Bebida
SOB A INFLUÊNCIA
Leia: Efésios 5:18-21
Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito Santo de Deus ( v.18 ).
Examine: - Romanos 8:5-16
- Gálatas 5:16-25
Considere: Quais as demonstrações em sua vida de que você está sendo controlado pelo Espírito ? Quais áreas ainda precisam ser entregues a Ele ?
Dirigir um carro ou qualquer outro veículo sob o efeito de álcool e/ou drogas pode resultar em tragédia e - em menor consequência - uma multa. Dependendo do grau de comprometimento da coordenação mental e motora, a lei prevbê punições de acordo com a situação específica, sejam elas: dirigir intoxicado, incapacitado de manobrar, dirigir sob a influência de álcool e/ou drogas. Infelizmente, todo ano milhares de pessoas morrem, são feridas ou presas devido à combinação da direção com o álcool e drogas. Paulo instigou os cristãos em Éfeso, como seguidores de Jesus, a viverem sob outra influência. No livro de Efésios 5:18, o apóstolo Paulo disse: " Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça... "
Infelizmente, assim como hoje, embriagar-se era uma prática comum entre os povos dos tempos antigos. Um bêbado não tinha mais controle sobre suas palavras e ações. O apóstolo prossegue " ... mas encham-me do Espírito de Deus ". O que ele quis dizer ? Paulo dizia aos efésios que estar em Cristo significava ser controlado e influenciado pelo Espírito Santo.
A gramática é útil neste caso. O termo " encham-se" , no idioma grego, é presente imperativo. Isso quer dizer que ser controlado pelo Espírito Santo era uma ordem aos efésios - deveria ser uma experiência contínua e diária. Paulo queria que a igreja de Éfeso vivenciasse a orientação, o controle e o poder do Espírito, para viver por Jesus todos os dias. O encher-se com o Espírito gera vida e alegria interior atravpes da adoração e agradecimento a Deus - não a destruição e morte trazidas pela embriaguez.
Busquemos uma vida " sob a influência " do Espírito Santo. Ao permanecermos sob Seu controle, nossas palavras e ações influenciarão outras pessoas por Jesus. - Marvin Williams
Não incentivo o uso da bebida alcoólica, mas a embriaguez com a ambição de mando ou poder é bem pior do que a embriaguez etílica.(21.06.18)
O homem precisa mais que só comida e bebida, precisa de fé. Pois de que adianta o corpo estar satisfeito, se a alma estiver vazia?.
“Amor se parece com a Vida:
ambos nascem na sede da palavra,
ambos morrem na palavra bebida”.
(trecho em "Idades cidades divindades". Lisboa: Editora Caminho, 2007.)
Dizem que beijar faz bem pra esquecer
E que a bebida ajuda a aliviar
Mas quando se trata dela
É difícil de remediar
Aparece a luz do luar
Com a noite vem o seu olhar
Se seu sorriso fosse uma bebida
Então é dela que eu irei me embebedar
Uma questão do coração
Como é que você, sendo judeu, pede uma bebida de mim, uma mulher samaritana? -
Escritura de hoje : João 4: 7-27
Eu tenho uma confissão a fazer. De vez em quando velhos sentimentos de preconceito e intolerância crescem dentro de mim. Embora eu raramente os expresse e nunca queira, esses pensamentos pecaminosos ainda surgem em meu coração.
Eu cresci como um americano branco, de classe média baixa, do meio-oeste e de colarinho azul. Meus preconceitos vieram de ouvir afirmações tão absurdas como:
"Pessoas ricas são esnobes arrogantes."
"Minorias só querem um folheto."
"As mulheres são fracas e não conseguem pensar racionalmente."
"A administração está disposta a arrancar o homem que trabalha."
"Não se pode confiar nos judeus em negócios".
Eu sei que estes são estereótipos falsos. Eu senti isso antes mesmo de me tornar um cristão. Como seguidor de Jesus, também sei que devo tratar todas as pessoas com respeito, porque elas foram criadas à imagem de Deus. O Salvador modelou essa atitude de aceitação com a mulher samaritana. Ela ficou surpresa quando ele falou com ela e pediu-lhe uma bebida. Até mesmo os discípulos ficaram maravilhados quando o encontraram falando com ela (João 4:27).
Tenho vergonha de admitir meus pensamentos preconceituosos. Mas eu oro para que o Senhor continue trabalhando em meu coração até que eu esteja livre de preconceito e intolerância como Ele é.
Refletir e Orar
Senhor, purifica-me de todo preconceito,
remove sua mentira sutil;
Então me ajude a compartilhar seu amor com aqueles
por quem você veio para morrer. —Fasick
O preconceito é uma grande economia de tempo: permite formar opiniões sem obter os fatos. David C. Egner
Receptores Generosos
Como é que você, sendo judeu, pede uma bebida de mim, uma mulher samaritana? - João 4: 9
Na leitura da Bíblia de hoje, vemos Jesus cansado, faminto e sedento. Ele era tão humano quanto nós. Ele também era Deus e poderia ter atendido todas as suas próprias necessidades. Mas Jesus não insistiu em fazer tudo sem a ajuda de outros. Nessa ocasião, Ele graciosamente (e sem dúvida agradecidamente) permitiu que Seus discípulos fossem comprar comida enquanto Ele se sentava junto ao poço para descansar e esperar. E quando uma mulher samaritana de caráter questionável chegou a tirar água, Ele fez o que muitos de nós podem hesitar em fazer - Ele pediu-lhe uma bebida.
Durante anos perdi uma importante lição sobre a vulnerabilidade de nosso Senhor, até que Ele me ensinou, através de um amigo, o egoísmo sutil de não deixar que os outros nos ajudassem. Um dia esse amigo tentou fazer uma gentileza por mim e, como de costume, resisti. Em frustração, ela disse: “Sabe de uma coisa? Você é um receptor pouco generoso!
Instantaneamente eu vi! Muito bem, sempre tentei viver de acordo com as palavras de Jesus: “Mais bem-aventurado é dar do que receber” (Atos 20:35). O problema era que, em nome de ser altruísta, eu sempre tinha que ser o doador.
Outros desejam experimentar a bem-aventurança de dar, mas muitas vezes frustramos a doação recusando a ajuda deles. Vamos aprender a ser generosos receptores - assim como Jesus.
Ser como tu! Senhor, eu estou indo
agora para receber a unção divina;
Tudo o que sou e tenho trazendo -
Senhor, a partir deste momento todos serão teus. - Chisholm
Seja tão gracioso em receber como você está dando. Joanie Yoder
sob a madrugada o destino
que uni a depressão,
compreender o caos num gole de bebida,
seja o brando do amanhecer
os espaços para esquecer,
num outro dia...
palavras que se repetem...
nada mais.
o diga que restou...!
Somos escravos da bebida, da comida, da internet, da política...Somos escravos do mundo e da nossa própria vida !
Estava eu sentado em um bar,
apreciando uma doce bebida,
perdi o sentido quando a vi...
Ah, ela era incrível,
seu sorriso me encantava,
aquela doçura toda mexia com a minha cabeça,
parecia aqueles amores que te prende, sabe?
Ela se aproximou e sentou do meu lado,
deu uma risada,
eu não sabia o porquê dela me escolher,
eu tão comum,
então a música mudou e a chamei para dançar, ela aceitou.
Aquela valsa que me leva para cá e para lá,
igual a um barco em uma tempestade,
ela me conduzindo,
parecia que não havia mais ninguém naquele bar,
parecia que estávamos em outro mundo, a sós,
ela acabava com meu psicológico.
E quando a música chegou ao fim,
eu não queria mais solta-la,
pois ela não saia mais da minha cabeça...
Então resolvi perguntar seu nome,
afinal queria revê-la algum dia,
então com um sorriso respondeu, "meu nome é tristeza".
Sonho com o dia que inventarem uma bebida alcoólica sem efeitos da resseca. Talvez aí eu consiga chegar no estado de dormência existencial, porque é isso que seres humanos buscam, sentir-se felizes sem peso algum na consciência.
Já te vi em cada dose de bebida, e já te bebi tantas vezes, que nem sei mais como se anda sóbrio. Minha ressaca sempre tem seu nome, e nem a dor de cabeça no outro dia dói mais do que a sua falta.
Ricardo F.
As Vezes terapia...., Mas no geral;nem remédio, nem bebida, nem falsos amigos, nem promessas, nem oração. A única coisa que ajuda a superar uma menina mimada, é uma Mulher.
Apostar nas relações com o Outro, dar e receber apoio, perdoar continuamente, dar sempre uma nova chance é fundamental para superar frustações e criar novos vínculos...Iracema R.🦇❤
Pronto para ir para casa
Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida, e a hora da minha partida está próxima. - 2 Timóteo 4: 6
Escritura de hoje : 2 Timóteo 4: 6-8,16-18
Por ter viajado muito em meu ministério, tive que passar muito tempo longe de casa. Embora alguns hotéis prometam me fazer "sentir-se em casa", poucos conseguem. De fato, alguns me fazem desejar com fervor que eu estivesse em casa!
Durante seus últimos dias na Terra, o apóstolo Paulo ansiava profundamente por seu lar celestial. Seus pensamentos se voltaram para as boas-vindas calorosas que ele receberia do Senhor, “o justo juiz” (2 Timóteo 4: 8). Embora estivesse enfrentando a morte, os pensamentos do céu mantinham seu espírito esperançoso.
Isso me lembra um velho e seu neto que estavam sentados em uma doca no final de uma tarde. Os dois conversavam sobre tudo, parecia - por que a água está molhada, por que as estações mudam, por que as meninas odeiam minhocas, como é a vida. Por fim, o garoto levantou os olhos e perguntou: “Vovô, alguém já viu Deus?” “Filho”, disse o velho enquanto olhava através das águas paradas do lago, “está ficando tão agora que quase não vejo mais nada”.
O envelhecimento deve ser assim. Orar deve vir mais facilmente. A comunhão com o Pai no céu deve ser tão natural quanto respirar. Pensamentos em ver Jesus e voltar para casa devem ocupar cada vez mais nossas mentes. É assim que saberemos que estamos prontos para ir para casa.
Refletir e orar
Quando, pelo dom de Sua infinita graça,
me for concedido no céu um lugar,
Apenas para estar lá e olhar Seu rosto
Através dos tempos, será glória para mim. Gabriel
À medida que as sombras da vida se prolongam, os pensamentos de Deus devem se aprofundar. Haddon W. Robinson
O que ainda não consigo alimentar
Essa bebida amarga não me seduz
Porém confesso que foi minha cruz
Uma viajem louca
Um vácuo escuro, vida sem luz
O que ainda não consigo alimentar
A esperança é o ponto
Por qual não consigo realizar
Luto para esse feito, esse conto
Otimismo muitas vezes irregular
É ofertada a serenidade e oportuna chance de lutar
Mas as sequelas não se pode negar
É forte a compreensão
O olhar diz não
A dúvida impede alcançar
O talvez, pode ser, se, ou será
Oh senhor quanto tempo mais esperar
Minha falha é estampada nesse receio
Junto com derrota o pensamento veio
Porém sei que nada posso cobrar
O que ainda não consigo alimentar
A esperança é o ponto
Por qual não consigo realizar
Luto para esse feito, esse conto
Otimismo muitas vezes irregular
Preciso ler teus sinais
Meu ego ignorante e fugaz
Os olhos diante da cegueira
Perdão senhor essa maneira
É a busca pela paz.
Giovane Silva Santos