Avaliar
"O diálogo sendo negado na sua tentativa, precisamos avaliar o que realmente queremos e se vale a pena investir em algumas propostas de relacionamentos."
Nem sempre escolhemos o que serve e deixamos de lado o que não serve.
Erramos ao avaliar o que é melhor para nós, optando pelo interessante e deixando de lado o mais importante.
Além das opções ruins e erradas que todos nós tomamos, dá para perceber que errando e perdendo tempo, grande parte de nós não alcançou plenamente seus objetivos, exatamente como eu.
E de que adianta estar consciente agora dessas ações e omissões, quando a gente sabe que não adianta chorar o leite derramado?
A resposta é nada! Não adianta saber que erramos, onde e porquê erramos.
Adianta saber que o tempo não volta jamais e que nunca há tempo a perder.
As formas de avaliar o aluno faz do(a) pedagogo(a) se auto avaliar como ele está sendo como um mestre de suas aulas.
Aluno brigando por maior nota em sua redação, quem não sabe fazer um bom texto, vai saber avaliar os critérios de correção? Aí, um da letra garrancheira, ilegível encheu as trinta linhas, eu dei 10, vai que é um ser evoluído demais com cultura interestelar e a culpa está em mim por não saber entendê-lo.
.Olhar ,Sorriso,Silencio... So quem viveu ou sentiu e que poderá avaliar a proporção e o significado de tudo" começou com um olhar"Era so um olhar ,Apenas isso. mas que significado tinha?para outros, nenhum,para ela so poderia me dizer um dia, se me fosse dada essa ventura,Para mim ,um deslumbramento,o azul de todo o despertar...Depois do olhar veio o sorriso aberto, me sugerindo mil coisas,sonhos e nuaces do meu,Dia E possível ou guase certo, que para ela , olhar eo sorriso que não são so exteriores,mas que vem do seu coração,da sua vontade,fossem apenas algumas características do seu jeito de ser, com todas as pessoas para mim,muito mais que isso;Uma Doação,uma ternura ,um afeto dirigidosSO para mim.Gndo a gente gama em silencio,tudo que aPessoa amadafazenxergarmoscomo se fosse para ns mesmos.Enexplicavel{patético ou guadrado,comodiriam as pessoas sujas ou cegas}O gamar em silencio,sem o conhecimento,nem seguer de leve ,da pessoa amada .E obvio explicar que tudo isso seria mais bacana ,se esse sentir em silencio se transformasse em reciproco, por um processo de metempsicose,ainda q em silencio também.Todavez que ela me olhar ou sorri,tenho vontade de dizer;"Sabe eu amo você"Todavia sinto me obrigado a adimitiro pensamento de que hermam Hesse em seu conto "sonho de uma flauta"e da menina dos olhos castanhos.ja tiveste o melhor ,guarde e ame para sempre esses,momentos na lembranças, que estou de partida eu não suporto mais o barulho desta cidade,radios ,no ultimo volume,entao pensei em voceMais depois de pensar muito ,com aa cabeça em tumulto, conclui q você, muito menos você ,poderia me dar paz e proteção,nesta,cidade louca, considerando,que você também sofre as consegncias neuróticas desta cidade e quem sabe,talves esteja ate mais neurótica que Eu...Onten eu tive a ideia de passar no mercado e comprar uma garrafa de conhaque .afinal eu precisava me relaxar para continuar a pensar em você , pensar que você ixestia, enao resisti, bem defronte ao mercado com todas as buzinas e o transito ,congestionamento, abri a garrafa e sorvi um bom gole de conhaque, gostei,optei para o segundo e achei o sabor delicioso,apos o quarto gole ,evidentemente,todos eles bem espaçados, deixei de ouvir qualquer espécie de barulho.Mas em compensação não conseguia ter nenhuma noção de como,,,encontrar você ,com muita dificuldade,consegui chegar ate minha casa e me contentei ,simplesmente em curtir sua foto no meu face book...MEU AMOR..
Empatia: quando nos colocamos no lugar do outro é que podemos avaliar a extensão da sua dor…
Muitas vezes saímos por aí julgando, avaliando, xingando as pessoas injustamente. Nem sequer sabemos ao certo o que aconteceu, insensatamente emitimos as mais variadas opiniões.
Pois é, falar, criticar, resolver os problemas dos outros é fácil, traçar um roteiro, fazer um mapinha solucionando a vida de alguém é uma maravilha! Mas é preciso antes da elaboração dessas estratégias, colocar-se no lugar do outro e procurar perceber a real situação e as dificuldades que a pessoa enfrenta ao longo da vida. Aí é que se encontra o grande desafio!
Ninguém quer avaliar nada e muito menos se imaginar percorrendo os caminhos, muitas vezes íngremes e árduos, que a pessoa em questão teve que enfrentar. Até porque as dificuldades e dores são individuais, só quem passa por elas tem condições reais de avaliar. Sendo assim, melhor ficarmos em silêncio, não falar absolutamente nada, não indicar soluções mágicas e fantasiosas. Se não podemos ajudar, ao invés de criticar, procuremos orar em benefÍcio da pessoa, com toda certeza estaremos auxiliando de uma forma positiva e bastante eficaz.
Quando não temos empatia para nos posicionar no lugar do outro e assim ter ideia do tamanho da sua dor, o mais sensato a fazer é calar e não emitir julgamentos de espécie nenhuma.
Todos nós erramos, acertamos, caímos, levantamos, temos problemas, dores e sofrimentos que só nós sabemos. Será que gostaríamos que as pessoas elaborassem um roteiro achando muito fácil solucionar nossos problemas? Duvido!
Tem gente que só valoriza suas dores; a dos outros, pouco importa! Não têm o menor significado. Muito raro encontrar alguém que se disponha a escutar com boa vontade quem se encontra em dificuldade. Não se dispõem nem a conversar um pouco, alegam logo que não podem demorar, que têm um compromisso urgente e tratam de ir embora aborrecidos, reclamando e falando mal do outro.
Então, essas pessoas se acham importante demais, poderosas demais e pensam que nunca nada acontecerá com elas. Ledo engano, acontece sim, às vezes, muito pior do que ocorre com a pessoa necessitada de ajuda, e a mesma foi impiedosamente negada.
Como somos excessivamente egoístas e egocêntricos, só nos importamos com nós mesmos, falta-nos empatia e sensibilidade para nos colocar no lugar de quem sofre e ajudar de forma consciente e caridosa aquele que passa por dificuldades.
Ajudar, sim, da mesma forma que desejamos que façam conosco. Não é só com dinheiro que se socorre alguém.
Uma palavra amiga, um abraço, saber ouvir sem condenar ninguém e muito menos traçar uma estratégia fantasiosa achando muito simples resolver a vida dos outros.
Você meu amigo (a) que se encontra em uma situação difícil, não fraqueje, mantenha sua fé e lute sempre! Todos os dias Deus nos concede novas oportunidades, e se algumas coisas não deram certo, se o que você planejou não aconteceu, se o sofrimento lhe fere a alma e o coração, não permita que a tristeza acompanhe os seus passos, lembrando que amanhã é um novo dia e novas chances virão.
Seja otimista, persistente na certeza de que Deus tudo sabe e na hora certa Ele fará o melhor acontecer na sua vida. Não desista!
..
Bom dia 08/07
Talvez hoje seja um bom dia para avaliar sua vida, seus atos ou quem sabe apenas viver o dia de hoje.
Dias difíceis são como provas de escola: necessários para avaliar se estamos prontos para outro estágio de aprendizado.
Somente um especialista conhece uma joia. Não adianta, um leigo nunca poderá avaliar um diamante. Portanto, observe que tipo de avaliação fazem de você e o principal, quem faz.
" A verdade tem muitas caras, depende de quem a vai avaliar...
Mas, enquanto no meu mundo for EU quem vai determinar o que é a verdade, ela será imutável!
E minha verdade mais absoluta e imutável, é que sou afortunada,
por trazer em mim tantas partes diferentes de pessoas presentes ou ausentes, mas que fizeram de mim, exatamente quem sou! "
Uma boa maneira de avaliar sua vida é se perguntar: Quantas pessoas HOJE estão mais felizes por minha causa.
No Brasil, está na hora de avaliar minuciosamente quem é o quarto poder, e reavaliar quem é realmente o primeiro!
03/junho/2016
Eu só amo, não penso nisso. Confundir qualidades e defeitos em um outro, estou querendo avaliar ou amealhar valores, não sentimentos. Nada mais desamor que achar que um sentimento é e tem alguma qualificação. Se "ama" alguém pelas suas qualidades e suporta seus defeitos, está agregando valores aos seus valores e nunca um real sentimento. É simples: ou ama com tudo que a pessoa é, ou não. Nada mais difícil ouvir quando perguntamos a alguém por que ama e ela explica.
Bom dia 30/01/2017
Tente no dia de hoje primeiro avaliar seus erros, suas colocações ai então, porém com muito tato, avalie as pessoas ao seu redor, um bom começo e colocando-se no lugar delas antes de julgá-las.
... Pessoa que nem de meu convívio é
Vem até mim dirigindo palavras
Querendo avaliar meu modo de ser de viver
Dizendo que sou um tolo
Que sou um sonhador
Que escrevo doidice, tresvários
Bom... pode até ser...
Que sou tudo isso que me qualificam
Há momentos que até eu mesmo me classifico
Me classifico um tolo um sonhador
Mas uma coisa é certa e posso afirmar que:
Não há tolice em ser um sonhador
Que não há tolice em escrever sobre sentimentos
Que não há tolice em falar de amor
Que não há tolice em relatar um momento de felicidade
Um momento de dor
Tolo meu caro minha cara
Tolice há sim em viver essa miséria
Miséria de vida de juiz.
''Sonhar não se paga imposto''
Pensar, avaliar, pensar e avaliar novamente ajuda a evoluir, ajuda a perceber o que os olhos não pode ver...
Tem horas que é preciso avaliar a vida, é como limpar um guarda-roupas, tem roupas que nem serve mais e guardamos, tem outras esquecidas lá no cantinho e que se colocada com um acessório fica um look incrível, outras que são nossas preferidas e arrasamos com elas a qualquer momento, algumas desgastam com o tempo e nem percebemos, achamos que a lycra ainda é a mesma, porém ela não te serve mais. O mesmo acontece com nossa vida e as pessoas a nossa volta, é preciso limpar, reaproveitar, e se necessário jogar fora, pra abrir espaço para as novas que virão.
A razão de toda a existência.
É possível avaliar um sentimento? Pesar uma afeição? Medir o entusiasmo ou regular uma paixão? Estamos conectados, seguimos uma ordem natural, um preceito imposto a cada ser como dádiva divina. Somos cativos a esses sentimentos, o ser humano é um indivíduo coeso, de origem racional e segue os próprios instintos. Não há como negar, existe em cada ser a necessidade de suprimir as emoções, mitigar os anseios e saciar desejos concupiscentes. O campo sentimental é como uma selva em que vence o mais forte, em seu interior existe um contrassenso, um leão a ser abatido. Todavia, esse caminho é uma senda serpeada, um campo minado, pérfido, onde vence o perspicaz. Esse “vencedor” não somente se valia de sua argúcia instintiva, como de um desprendimento sentimental especial, diferente dos demais. O ser humano é capaz de amar racionalmente, responder a esse sentimento e submeter-se a suas condições. Desde o útero aguardamos o contato materno, a ânsia pelo amor tornou a experiência embrionária um ensaio prodigioso. O amor, no entanto é um admirável paradoxo, um bem comum, o atributo peculiar em cada ser, o domínio de um e a sujeição do outro. Se estivermos compelidos a amar de forma irracional, estaremos impelidos ao inefável abismo solitário da razão. O amor é inerente como a alma, é a essência de cada ser, um nobre sentimento, uma busca; a razão de toda a existência.
Não se pode avaliar a capacidade de uma pessoa através da etnia, raça ou condição Social. Com isso o conhecimento não depende desses fatores para ser efetivado e sim do indivíduo.