Textos sobre aventura que são uma máxima celebração da vida
A espécie humana há de passar como passaram os dinossauros e os estegocéfalos. Pouco a pouco, a pequena estrela que nos serve de sol perderá o seu poder iluminador e aquecedor... Terá, nessa altura, cessado toda a vida sobre a Terra, que continuará, como astro caduco, o seu voltear sem fim nos espaços sem limites... E então, de toda a civilização humana ou sobre-humana – descobertas, filosofias, ideais, religiões -, nada subsistirá. Não restará mesmo, de nós, o que resta hoje do homem de Neandertal, do qual, pelo menos, alguns ‘despojos’ encontraram asilo nos museus do seu sucessor. Será anulada, para sempre, neste recanto do Universo, a aventura grotesca do protoplasma. Aventura que, talvez, se renove noutros mundos, sempre sustentada pelas mesmas ilusões, criadoras dos mesmos tormentos, sempre igualmente absurda, igualmente vã e igualmente condenada, desde o princípio, à frustração final e à treva infinita...
Jean Rostand, in Pensamentos de um biólogo
"Que a ausência se faça presença, abundância, riso e felicidade ...porque afinal tudo depende do sonho. Quem sonha tem um dia a mais no horizonte - e no horizonte que for sonhado sucedem-se os dias todos cheios de azáfamas de prazer ...porque viver sempre foi uma aventura umas vezes prazerosa outras não. Tudo depende como se sonha. Tudo depende do sonhador!"
Acho que foi na França que aprendi que todos somos ridículos, que todos erramos e ficamos perdidos, que precisamos de ajuda, que devemos aprender a rir de nós mesmos. Pois, para quem de fato se aventura naquilo que não conhece, a capacidade de rir dos próprios erros é a mais forte ferramenta para continuar no caminho.
O seu problema é como você escolhe se expressar. Em vez de permitir que sua vida seja severa e sombria, você deveria transformá-la em uma aventura, como uma história em quadrinhos.
Inocente, sábio, aventureiro, rebelde, mago, herói, amante, comediante, comum, prestativo, soberano, criativo, visionário,
idealista, pró-ativo. Esses são meus Arquétipos! Só não se deixem enganar pelas Marcas e Empresas do mercado que usam do que temos de melhor pra continuarem te iludindo, explorando comercialmente e destruindo a natureza. Por favor
Tu estás livre e eu estou livre
E há uma noite para passar
Por que não vamos unidos
Por que não vamos ficar
Na aventura dos sentidos
Viva com cautela, mas permita-se viver os momentos de adrenalina da vida. Seja a sua própria versão 8/80.
Minha alma escuta
No ritmo surfo
No som me solto
Meu coração acompanha
cada compasso
e cada vibração desperta uma emoção
Que percorre de um braço ao outro
Como um choque eletrico
Cada atómo meu deseja mais
Uma festa interna
Que vaga pela terra
A cada pessoa
que se entrega
Das terras
De Tanquinho
Sica saiu
Inda menina
Do pau-ferro
Fez fazenda
Sinhá moça
Bailarina
Do rio do peixe
O pescado
Da roça
Travessura
Do monte
A vitória
Da emancipação
A aventura
Uma vila
Um vilarinho
Uma benção
Uma sina
Do recôncavo
Santo Antônio
Índia perolada
A capela ilumina
De santana
Feira escola
Dos santos
Magia pura
Da rodagem
Partiu chegada
De São Paulo
Graça e bravura
Dos anos
Fez sua história
Paixão e trabalho
Auto estima
De menina
Fez-se mãe
Do amor
Que se fascina
Cruzar um oceano em um veleiro pode parecer um objetivo sem sentido para quem apenas deseja chegar do outro lado. Velejar é lento, muitas vezes é desconfortável e pode parecer glamuroso, mas, definitivamente, não é. Agora, quando você está lá, no meio do NADA e, ao mesmo tempo, tão preenchido por TUDO, sentido na pele o poder da natureza, você se dá conta de que a definição de "sentido" é algo que não importa para mais ninguém, além de você mesmo.
Cabeça nas nuvens, voltando de mais uma viagem inesquecível, emoção nas alturas, sentindo um rica liberdade de espírito, depois mais uma aventura, trazendo uma mistura de cansaço com gratidão, nem as turbulências na volta foram um empecilho, meu coração se manteve sossegado, meu ânimo fortalecido, o máximo possível foi aproveitado, estou certo de que foi um presente divino imensamente necessário para mim, considerando que sou um aventureiro nato e que me fez um bem incrível, assim, um bom motivo para eu ser grato e continuar seguindo.
Na realidade atual, Sancho Pança se assemelha aos vampiros de energia que desejam nos convencer de que nossos sonhos não podem ser concretizados e que nem sequer vale a pena tentar realizá-los. Esses especialistas em dinamitar projetos alheios costumam ser acomodados e não suportam que os outros cheguem aonde eles não se atrevem a se aventurar.