Avó
Velho Estêvo chamando para a ladainha, em dia de festa,
na fazenda do meu avô paterno :
Simbora gente, que depois da reza tem dança.
para a minha avó
minha avó é uma obra de Deus
que com a sua cançao e de todo seu coraçao louva ao Senhor
ela ama sua familia e é um exemplo de mae
nos momentos de tristeza é nos traz paz e conforto com suas palavras mansas e sabias
ela é minha avo e me orgulho disso
eu a amo de todo o meu coraçao es um presente do senhor
Sou o que seria não fosse o que sou
De mim sou filho, pai, neto e avô
Mudo, fico: às vezes “e” às vezes “ou”.
Vovó Atenciosa
Quem já teve ou tem uma avó assim, com essa característica atenciosa, acompanhante, zelosa, vigilante, isso resume-se em amor ! Ou quem lembra dela?????????????????
Vó, Joana, mulher do século passado, muito altiva, determinada, sua palavra era ouvida e respeitada, que o diriam os genros. Eu a conheci já viúva com oito filhos, sóbria, com uma casa relativamente grande, cozinha com mesa e cadeira para toda a família. Imaginem o tamanho da mesa rsrsrs, cadeira só na sala, porque na cozinha eram bancos para abrigar a todos rsrs... Ah, que saudades...
Animada nas festas em família que era na sua casa, dançava o tempo todo, pois a alegria era muita. Também pudera a matriarca em continência a receber os seus...
Ela recebia não só os seus, como amigos também. Ah, e como era boa amiga, fazia suas visitas e eu a acompanhava, eta época boa...
Eram muitos folguedos entre os primos...
E as viagens a São Paulo na tia Alice, no Guarujá, em São Vicente...não havia dificuldades... Espero ser uma avó assim.Vamos aguardar!
Ninguém vai cuidar da sua felicidade. Minha avó já dizia isso. Ou você aprende a lutar pelo que quer ou então desiste e parte pra uma melhor... sempre existe algo melhor no seu caminho.
Acrescentou mais, minha Avó - Essas pessoas não são amigas de ninguém. Elas vivem para saciarem seus próprios ventres e a gula dos seus olhos.
E quase perdendo o fôlego, perguntou-me - Alguém falou mal de você na escola? Respondi – Sim!
Inquiriu ela – O que disseram essas pessoas do meu neto? Falei – Disseram que o meu nariz é feio e que quando eu crescer, ficarei careca. Minha Avó, com aquele sorriso lindo e terno acudiu-me dizendo – Meu menino! Por que se preocupar com tanta bobagem? Não vê que estão morrendo de inveja de você? Primeiro, quero que saiba que você tem um nariz perfeito, afilado como a um nariz de um príncipe da Arábia! Segundo, com tanto cabelo que você tem, você acha mesmo que ficará careca quando crescer? Falei – Não! Ela falou – Então? Por isso, nada de ficar preocupado com o que os outros dizem a seu respeito. Porque, se essas pessoas fossem suas amigas, jamais diriam coisas bobas iguais a essas. Se elas não são suas amigas, têm inveja de você, não se contentam em viverem suas próprias vidas, por que dar valor ao que elas dizem? Agora, motivado e cheio de uma alegria sem fim, abracei minha Avó pelo pescoço e lhe sussurrei no ouvido direito – Vovó! Você é a Avó mais inteligente e mais linda do mundo! Dando-lhe um demorado beijo no rosto.
Incrível, faz muitos anos que minha Avó partiu deste mundo, mas suas palavras ainda ecoam na minha memória e nos meus sentimentos.. e as pessoas que falam mal uma das outras? Bem, as pessoas que falam mal uma das outras estão sempre por aí.. mas permaneço firme nos ensinamentos daquela linda mulher que aproveitara o momento mais que ideal para fortalecer o coração e o entendimento de uma criança que jamais a esquecerá, passe o tempo que passar.
Hoje eu entendo melhor as coisas que minha avó me dizia…
minha filha não reclames tantos da vida por qualquer coisas
você ainda não tem conveniência do que é a dor…
E hoje eu entendo tais palavras, percebo que a dor da perda nunca será cicatrizada, que temos que passar por algumas situações super difíceis e complicadas na vida e sermos fortes e só depois tirar lições de tais acontecimentos.
Trecho da crônica "Uma infância apagada"
Embaixo do avarandado está meu avô, sentado em um banco velho de madeira, vestia um jaleco de couro encardido, suas roupas eram velhas, surradas pela lida na roça e na cabeça um chapéu baeta. Ele observava suas vacas magras, sua égua branca e reclama da seca:
- “Vigeee lástima! Deus está castigando está terra”.
Hoje, aniversario do meu avô, ele está fazendo 87 anos, e tem Alzheimer. Ele era uma pessoa disposta e que cuidava da sua saúde, mas hoje em dia, ele nem liga, esqueceu de muitas coisas e um dia ele esquecerá de mim, e hoje eu queria que tudo fosse perfeito, pode ser que próximo ano ele não esteja comigo, mas ele sempre irá saber que eu o amo, demais.
Uma das pessoas que eu mais amo nessa vida faleceu, meu avô lindo.. Apelidado carinhosamente por mim 'filho', por causa das inumeras brincadeiras de mãe e filho quando eu era pequena, rs. Espero que Deus tenha reservado um lugar bem melhor pra ele.. Que ele conforte meu coração, e que a estrelinha que meu avô virou, possa iluminar ainda mais meus passos. Eternas saudades, filho. Amo você.
O corredor que me leva do portão até a área dos fundos da casa, onde está minha avó, nunca me pareceu tão longo. A casa, com a pintura ainda intacta, parece falar por si mesma, vencendo minha ansiedade pela sua força, pela dimensão de suas paredes, pela altura de seus telhados novos. Mas eu sei que, um dia, estas paredes estarão velhas e descascadas, como também se escurecerão suas telhas cor de terra. Entrarei por seus cômodos e verei que eles próprios parecerão cansados, sem elegância nenhuma. Sentirei saudades de minha avó e dos dias que se foram. Estarei velha e me sentarei, desta vez sozinha, para me lembrar de Corina e das conversas que tivemos." (Corina, 2007)
De repente você é avó, e aí a vida muda. Literalmente muda. Aparecem em nossas vidas pequenos seres poderosos que, num passe de mágica, nos enchem de sorrisos, disposição, amor, tempo. Nossos dias tornam-se coloridos. Não podemos passar em frente a lojas de roupinhas, de brinquedos, tornamos-nos moles e defensoras, e descobrimos que o amor por eles é imenso. Hoje é o dia dos netos, e se você já é avó ou avô sabe do que estou falando. Se não é ainda, prepare-se para a maior aventura da sua vida.
Inara
Inara
Inara é doce como uma avó
Que mima e aconselha os netos
É sábia e calma
Ajuda a todos que a procuram
Traz paz e luz
Para as nossas vidas tumultuadas
E me entende como psicóloga.
Querido avô "bigodes",
Estejas onde estiveres, quero falar contigo uma vez mais, quero dizer-te que o motivo desta carta são as saudades e a angústia de não te ter dito, pelo menos uma vez como te amo.
Não estava muito perto quando a tua passagem por este mundo terminou. Vi-te a ultima vez com vida e de olhos bem abertos à minha frente quando me despedi de ti em Maio de 2016. "O Natal e o Ano Novo estão ai à porta, não tarda nada estou contigo outra vez", era assim que eu pensava quando me despedia de ti, valorizando o tempo que levaria ate nos voltarmos a ver. Sorria enquanto meu coração chorava com medo de ser a ultima vez que te via. Nunca estamos preparados para dizer adeus de verdade, não é avô?
Perdoa-me, avô "bigodes", por pensar de mais nas teclas do meu telefone, pela inexperiência de escrever e pelo peso de o fazer apenas depois de ter partido.
Lembro-me dos teus mimos, das longas horas que brincaste comigo sentada no teu colo. Lembro-me do jogo das palmas das mãos, sempre suaves e macias e tão carinhosas, após "um, dois, três" cantado a uma só voz e implacável sintonia, era de longe o meu favorito. Lembro-me dos risos, de todas as vezes que pedi que o repetisses e de como tu o fazias. Lembro-me dos passeios pelo monte, dos abraços e das palavras que me aconchegavam.
Avô, ensinaste-me tudo o que sei hoje ou pelo menos o que importa! Ensinaste-me a ser menina, a ter a noção de que a vida me vai fazer cair muitas vezes , mostraste-me o lado bom de ser criança. Foi maravilhoso ter-te como avô, partilhar contigo alguns momentos, algumas birras. Fizeste-me todas as vontades e nunca pediste nada em troca porque sabias que no fim do dia eu te iria agradecer. É por tudo o que me ensinaste que és importante para mim.
Sei também que não disse as palavras no momento certo, por isso, aproveito esta carta para as dizer: amo-te, avô "bigodes"!
Um abraço cheio de amor da tua neta
- Relacionados
- 43 mensagens de avó para neta que mexem com o coração
- Amor de Avó
- Frases para avós: mensagens inspiradoras de afeto e admiração
- 54 frases de avó para neto que refletem a doçura desta relação
- 47 mensagens de aniversário para neto cheias de amor e emoção
- 53 mensagens de luto pela avó que deixará saudades
- 129 mensagens de aniversário para avó que celebram a vida dessa pessoa tão especial 🎉