Avaliar
Precisamos avaliar nossas atitudes, reconhecer nossos erros e entender que toda ação tem reação... Aquilo que nos machucou pode ser a reação daquele a quem machucamos primeiro com palavras ou ações que nem mesmo percebemos.
Precisamos de paz, de viver o presente sem se deixar remoer com o passado.
Precisamos também, perceber se somos vítima ou se nos vitimizamos com a finalidade de não nos responsabilizarmos pelo mal que causamos ao outro.
Em algum momento paramos para refletir, avaliar e perceber quanto tempo e energia perdemos ao declarar: NÃO GOSTO DAQUELA PESSOA? A vida não se molda ao que sentimos, queremos ou pedimos, posto que em quaisquer circunstâncias o fio condutor dos acontecimentos não está em nossas mãos, o equilíbrio das forças não se alimenta dos nossos caprichos e não reside em nosso pensamento. No que mudará nossa vida se não gostarmos de alguém e pior, se nutrirmos antipatia? O máximo que acontecerá é envenenarmos o coração aos poucos até que atinja nosso bem estar e nos tornemos pessoas amargas e, até certa medida, insuportáveis. Não há finalidade em NÃO GOSTAR de alguém e muito menos benefício algum, mas quem cultiva este tipo de sentimento, quase sempre, espera que o outro devolva o mesmo, então se pensarmos racionalmente há algum sentido nisto? Quando me proponho a não gostar de alguém, independente da razão, me proponho também a deixar de saber conviver e me nego a compreender o que é harmonia e, portanto não poderei praticá-la em sua completude. O NÃO GOSTAR de alguém só piora sua vida, pois não há paz, depois vem o incomodar-se, depois os conflitos e suas variáveis; que fomentam os diversos tipos de ódios é por fim as violências. Mas há quem se satisfaça em NÃO GOSTAR de alguém e faça disto parte insuperável da sua vida, o que é lamentável e inútil sob todos os aspectos porque não nascemos assim, aprendemos ou escolhemos. Esta conduta depõe contra a natureza humana da esmagadora maioria das pessoas, pois a lógica da existência se deve a um criador que iguala a todos, também vai contra os ensinamentos de seu filho que disseminou ajuda e tolerância, compreensão e perdão, amor e paz e pagou com sua vida, ou seja se você insiste em viver o NÃO GOSTAR de alguém então sua crença é falsa, sua fé é vazia e seu amor é incompleto. Você tem o livre arbítrio para não gostar até de um milharal, mas o milho em nada afetará sua vida, em absolutamente nada.
John Pablo de La Mancha
Uma boa forma de se avaliar é perguntar a si mesmo se gostaria de ser atendido por alguém como você.
O desencarcerar das ideias preconcebidas, mas jamais abandonar o bom senso, avaliar com frieza o experimento.
Simultaneamente com os pés firme no chão, aventurar-se por pura satisfação de nossa ostentação é um grande risco, que nunca prejudica apenas a mim, na maioria das vezes.
A humildade em dano da jactância tem sido o objeto em que se insiste colaborativa de uma era em que todos são alunos e professores evoluindo juntos nesse orbe de uma ação já firmado.
Antes de julgarmos e condenarmos alguém, devemos nos avaliar primeiro para ver se estamos a altura desse julgamento.
"Não compare e nem dispute sua versão com a dos outros, afinal você é o único que pode avaliar sua versão com as anteriores.“
Inteligência e Ignorância
Para se analisar a inteligência de alguém, não é necessário avaliar QI de modo científico.
Basta estar atento ao modo como escreve e aos erros de ortografia que comete.
A pior mania é querer explicar tudo, avaliar o inexplicável... Deixes o inteligível apenas para ser conjugado com o verbo SENTIR!
Muitos julgam a política pela corrupção, mas ao avaliar a si mesmo te faço uma pergunta, você deve para alguma pessoa?.Você é honesto com cada centavo obtido?.Desta forma a política não começa em altura e sim na população que se transforma a si mesmos em exemplo, não vai ter corrupção se começar por si mesmo.
Quando a felicidade e as realizações do próximo lhe encomodar ,está na hora de avaliar seus valores e olhar para dentro de ti.
Quem pode avaliar a santidade e perfeição dela, que foi escolhida para ser a Mãe de Cristo? Se para o que tem, mais é dado, e santidade e graça divina caminham juntos (isso nos é expressamente dito), o que deve ter sido a pureza transcendente dela, a quem o Espirito Criador dignou-se cobrir com Sua presença milagrosa? O que devem ter sido os dons dela, que foi escolhida para ser a única parente próxima terrena do Filho de Deus, a única a quem Ele estava compelido por natureza a reverenciar e respeitar; a designada para criá-lo e educá-lo, para instruí-lo dia após dia, à medida que crescia em sabedoria, estatura? Esta contemplação revolve a um assunto maior, que nos atrevemos a observar; pois qual você acha que foi o estado santificado da natureza humana da qual Deus formou Seu Filho sem pecado; sabemos que “o que é nascido da carne é carne”, e que “ninguém pode tirar uma coisa pura de uma impura?”.
Quer avaliar se você é um acadêmico produtivo?
- Mensure seu artigo em palavras, e não em páginas
- Mensure sua escrita acadêmica em horas, e não em dias
- Planeje seu artigo, ao invés de sair escrevendo
Se você não faz essas três coisas, lamento mas você está no escuro...
Muitas vezes nos pegamos a reclamar de situações que a vida nos impõe mas esquecemos de avaliar quantas coisas boas vivemos e quantas outras pessoas não puderam vive-las ou estão privadas de vive-las e entendemos que temos de ser agradecidos por tudo que o Acaso , Deus ou o Destino nós reservou, sempre !
Não tenho o hábito de julgar ou avaliar os limites de alguém.
Não sou matador de sonhos e não pretendo fazer com que alguém mude de idéia.
Conheça seus limites e suas condições para realizá-lo.
Você é do tamanho do seu sonho.
Um aluno indagou-me: Qual o caminho certo a se seguir na vida?
Após avaliar a sua conduta nesse caminho, opte sempre pelo caminho que lhe apetece, que o seu coração clama. Agindo assim, a parte que lhe cabe conduzir, o satisfará. Eis o sentido da vida!
"Penso que é imperativo ter o nosso próprio discernimento para agir, capacidade de avaliar fatos com bom senso, clareza, juízo e tino para compreender situações e separar o certo do errado "