Baltasar Gracian a Arte da Prudência

Cerca de 10 frases e pensamentos: Baltasar Gracian a Arte da Prudência

O silêncio é o santuário da prudência.

A ARTE DA PRUDÊNCIA
Citações

"Só as pessoas inteligentes procuram, para auxiliá-las, pessoas mais inteligentes que elas."
"Crê muito quem nunca mente e confia muito quem nunca engana."
"O número de pessoas que pode beneficiar-nos é muito pequeno."
"O homem prudente busca refúgio no seu silêncio sagrado, e se comunica com poucos e sempre com pessoas inteligentes."
"É bom tornar-se conhecido por agradar aos outros. Especialmente se são seus subaltermos. É útil aos líderes obter as boas graças de todos. A única vantagem do poder: poder fazer o bem mais do que qualquer outro."
"Não se pode conceder tudo a todos. Saber dizer não é tão importante como saber conceder."
"O 'não' de alguns agrada mais que o 'sim' de outros."
"Um homem atento percebe que é ou será visto. Sabe que as paredes têm ouvidos e que o que é malfeito acaba sendo conhecido."
"Não há nada tão amável quanto a virtude, nem tão detestável quanto o vício. Só a virtude basta a si mesma. Faz-nos amar os vivos e lembrar os mortos."
"Sábio é aquele que fica descontente quando suas coisas agradam a muitos!"
"As grandes pessoas nunca se contentam com aplausos comuns."
"O jogador perfeito nunca move a peça que se espera, e muito menos a peça que seu advérsário desejaria."
"Os príncipes gostam de ser ajudados, mas não sobrepujados. Um conselho dado a eles seja oferecido como lembrança de algo que esqueceram, não como uma luz que são incapazes de ver. Os astros nos ensinam essa sutileza: nunca se atrevem a competir com o Sol."
"Não se vive seguindo uma só opinião, um só costume ou um só século."
"O que é excesso para uns é fome para outros. Alguns desperdiçam alimentos finos porque não têm como digeri-los: Não nasceram para ocupações elevadas e não estão acostumados a elas."
"O coração de uma mãe é um abismo profundo em que no fundo sempre se encontra o perdão."

A prudência é conhecida pela seriedade, e granjeia mais respeito do que o talento.

A insensatez sempre se precipita à ação, mas a prudência se introduz com todo o cuidado. A cautela e a perspicácia a precedem, abrindo caminho para que possa avançar com segurança.

É uma questão de prudência abandonar as coisas antes de ser abandonado por elas.

Falar com prudência.

Cautelosamente com os rivais e decentemente com todos os demais. Sempre há tempo para proferir uma palavra, mas não para fazê-lo voltar. Fale como se redigisse seu testamento: quanto menos palavras, menos processos judiciais. Treine em coisas pouco importante para saber das mais importantes. A arcanidade tem um ar de divindade: aquele que fala levianamente está muito
perto de ser vencido e convencido.

Conheça a força da sua prudência e perspicácia. Verifique se está à altura de um desafio. Explore seu íntimo e verifique seus recursos para tudo.

Inserida por OswaldoWendell

Vá devagar quando teme afundar.
Que a argúcia estude o caminho e a prudência o conduza a terreno firme. Hoje em dia há baixios no trato com os outros, e o melhor é ir lançando a sonda.

Inserida por OswaldoWendell

Nunca perder o controle.

Grande ênfase deve pôr a prudência em não perder o controle. Assim se portam os grandes homens, pois a magnitude dificilmente se abala. As paixões são os humores da alma, e qualquer excesso indispõe a prudência. Se a moléstia sai pela boca, sua reputação estará em perigo. Tendo completo domínio de si próprio na prosperidade como na adversidade, ninguém irá censurá-lo, mas admirá-lo.

Inserida por leofraden

Não brincar o tempo todo.

A prudência é reconhecida pela seriedade e granjeia mais respeito do que talento. Quem vive brincando não é um homem que mereça confiança. São comparados aos mentirosos e nunca lhes dão crédito. De um tememos a trapaça, do outro, a zombaria. Nunca se sabe quando estão exercitando o juízo, o que equivale a não tê-lo. Não existe humor pior do que o contínuo. Alguns ganham fama de espirituoso e perdem a de sensato. Há momentos para o riso, mas o resto do tempo pertence à seriedade.

Inserida por leofraden