Auxílio
Quando o trabalhador fica impedido de trabalhar por alguma doença adquirida, ele recebe o benefício temporário do auxílio doença. Quando restabelece sua saúde o trabalhador volta ao trabalho. A mesma coisa deveria ocorrer com o preso que recebeu o benefício da prisão domiciliar por questão de doença. Tão logo, esteja bem de saúde ele deveria retornar ao presídio para cumprir lá a sua pena. Afinal, muitas ocupações de trabalho se assemelham a uma prisão. Desejo que Maluf restabeleça sua saúde e retorne ao presídio.
Amigo mesmo, não é aquele que te ajuda quando você pede socorro, mas sim quem te estende a mão ao sentir os seus anseios, sem a necessidade de você implorar por auxílio!
Quando observamos as aflições das pessoas, entendemos melhor a fragilidade da vida, a importância do auxílio mútuo, de acolher e de ser acolhido e de sermos úteis na transformação de realidades que clamam por nossa mobilização.
Priorizar o fortalecimento e a reciprocidade das alianças com pessoas providas de virtudes é uma maneira inteligente de nos tornarmos mais completos como indivíduos.
Tem muita gente querendo ser ajudado, mas se esquecendo de ajudar.
Tem muita gente que não entende que ajudar o próximo auxilia e ajuda a si mesmo. É você que colhe os frutos.
E o que seria uma ajuda ou auxílio ao próximo? Seria a ajuda financeira? Também, mas essa não é a única maneira.
Experimente novas possibilidades.
Faça uma oração a quem precisa.
Visite um lar, asilo, creche, um doente ou acamado.
Doe seu tempo para ouvir o outro.
Faça uma corrente do bem com gentilezas e boa educação.
Assim você receberá todas as bençãos e energias vindas do plano superior e sua vida se encherá de alegria e amor.
Tente! Aproveite a chegada do Natal.
Vamos lá! A mudança do mundo começa dentro de nós!
O cultivo da bondade nos aproxima do amor de Deus e da humanidade, nos perpetua nos corações dos aflitos que contam com nosso gesto nobre de auxílio.
Diz o ditado que “é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe” quando se quer ajudar ao próximo, mas devemos atentar que nem sempre poderá ser assim, pois, às vezes, precisa-se dar primeiro o peixe para que o ser humano carente não morra de fome antes de conseguir aprender a pescar.
"Todos temos problemas
mas,
estender a mão, a amigos,
não custa nada
e faz bem, pra vida, pro espírito,
para Deus."
Um macaco viu um peixe dentro de um rio e como não conhecia este tipo de animal ele apressou-se a tirá-lo da água com receio que o peixe se afogasse. Então viu o peixe pulando e achou que estava feliz por tê-lo salvado mas em seguida percebeu que ele morreu e pensou “pena que eu cheguei tarde demais para salvá-lo”, nos ensina uma fábula africana a procurar sabermos se podemos realmente ajudar alguém, se querem nossa ajuda e se nossa ajuda realmente fará bem o outro, pois além de tudo temos que respeitar o tempo do outro e sua organização psíquica para que não promovamos mau maior.
Se um excursionista se perde nas montanhas, as pessoas organizam uma busca. Se um trem colide, as pessoas fazem fila para doar sangue. Se um terremoto arrasa uma cidade, as pessoas em todo o mundo mandam suprimentos de emergência. Isso é tão fundamentalmente humano que é encontrado em todas as culturas, sem exceção. Sim, existem babacas que não se importam, mas são uma ínfima minoria.
Pascal demonstrou grande preocupação com as questões teológicas de sua época, defendia que as ações humanas não são suficientes para a salvação dos indivíduos, para que as pessoas se salvem é necessária a interferência, o auxílio de Deus, a salvação dessa forma se torna mais difícil e não é o resultado direto das ações humanas.
(sobre a filosofia de Blaise Pascal)
A oração é fundamental em todas as esferas da vida. Quando oramos a Deus, ficamos livres de emoções e sentimentos negativos como raiva, ansiedade, tristeza, dúvida, solidão, medo e culpa. Além disso, encontramos auxílio em momentos de turbulência, tentação, fraqueza e ataques do inimigo.
Meus queridos.
Alguns recebem, de graça, pois de graça deverá retribuir.
Falências físicas, o porque ocorre.
Seria esta, uma punição, ou uma cobrança, ou mal uso do que recebeu?
Bom você se pergunta, e como saber.
Reflita sobre sua passagem, e tente se lembrar do que poderia ter feito ao teu próximo e não só a você.
Tua conduta hoje, é e sempre será o seu amanhã.
Fiquem em paz, e tenha um propósito, sempre, e que este seja um princípio de boas ações, ou suas solicitações futuras poderão se perder no próprio espaço, que você criou, por ser egoísta e por achar que tudo se compra, mas quem pode abreviar teu sofrimento é o oposto de sua conduta.
Tuas mãos hoje moldam o teu amanhecer, e teus pensamentos incidem em seu tempo nesta passagem, quero lembrar que, das conquistas obtidas, o que importa é a atitude e conduta que utilizou.
Em todos os instantes, que segue vosso caminho alguém lhe acompanha!
Já que nunca se está só, conduta adequada e complacência para com teu próximo define suas companhias!
Só nos resta o desejo de boas escolhas, respeitando teu livre árbitro.
Fique em paz e Deus abençoe a todos.
Prefiro eu mesmo "ter um plano" existencial para a minha vida,
afinal existem necessidades maiores precisando do auxílio divino.
A boa conduta é a mais expressiva e legítima forma de divulgação de nossas ideias. Aquele que falha em criar em torno de si uma rede de amigos fiéis e encontra dificuldade em lidar com os que pensam diferente, afastando de si, ao invés de integrá-los, os que não concordam com sua maneira de pensar, pode até intitular-se “espiritualista”, mas é, na verdade, apenas um infeliz que necessita de mais ajuda do que aqueles que busca ajudar.
Cuidar de alguém não me garante que serei cuidado, mas me reforça a compreensão de quão importante é minha utilidade diante das necessidades da vida.
A prática da caridade, além de levar consolo aos aflitos, nos reforça a compreensão da importância de sermos úteis nessa breve jornada da vida.