Beleza Deslumbrante
“Beleza não é ter um cabelo longo, pernas finas, pele bronzeada e dentes perfeitos. Acredite em mim. Beleza é o rosto de quem chorava e agora sorri. Beleza, é a cicatriz no seu joelho que você tem desde aquela vez que você caiu quando era criança, beleza é quando o amor não te deixa dormir de noite, beleza é a expressão no seu rosto quando o despertador toca de manhã. É a maquiagem borrada quando você toma banho, é a gargalhada de quando você conta uma piada e só você entende. Beleza é encontrar o seu olhar e ficar sem rumo, beleza é o seu olhar quando eu olho para ele, é quando você chora por suas paranoias, são as linhas de expressão marcadas pelo tempo. Beleza é o que a gente sente por dentro e que também reflete por fora. Beleza são as marcas que a vida nos deixa, todos os chutes e caricias que as memórias nos dão. Beleza, é se deixar viver.”
sombria com laços da eternidade aos braços do mar sonho tardio amargo desejo pura beleza arredia.
(Elena Gales 1857)
Mesmo que minhas folhas caiam, meus galhos sequem e minha beleza desapareça no inverno da vida, logo ao chegar a primavera, ressurgirei com mais força e intensidade do que antes. Secaram-se minhas folhas e galhos, mas minhas raízes permaneceram protegidas pelo calor e profundidade de onde estou plantado.
Embora o natural coincida com o belo, seja talvez pelo tamanho do exagero... Que tua beleza está longe de ser uma coincidência.
É claro que o dia está lindo! E será lindo enquanto eu quiser que seja, porque a beleza dos dias está nos olhos de quem vê, e o doce ou amargo dos momentos mora no coração de quem os vive! Decidi que daqui pra frente meus dias serão todos lindos. E se por acaso eu não puder vê-los assim em algum momento da vida, vou esperar com paciência os minutos passarem, porque com o tempo tudo sempre melhora, e Deus me permite viver do jeito mais bonito todos os dias. E quer mesmo saber? O céu lá fora continua lindo, depende dos olhos de quem olha pra ele.
Existem momentos que encontramos portas trancadas para que possamos enxergar a beleza do horizonte que nos espera.
A beleza está nos olhos de quem vê. Desapegue-se de todos esses estereótipos e rótulos que a sociedade te impõe, tome uma dose de amor próprio e viva. Ache-se linda, mas não exagere, não saia gritando aos quatro ventos que você é linda e maravilhosa, porque isso é ridículo. Apenas respire fundo, se olhe no espelho e repita para si mesmo: “Eu sou linda, sou maravilhosa”. E nunca em hipótese alguma diga que é perfeita, porque perfeição não existe.
Experimente a liberdade de ser você mesma, sem ligar para o que vão dizer e pensar, acredite isto é revigorante!
Não perca seu tempo sofrendo por não se encaixar nos “padrões de beleza” que são aceitos pela sociedade. Seja você mesma. Uma pessoa autêntica e inteligente chama muito mais atenção, que um “rosto bonito” qualquer.
A beleza do perdão
Lembro-me de uma das pregações do Monsenhor Jonas Abib em que ele usava uma metáfora cotidiana para falar sobre o perdão. Dizia das obras e das placas de sinalização que comunicavam: “Desculpe o transtorno, estamos em construção”. Como artesão da palavra, inspirado por Deus, nosso fundador foi descendo às minúcias do que é o transtorno e do que é a construção.
Causamos transtornos na vida de muitas pessoas, porque somos pecadores, porque somos imperfeitos. Nas esquinas da vida, pronunciamos palavras inadequadas, falamos sem necessidade, incomodamos. Nas relações mais próximas, agredimos sem intenção ou intencionalmente. Mas agredimos. Não respeitamos o tempo do outro, a história do outro. Parece que o mundo gira em torno dos nossos desejos e o outro é apenas um detalhe. E, assim, vamos causando transtornos.
Esses transtornos tantos mostram que não estamos prontos, mas em construção. Tijolo a tijolo, o templo da nossa história vai ganhando forma. Em alguns momentos, não somos capazes de compreender o tamanho da dor. Em outros, a edificação parece mais leve, o amor alivia o árduo trabalho. E assim é a nossa vida.
O outro, o meu irmão, também está em construção e também causa transtornos. E, às vezes, um tijolo cai e me machuca. Outras vezes, é a cal ou o cimento que suja o meu rosto. E quando não é um, é outro. E o tempo todo tenho de me limpar e tenho de cuidar das feridas. Assim como os outros que convivem comigo também têm de fazer. Os erros dos outros, os meus erros. Os meus erros, os erros dos outros.
Essa é uma conclusão essencial: todas as pessoas erram. A partir dessa conclusão, chegamos a uma necessidade humana e cristã: o perdão.
Perdoar é cuidar das feridas e das sujeiras. É compreender que os transtornos são muitas vezes involuntários. Que os erros dos outros são semelhantes aos meus erros, e que como caminhantes de uma jornada é preciso olhar adiante. Se nos preocuparmos com o que passou, com a poeira, com o tijolo caído, o horizonte deixará de ser contemplado. E será um desperdício.
O convite que eu faço é que você experimente a beleza do perdão. É um banho na alma. Deixa leve. Uma boa confissão ajuda a reconhecer as nossas falhas e, mais do que isso, nos impulsiona a buscar a santidade.
Obrigado, Monsenhor Jonas Abib, por nos ensinar a pedir perdão.
Meu irmão, se eu errei, se eu o magoei, se eu o julguei mal, desculpe-me todos esses transtornos… estou em construção!
Por mais belas que as rosas possam ser
Não posso comparar tua beleza com elas
Pois ao passar do tempo perdem as pétalas
E seu aroma se esvai
Mas tua beleza perdura por toda a vida
VENÇA A DITADURA DA BELEZA.
O mundo inteiro tem manipulado a sociedade com um padrão de beleza doentio, este padrão de beleza sofre muitas oscilações devido a cultura de cada país.
A beleza na África; é ter um corpo pintado e adornado, na Coréia; nariz fino e corpo magro, na China; feições delicadas e rosto oval, no Brasil; o verdadeiro culto ao corpo.. Todos os países possui a sua ditadura, todos possui a embalagem de uma mulher perfeita.. O padrão de beleza aderido pelo Brasil, é um insulto para quem admira a beleza de um coração, é um tapa no rosto de pessoas que esperam por algo mais encantador do que um corpo anabolizado e um rosto maquiado.
Todavia, homens e mulheres com base na aparência, fazem julgamentos de quem é feio ou bonito.
Ei, se este padrão de beleza for o motivo pela qual nos apaixonaremos; nunca saberemos o que é amor, se for a causa pela qual priorizamos nossas atenções; seremos preconceituosos, se for o motivo de oferecermos uma carona; seremos interesseiros, se for a causa para oferecermos ajuda; seremos hipócritas.
Vai por mim, encontre a beleza que está além de um rostinho bonito, encontre a beleza que está além de um corpo anabolizado, vença a ditadura da beleza.
A beleza da noite nao está na lua em meio a escuridão, mas no brilhar da estrela que mesmo pequena se destaca na imensidão.
Você é toda a beleza que existe em mim, onde quero chegar, para onde quero voltar. É o meu ponto de partida, o topo da montanha, meu lugar ao sol. É todos os clichês do mundo junto com palavras inventadas por quem já partiu ou chegou. É uma parte de mim e ao mesmo tempo tudo que me preenche, liberta, completa e renova a cada dia. É o frescor da vida, o sabor que fica na boca, a saudade do que ainda não surgiu. É a verdade que vive, a vontade que cresce, a certeza que amadurece. Por isso e por tudo quero estar sempre perto de você até que o dia vire noite e a vida se transforme em continuação.