação. Ele viu com clareza resplandecente a beleza da criação do mundo e que Deus “pôs a eternidade no coração do homem” (Eclesiastes 3:11). Esta expressão elegante se aplica as experiências humanas, e certamente aponta para um instinto religioso. Nossos corações percebem a eternidade de outras formas além da religiosa.
Eclesiastes apresenta os dois lados da vida neste planeta: a promessa de prazeres fascinantes pelos quais podemos dedicar nossa vida para alcançá-los, e a percepção assustadora de que estes prazeres não nos satisfazem. O mundo de Deus é cheio de tormentos e grande demais para nós. A menos que reconheçamos nossos limites e nos sujeitemos aos preceitos de Deus, a menos que confiemos no doador de toda boa dádiva, acabaremos em desespero. —PY

Para aproveitar bem o hoje, pense sempre na eternidade. Philip Yancey

Inserida por pao_diario

COISAS DITAS EM SEGREDO

Nas palavras do sábio há favor. —Eclesiastes 10:12

Alguns dizem que o anonimato é o último refúgio dos covardes. A julgar pelas cartas e comentários enviados anonimamente que tenho lido, eu concordaria. Pessoas que se escondem atrás da máscara do anonimato ou de uma falsa identidade sentem-se livres para lançar fora toda a ira ou longos discursos que ferem. O anonimato permite que as pessoas sejam indelicadas sem assumir a responsabilidade por suas palavras.
Ao ser tentado a escrever algo anonimamente porque não quero ser identificado com as minhas próprias palavras, eu paro e reconsidero: se não quero meu nome ligado ao comentário, provavelmente, não deveria escrevê-lo. Em seguida, tomo uma das duas atitudes: ou rasgo ou reescrevo o texto de maneira que o torne útil ao invés de inútil.
De acordo com Efésios, nossas palavras devem edificar e transmitir graça (4:29). Se não estou disposto a empenhar meu nome, há motivo para acreditar que a minha motivação é machucar, não ajudar.
Quando você sentir vontade de repassar um segredo — talvez para um membro da família, colega de trabalho ou ao seu pastor — reflita sobre o por que em evitar que seu nome seja identificado por suas palavras. Além do mais, se você não quer ser identificado, provavelmente Deus também não. Ele é misericordioso e tardio em irar-se (Êxodo 34:6) e nós também devemos ser assim. —JAL

O anonimato pode ser uma maneira covarde para esconder-se atrás de palavras ofensivas. Julie Ackerman Link

Inserida por pao_diario

Apenas um trabalho?

O que quer que sua mão encontre, faça com seu poder. - Eclesiastes 9:10

Três homens trabalhavam duro em um grande projeto de construção. Alguém perguntou: “O que você está fazendo?” “Estou misturando argamassa”, disse um deles. O segundo homem disse: "Estou ajudando a colocar este grande muro de pedra". Mas o terceiro homem respondeu: "Estou construindo uma catedral para a glória de Deus".

Esses três homens poderiam ter trabalhado em um carro, em uma fábrica, atrás de um balcão ou em qualquer produto ou serviço legítimo que um homem ou uma mulher pudessem oferecer.

A maioria das pessoas trabalha para ganhar a vida, obter sucesso ou acumular riqueza. Tais razões, no entanto, não devem ser o principal motivo de trabalho do cristão. Como o terceiro homem em nossa história, precisamos ver que o que dá valor ao trabalho eterno não é o produto ou serviço de nosso trabalho, mas o processo de trabalhar em si - fazendo o trabalho fielmente para a glória do Senhor.

Deus nos manda trabalhar porque é bom. Mas o trabalho também dá aos crentes a oportunidade de representar Jesus Cristo aos incrédulos. Ao realizar nossas tarefas dadas por Deus com o melhor de nossas habilidades, nós trazemos honra e glória ao Seu nome. E demonstramos aos colegas a diferença que Cristo pode fazer em uma vida. Nosso trabalho é apenas um trabalho? Ou estamos fazendo isso para a glória de Deus?

O trabalho do homem pode fazer dele um escravo
e levá-lo para uma sepultura prematura,
mas se for feito como para o Senhor
Seus trabalhos lhe trarão uma grande recompensa. —DJD

Nos é dado tempo para construir para a eternidade. Dennis J. DeHaan

Inserida por 2019paodiario

Não diga isso!

[Há] tempo para manter o silêncio. - Eclesiastes 3: 7

No Discipleship Journal, Cynthia Heald contou uma vez que ela e o marido Jack estavam conversando sobre a reforma da casa. Ele disse que desejava ter a habilidade de seu cunhado em carpintaria. “Por um breve segundo”, escreveu Cynthia, “eu estava pronta para responder rapidamente dizendo: 'Talvez meu próximo marido seja mais útil.'” Ela continuou: “Pela primeira vez na vida pensei antes de falar e falar. me perguntei: 'Isso beneficiará Jack?' Claro que a resposta foi não! Então fiquei quieto por um momento e respondi de uma maneira muito mais positiva. ”

A Bíblia nos diz que podemos realizar muito bem com palavras gentis, atenciosas e sábias (Pv 10: 31-32; 16:23; Ef 4:29). Todos nós podemos pensar em momentos em que fomos abençoados pelas palavras gentis e encorajadoras de um irmão ou irmã em Cristo.

Eclesiastes nos diz que há também "um tempo para ficar em silêncio" (3: 7). Às vezes, podemos realizar mais sem dizer nada. Evitamos infligir dor, criar conflito ou prejudicar a reputação ou o futuro de alguém.

Quando somos tentados a dizer algo crítico, prejudicial, confidencial, orgulhoso, chorão ou condescendente, precisamos parar e pensar no efeito. Vamos seguir o conselho de Salomão sobre "um tempo para ficar em silêncio" e não diga isso!

Há pessoas silenciosas
cujos louvores devem ser cantados;
Eles pregam um poderoso sermão,
guardando bem a sua língua. —Posicionar

Se você segurar sua língua agora, não precisará mais comer suas palavras mais tarde. David C. Egner

Inserida por 2019paodiario

A linha inferior

Tema a Deus e cumpra Seus mandamentos, pois isso é tudo do homem. - Eclesiastes 12:13

Uma frase que ouvimos com frequência é "a linha de fundo". Ela vem do mundo dos negócios e das finanças, onde se refere ao saldo de caixa ou ativo de uma empresa ou indivíduo. Geralmente, aparece como a linha final da última página de um relatório ou demonstrativo de saldo; portanto, é chamada de "linha de fundo". Indica como você se posiciona no aspecto mais importante do relatório - quanto dinheiro você ganhou ou perdido.

Essas palavras também aparecem em outros aspectos da sociedade. Por exemplo, um treinador pode dizer a seus jogadores que a linha de fundo para seu time é a coluna da vitória mais importante, não acumulando estatísticas pessoais ou impressionando a multidão.

Então, qual é o resultado final para um seguidor de Cristo? O autor de Eclesiastes explicou claramente com estas palavras: “Temam a Deus e cumpram Seus mandamentos, pois isso é tudo do homem. Pois Deus trará toda obra ao juízo ”(12: 13-14). Uma saudável reverência a Deus e fazer o que Ele diz dia após dia é absolutamente essencial na vida cristã.

Vamos confiar em Deus o suficiente para fazer o que Ele diz, por mais difícil que seja. Então, o resultado final de nossas vidas não será a perda, mas o ganho da aprovação de Deus.

Para o cristão, a vida é simples,
tendo apenas um objetivo:
receber a aprovação do Senhor,
fazendo tudo em Seu querido nome. - Chisholm

Obediência é a medida do nosso amor a Deus. David C. Egner

Inserida por 2019paodiario

'Eu quero mais!'

Quem ama a prata não ficará satisfeito com a prata. - Eclesiastes 5:10

As coisas estavam indo tão bem quanto era esperado na turma da escola dominical para crianças de 2 anos. Mas então veio "Charlie". Assim que o tiramos dos braços de sua mãe, ele se contorceu e mexeu. Como um disco quebrado, ele choramingava repetidamente, primeiro pela mãe e depois pelo pai.

Então um níquel caiu do bolso e sua música mudou de repente. Enquanto apertava os cinco centavos no punho pequeno e gordinho, Charlie gritava repetidamente: "Quero mais dinheiro!" Finalmente, um dos outros adultos pensou que ele poderia acalmar Charlie, dando um centavo ao jovem. Rapidamente, o grito se tornou: "Quero outro centavo!". Depois, voltou para "Quero mais dinheiro".

Eu não pude deixar de pensar em quão infantil eram as palavras dele. Claro, o dinheiro tem seu lugar. Mas, como o sábio que escreveu Eclesiastes percebeu, aqueles que amam o dinheiro não ficarão satisfeitos com ele (5:10). A melhor maneira de viver, portanto, é trabalhar duro e ficar agradecido com qualquer aumento que o Senhor der.

Sim, amar e confiar em Deus faz muito mais sentido do que ser como Charlie, que respondeu à sua inquietação com o clamor: "Quero mais dinheiro!" Se temos o Senhor em nossa vida, não precisamos de mais nada.

Quando você olha para os outros com suas terras e ouro,
pense que Deus prometeu a você Sua riqueza incalculável;
Conte suas muitas bênçãos - o dinheiro não pode comprar
Sua recompensa no céu, nem seu lar nas alturas. —Oatman

Ser rico em Deus é melhor do que ser rico em bens. Mart DeHaan

Inserida por 2019paodiario

Eclesiastes 1.14
Atentei para todas as obras feitas debaixo do sol,
e eis que tudo era vaidade e aflição do espírito,

Falei ao meu coração dizendo: sim, me engrandeci realmente,
permiti ao meu coração conhecer a grandeza, a loucura e o devaneio,
e percebi que isso também era aflição de espírito

Pois em muita sabedoria habita muito sofrer
e o que aumenta o saber, aumenta a tristeza.

Inserida por rodrigorsilver

Saber Demais

Quem aumenta o conhecimento aumenta a tristeza. - Eclesiastes 1:18

Escritura de hoje : Eclesiastes 1: 12-18

Gerrit e eu éramos amigos adolescentes quando frequentamos a Christian High School. Um dia, ele ficou insatisfeito com as grandes tarefas, e lembrou ao professor que Eclesiastes diz: “Quem aumenta o conhecimento aumenta a tristeza” (1:18). Aparentemente, nosso professor não estava impressionado. As tarefas permaneceram grandes e nossa tristeza aumentou.

Gerrit, é claro, aplicou incorretamente as Escrituras para facilitar a disciplina do aprendizado. No entanto, a passagem faz uma declaração significativa sobre a dor de obter muito conhecimento, se não for acompanhada pelo “temor do Senhor” (Pv 1: 7).

Sim, a ciência moderna trouxe muitos benefícios. Mas esse mesmo conhecimento também nos conscientiza das possibilidades de desastres globais, como um holocausto nuclear ou guerra de germes incontrolável. Muitos ficam tão assustados com os programas de televisão que retratam esses perigos que não os assistem.

Um medo adequado do Senhor é o antídoto para a dor associada à acumulação de conhecimento. Esse medo não é uma emoção; é um relacionamento de adoração, confiança e submissão a Deus através de Cristo. Quando vivemos em comunhão com Ele, quanto mais aprendemos, mais o honramos. E isso certamente não é algo que devemos ter medo.

Refletir e orar
Com o conhecimento vem o bem e o mal,
algumas bênçãos e alguns danos;
Mas aqueles que aprendem a temer o Senhor
podem viver sem alarme. —DJD

O coração da educação é a educação do coração. Herbert Vander Lugt

Inserida por 2019paodiario

Duas Vidas, Duas Vistas

Como morre um homem sábio? Como tolo! -
Eclesiastes 2:16

Escritura de hoje : Eclesiastes 2: 12-17

Eclesiastes 2: 12-16 me lembra a história de dois irmãos cujas vidas foram em direções opostas. O mais novo partiu o coração de seus pais por seu estilo de vida sem Deus. Ele se tornou um cínico amargo e morreu relativamente jovem. Poucas pessoas lamentaram sua morte.

O outro irmão acreditou em Jesus quando criança, tornou-se ministro e criou uma família adorável. Ele teve uma vida muito mais satisfatória. Quando ele morreu na casa dos oitenta anos, ele foi lamentado por sua família e amigos.

Mas um cético pode dizer: “O homem piedoso está tão morto quanto seu irmão. E daí? ”Essa foi a opinião que Salomão expressou quando escreveu:“ Como morre um homem sábio? Como tolo! ”(V.16).

Mesmo depois que Salomão abandonou seu cinismo e viu a sabedoria de viver obedientemente para Deus, ele não teve o benefício de conhecer Jesus e a esperança que ele oferece. O apóstolo Paulo, por exemplo, ao enfrentar execução iminente, poderia falar com alegria de antecipar o dia em que encontraria Jesus e receberia Dele “a coroa da justiça”. Essa recompensa é reservada para “todos os que amaram Sua aparição” (2). Tim. 4: 6-8).

Como cristãos, não precisamos enfrentar a morte com a perspectiva dos ímpios. Podemos fazer isso com alegria!

Refletir e orar
Enquanto alguns vêem a morte como terminando tudo,
a Palavra de Deus não concorda - a
dor eterna aguarda o tolo;
Alegria interminável que os sábios verão. —Sper

Aqueles que estão preparados para morrer estão preparados para viver. Herbert Vander Lugt

Inserida por 2019paodiario

Frustrado ou satisfeito?

Eu odiava todo o meu trabalho em que trabalhei sob o sol. - Eclesiastes 2:18

Escritura de hoje : Eclesiastes 2: 17-26

O rei Salomão, que estudou diligentemente e trabalhou arduamente para alcançar objetivos terrestres válidos, percebeu que, com a morte dele, sua fortuna seria destinada a pessoas que não haviam trabalhado para isso e que poderiam usá-lo mal. Isso fez com que ele se ressentisse por causa de todos os dias "tristes" e noites sem dormir (2:23) que ele havia investido. Ele não está sozinho em se sentir assim.

Um advogado de grande sucesso me disse que muitas vezes se pergunta por que trabalha tanto. Ele disse que seus filhos e filhas estavam abusando de seu dinheiro e estragando suas vidas. Ele sabe que eles provavelmente vão desperdiçar tudo o que ele deixa. Outro homem que trabalhou duro e administrou bem seu dinheiro disse tristemente: “Todo meu trabalho duro! E meus filhos mal podem esperar que eu morra.

Salomão, no entanto, não permaneceu nesse estado abatido. Ele encontrou significado e satisfação através da fé em Deus. Ele disse que o contentamento interior é um presente de Deus para Seus filhos. Isso lhes permite desfrutar do fruto de seu trabalho (v.24). Deus substitui frustração por contentamento!

Quanto mais espaço dermos a Deus em nossas vidas, mais teremos “sabedoria, conhecimento e alegria” (v.26). Paulo resumiu assim: “A piedade com contentamento é um grande ganho” (1 Tim. 6: 6).

Refletir e orar
Ó Senhor, ajude-nos a nos contentar
com tudo o que possuímos;
E que possamos mostrar nossa gratidão
Com sincera gratidão. —Sper

O contentamento é o solo em que a verdadeira alegria prospera. Herbert Vander Lugt

Inserida por 2019paodiario

O Mistério do Tempo

Ele fez tudo bonito em seu tempo. -
Eclesiastes 3:11

Escritura de hoje : Eclesiastes 3: 1-15

O tempo é um tirano que nos coloca sob seu controle. Pouco a pouco, faz-nos sentir e parecer mais velhos, pois incansavelmente nos empurra para o dia em que morreremos. O tempo determina quando plantamos ou colhemos, quando rimos ou choramos, quando guardamos algo ou jogamos fora (Ecl. 3: 1-8). E às vezes parece que somos apenas peões indefesos em um jogo cósmico.

Mas uma vez que entendemos que o Deus que estabeleceu o tempo e controla tudo é nosso Amigo, tudo parece diferente. Salomão disse que "Ele fez tudo bonito em seu tempo" (Ecl. 3:11). Isso nos permite confiar em Deus para tecer Seus propósitos amorosos para nós na tapeçaria do tempo. Há momentos em que sua beleza pode ser vista com clareza, mas em outros, o desígnio Dele permanece um mistério para nós devido às nossas limitações humanas.

Eu tenho um amigo que se encontra nesse dilema. Ele ainda é muito jovem, mas tem uma doença incurável que os médicos dizem que lhe permitirá não mais que 2 anos de vida. Estamos orando pela cura, mas ele está pronto para ir estar com Cristo. No outro dia, ele disse alegremente: “Estou em uma situação em que todos saem ganhando. Não posso perder de qualquer maneira. ”O“ porquê ”permanece um mistério para ele, mas ele está completamente convencido de que Deus“ tornou tudo bonito em seu tempo ”.

Refletir e orar
Deus nos dá o presente do tempo
Para usar da melhor maneira possível,
para viver cada momento em Sua vontade, de
acordo com Seu plano. —Sper

A visão correta da eternidade revela o valor real do tempo. Herbert Vander Lugt

Inserida por 2019paodiario

Projetado para o companheirismo

Um cabo triplo não é quebrado rapidamente. -
Eclesiastes 4:12

Escritura de hoje : Eclesiastes 4: 7-12

Nós não funcionamos bem como solitários. Vi um velho amigo do ensino médio se tornar um recluso infeliz. Conheço um homem que ficou zangado com a junta da igreja, parou de frequentar os cultos e rejeitou todos os que tentaram alcançá-lo. Ele disse que não precisava de ninguém, exceto Deus. No entanto, ele era um velho infeliz que chorou e chorou quando ficou doente terminal.

Em Eclesiastes 4: 8, lemos sobre uma pessoa solitária que dedicou toda a sua energia à busca da riqueza. Ele não tinha tempo para amigos ou família. Ele trabalhou muito, mas sua riqueza não satisfez o vazio em sua vida.

Depois de descrever o homem solitário, o autor de Eclesiastes ilustrou as vantagens da comunhão e parceria (vv.9-12). Ele fez isso referindo-se ao valor e à produtividade de dois trabalhando juntos (v.9), de um ajudando o outro quando cai (v.10), de dois mantendo-se aquecidos nas noites frias (v.11), e de dois se protegendo quando atacados (v.12). O exemplo final, “Uma corda tripla não é quebrada rapidamente”, era uma maneira proverbial de dizer “há força nos números”.

Deus nos projetou com necessidade um do outro. Portanto, certifique-se de ter amigos e seja um amigo. Essa é a única maneira de cumprir o desígnio de Deus para a companhia.

Refletir e orar
Saí para encontrar um amigo,
mas não consegui encontrar um lá;
Eu saí para ser um amigo,
e amigos estavam por toda parte! - Anon.

A hora de fazer amigos é antes que você precise deles. Herbert Vander Lugt

Inserida por 2019paodiario

Não acabou até acabar

A corrida não é para os rápidos, nem a batalha para os fortes. - Eclesiastes 9:11

Escritura de hoje : Eclesiastes 9: 11-12

A manchete do jornal dizia: "Jóquei bate o cavalo na linha de chegada". O jóquei venceu o pelotão por 20 comprimentos e o cavalo por um comprimento quando foi catapultado para fora da sela e sobre a linha de chegada. Seu cavalo, que havia tropeçado, o seguiu logo depois. Mas a vitória foi para o segundo colocado Slip Up. Um oficial de corrida disse que o jóquei "estava tão à frente que apenas um acidente esquisito o impediria. . . E foi o que aconteceu."

Todos nós experimentamos os acontecimentos inesperados da vida. O autor de Eclesiastes tomou nota deles quando disse: "A corrida não é dos rápidos, nem a batalha dos fortes" (9:11). Ele refletiu sobre o fato de que o homem não é o mestre de seu destino, como muitas vezes pensa que é.

A vida é cheia de experiências e eventos imprevisíveis. Parecem pedras caídas nas engrenagens da engenhosidade humana. Um homem forte e saudável cai morto. Um jovem atleta em ascensão contrai uma doença incapacitante. Uma pessoa de meios de repente perde tudo em um mau negócio.

O que podemos aprender com isso? Não confiar em nossa própria força, nossa própria sabedoria ou nossa própria habilidade, mas depender do Senhor, que sozinho conhece o fim desde o princípio.

A corrida da vida não acaba até que Ele diga que acabou.

Refletir e orar
Há tanta coisa agora que não consigo ver,
minha visão está muito fraca;
Mas aconteça o que acontecer, eu simplesmente confio
E deixo tudo para Ele. - Overton

Viver sem fé em Deus é como dirigir no nevoeiro. Mart DeHaan

Inserida por 2019paodiario

Viver ou apenas vivo?

Lembre-se agora de seu Criador nos dias de sua juventude. -
Eclesiastes 12: 1

Escritura de hoje : Eclesiastes 12: 1-14

O que importa não é quanto tempo você vive, mas quão bem você vive. Algumas pessoas vivem 85 anos e fazem muito pouco. Outros vivem apenas alguns anos, mas ocupam esse tempo com serviço a Deus e aos outros, e sua influência permanece.

Muitas pessoas se preocupam apenas em prolongar a sua estadia aqui nesta terra e, portanto, esforçam-se por acrescentar anos a suas vidas. Todos os anos gastamos bilhões de dólares em remédios, vitaminas e dietas especiais para permanecermos vivos. E, no entanto, esquecemos que não é a quantidade de vida, mas a qualidade de vida e o que realizamos para o Senhor que torna a vida significativa. Somente quando dedicamos nossas vidas ao nosso Criador (Eclesiastes 12: 1,13-14) nossos dias na Terra contam para a eternidade.

Hoje, vamos procurar preencher as horas com serviço, adoração e trabalho para o Mestre. Se este é o nosso último dia (e quem sabe, pode ser), em vez de desperdiçá-lo sonhando com uma vida longa, ocupe-se em produzir frutos abundantes e ser uma bênção. Em vez de apenas vagar sem rumo pelas nossas horas e dias, vamos viver verdadeiramente.

Sim, a única vida que vale a pena (longa ou curta) é aquela que é servida ao Senhor e trazida bênção para os outros.

Refletir e orar
Toma a minha vida e deixa que seja
consagrada, Senhor, a Ti;
Aproveite meus momentos e meus dias,
Deixe-os fluir em louvor incessante! —Havergal

É melhor adicionar vida aos seus anos do que adicionar anos à sua vida. MR DeHaan

Inserida por 2019paodiario

⁠REFLEXÃO DE ECLESIASTES

Ao chegar nesse mundo a única certeza absoluta que temos é que logo sairemos dele, isso é um absurdo que contraria até o mais esperançoso, pois afinal do que vale tanto trabalho? Tanta dedicação?
O resultado é o mesmo pro sábio e pro insensato, que absurdo!
Se realmente você nunca pensou sobre isso ou refletiu sobre esse fato absurdo, te digo, melhor que não tivesse nascido, pois será pego de surpresa pela realidade esmagadora da mortalidade e se na sua vida só trabalhou e nunca se alegrou, te digo, você não fez nada, absolutamente nada!
Mas o riso vazio e a alegria sem sentido também são vaidades que te fará viver uma vida falsa e no final nem vai saber do que realmente teve alegria e isso também é um resultado deprimente insuficiente e sem sentido!
Bem, se o foco no trabalho nem as alegrias terrenas não fazem valer a pena toda uma vida, então o que faz? O que pode transcender a limitação do tempo, o que nos fará jamais ser esquecidos?
Há uma resposta e ela está no criador, ele é a chave pra uma vida com um sentido realmente satisfatório, sem vans vaidades ou propósitos vazios, que é servir a Deus, temer a Deus, louvar a Deus e ser lembrado por Deus.
Vai lá, grave lembranças na mente do eterno, incomode quem realmente te fará ser lembrado, e no final você ainda pode, se ele achar graça claro, te levar pra morar com ele na eternidade e esse sim é o resultado que toda alma almeja, que todo ser aspira que, lá no fundo, todos nós queremos, transcender a morte e o tempo e continuar existindo.
Por isso olhe pra frente, isso aqui não tem sentido fora dos planos de Deus, é só cansaço e fadiga, pois daqui alguns séculos ninguém que você conhece e nem você mesmo estarão aqui e as próximas gerações farão tudo de novo, não há nada novo debaixo do sol.

Inserida por GABRIELBRANDAO

⁠Eclesiastes 3.1: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Tempos de prosperidade geram felicidade; Tempos difíceis geram maturidade; Tempos de transição geram evolução; Tempos de decepções geram sabedoria; E no tempo de Deus se estabelece o destino.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Eclesiastes


Há quem diga que o livro de nome Eclesiastes não é inspirado e não faz parte da Bíblia ! Mas este livro é tão inspirado como os outros livros. É um livro escrito pelo Sábio Salomão. Ele é um conjunto de verdades e conselhos práticos, que devemos aplicar à nossa vida! São conselhos totalmente verdadeiros, para a nossa felicidade e que só vamos ser infelizes se os não aplicarmos à nossa conduta moral! Devemos seguir cada um deles! Ou seja se queremos viver, temos quer ter sabedoria, conforme este livro nos ensina! Só um exemplo " Busca o teu criador nos dias da tua mocidade, para que não venhas a dizer não tenho nenhum contentamento, agora em velho!" e " Melhor é ir à casa onde está o luto, do que à casa onde está a alegria, porque aí os vivos aplicam isto ao seu coração!" E há muitos outros assuntos, que o homem só faz bem em fazê-los

Inserida por Helder-DUARTE

⁠O Paradoxo da Sabedoria e do Sofrimento: Reflexões a partir de Eclesiastes 1:18 - Vinicius Monteiro Tito

Eclesiastes 1:18
“Quanto mais sábia é uma pessoa, mais aborrecimentos ela tem; e, quanto mais sabe, mais sofre.”

Quanto mais conhecimento e discernimento adquirimos sobre as pessoas e o mundo, e quanto mais nos aproximamos da palavra do Senhor, percebendo as iniquidades deste mundo, as maldades e a decadência do ser humano, mais ficamos aborrecidos e sofremos. Estamos caminhando na contramão do mundo em direção a uma cruz. Na verdade, quando aceitamos seguir a Jesus Cristo, já estamos crucificados junto com Ele.

Jesus viu e sentiu na pele o amargor da traição, experimentou a perda de um amigo, sentiu o peso da ingratidão e carregou o peso dos nossos pecados, tudo isso sozinho em uma cruz. Jesus era sábio e sofreu. E nós, seres humanos, quem dirá? De que adianta viver para o mundo e perder nossa alma? De que adianta acumular riquezas neste mundo, se tudo o que conseguirmos aqui ficará para trás? Eu entrei neste mundo de mãos vazias e sairei dele de mãos vazias. “Pois você foi feito do pó e ao pó voltará” (Gênesis 3:19).

Então, eu pergunto: o que faz sentido para você? Ser sábio e infeliz, ou ser feliz e ignorante?

Inserida por viniciusmonteirotito