Autoritarismo

Cerca de 132 frases e pensamentos: Autoritarismo

⁠Um péssimo dia com viés democrático sempre será infinitamente melhor do que um "excelente" dia repleto de autoritarismo.

⁠Mentes líquidas, vidas líquidas, amor líquido, diria o sociólogo Bauman. Tudo se evapora num instante quando o amor não conta com alguns suportes sólidos que o determinem. Quais? Um compromisso inteligente equilibrado, incluir o outro sem autoritarismo e sem bombas incendiárias.// Livro: Amores de Alto Risco.

⁠A igreja neotestamentária se reunia somente em torno de Jesus. Nessa igreja não havia visões particulares de um líder, não havia individualidades, nem independência, nem lideranças autoritárias ou projetos para crescimento de um ministério pessoal. Voltemos à simplicidade do Evangelho.

De vez em quando estúpidos chegam ao poder para sabermos diferenciá-los dos sábios.

Existem duas ciências exatas. A matemática, e o que eu falo.⁠

O que poucos seguem na vida pública e, por isto, serão historicamente julgados, é que, com a globalização, toda a transparência da ação formal se tornou fundamental, natural e lícita. Os que ainda não seguem a nova regra serão postulados muito breve como ignorantes, insensíveis, déspotas, nocivos e autoritários.

Inserida por RicardoBarradas

Soberania sem sabedoria não significa ser digno de algo, significa ser malicioso para outros.

Inserida por MarcosGabriel

O DITADOR

Se eu fosse o ditador da Síria, da Líbia ou do Iêmen
– lutando pelo poder –
não atiraria balas, não lançaria bombas:
a revolução não se curva às armas.
Eu atiraria rosas, lírios e tulipas,
recitaria poemas e entoaria canções:
eu mataria de amor.

Se eu fosse o ditador do Egito, do Iraque ou da Jordânia
– lutando pelo poder –
não atiraria balas, não lançaria bombas:
a revolução não se curva às armas.
Eu lembraria histórias, causos e mentiras,
compraria um circo e contaria piadas:
eu mataria de rir.

Se eu fosse um sangrento ditador,
eu deixaria de ser um sangrento ditador.
Não atiraria balas, não lançaria bombas, não faria nada:
eu mataria de tédio.

Inserida por purapoesia

Precisamos de uma educação abolicionista, que nos livre dos autoritarismos que nos mantém na dependência de políticos reacionários e de uma elite mesquinha. Pensada além da esquerda ou da direita.

Inserida por thxavier

O autoritário quer que as pessoas sejam, ajam e pensem como ele!

Ludicamente respondem ao seu autoritarismo: "Tudo o que o mestre mandar, faremos todos", como um brinquedo divertido do tipo marionete ou ainda como bichinhos de estimação que não têm vontade própria.

São pessoinhas de personalidade fraca que concordam com tudo o que lhes impõem, recomendam ou constrangem a aceitar como verdade última.

São pessoinhas que se deixam manipular por pessoas que não as respeitam como são, pelo que pensam, do modo como agem.

Até parece bonitinho fazer a vontade de uma pessoa querida, mas, no final, toda subordinação terá um resultado amargo, pois ninguém pode deixar de lado a própria essência.

Uma pessoa não pode deixar de ser o que é por capricho de outra que quer que ela se adeque ao seu estilo de vida e modo de ser.

Num ambiente onde há várias pessoas, cada pessoa deve manifestar seu jeito de ser de modo que os outros tenham a opção de aceitá-la ou não pelo que ela é, mas não ser podada por alguém que acredita que os outros não vão gostar do comportamento dela.

O fato de não ter intimidade com pessoas de determinado ambiente não impede ninguém de ser o que é. Em todo ambiente, as pessoas devem ser o que são em seu modo natural, e, se outros não gostarem, ela o saberá, e, com certeza, por si mesma, como pessoa racional e adulta, saberá se adaptar ao meio ou até mesmo retirar-se dele se for o caso.

Não cabe, portanto, qualquer repreensão a uma pessoa que sabe que o que está fazendo "não é nada demais", apenas uma leve descontração num ambiente que acredita ser familiar, independentemente da extensão da intimidade que possua com todos visto que ali estão todos em família, e em família é muito natural que todos estejam muito à vontade - a não ser que isso não seja verdade; aí, então, já não é família.

Inserida por MonicaCampelloAutora

"...o mesmo noticiário informava sobre a manifestação socialista, conduzindo faixas que foram rasgadas pelos policiais que "conduziram os manifestantes para a delegacia mais próxima..." (O fascismo cotidiano, pág. 48)

Inserida por Acirdacruzcamargo

Nas pseudodemocracias, os partidos políticos são formados por políticos partidos.

Inserida por Valdirdomiciano

Dizem que vivemos em um país livre, democrático!

Livre e democrático... para quem? Para quais interesses?

O cidadão pode tudo. Tudo o que deixam ele poder!

Liberdade! De ação e de expressão! Mas...Ele é livre para agir! Mas não são toleradas ações que contrariem interesses dos que se sentem poderosos.

O cidadão é livre para se expressar! Mas não lhe é permitido questionar os atos, nem discordar dos mandos e/ou desmandos de quem ocupe o poder.

E viva a liberdade! Até o ponto delimitado por alguém. Até onde alguém permite que você a viva!

Inserida por mafrancisquini

⁠⁠Revoluções são como as portas podres que caem ao vento bravio, quando eclodem a vontade do povo já de muito suprimida, submerge abruptamente e de forma rápida demolindo o autoritarismo

Inserida por MauricioCCantelli

Autoritário é o ambiente que impede a tomada de decisão impondo medo e desmerecimento.

Inserida por claudiaberlezi

⁠Vivemos uma ditadura camuflada de Democracia.
Enganosamente iludidos com a sensação de liberdade,o povo saem às ruas gritando ,comemorando suas falsas vitórias ,sem se dar conta de que , cada Vitória alcançada, ou cada derrota sofrida já estavam
programadas.

Inserida por paulo_fernandes

⁠O segredo e o silêncio são armas violentas das formações estatais antidemocráticas. Segredo no exercício dos cargos públicos, esta é a fórmula universal das burocracias. Silêncio imposto aos adversários do poder reinante, através de múltiplos meios, desde a coação física até a cooptação, tal é o proceder das tiranias, antigas e modernas
A UNIVERSIDADE EM QUESTÃO

Inserida por Acirdacruzcamargo

⁠O engano dos dominadores é supor que sua dominação é eterna. Não é: tudo passa. Todos serão julgados. E a história só registra os que permaneceram de pé
HISTÓRIA DA HISTÓRIA NOVA

Inserida por Acirdacruzcamargo

O primeiro ponto resume a lógica tradicional da dominação; assumir, o dominado, a fala do mandante, como se ela brotasse de si mesmo⁠.

Inserida por Acirdacruzcamargo

⁠Todos os professores e alunos têm o próprio ego como referência absoluta...Pobre de quem imaginar que o âmbito universitário seja diverso de um zoológico espiritual...A ânsia de fazer seu nome singular conhecido e mencionado possibilita a apropriação indébita de ideias alheias, plágios, silêncio sobre pensamentos opostos...
A UNIVERSIDADE EM QUESTÃO

Inserida por Acirdacruzcamargo