Autores desconhecidos
O monólogo silencioso de uma Mãe
Nós estamos sentadas almoçando quando minha filha casualmente menciona que ela e seu marido estão pensando em ‘começar uma família’.
‘Nós estamos fazendo uma pesquisa’, ela diz, meio de brincadeira.
‘Você acha que eu deveria ter um bebê?’
‘Vai mudar a sua vida,’ eu digo, cuidadosamente mantendo meu tom neutro.
‘Eu sei,’ ela diz, ‘nada de dormir até tarde nos finais de semana, nada de férias espontâneas.. .’
Mas não foi nada disso que eu quis dizer. Eu olho para a minha filha, tentando decidir o que dizer a ela. Eu quero que ela saiba o que ela nunca vai aprender no curso de casais grávidos. Eu quero lhe dizer que as feridas físicas de dar à luz irão se curar, mas que tornar-se mãe deixará uma ferida emocional tão exposta que ela estará para sempre vulnerável.
Eu penso em alertá-la que ela nunca mais vai ler um jornal sem se perguntar: ‘E se tivesse sido o MEU filho?’ Que cada acidente de avião, cada incêndio irá lhe assombrar. Que quando ela vir fotos de crianças morrendo de fome, ela se perguntará se algo poderia ser pior do que ver seu filho morrer. Olho para suas unhas com a manicure impecável, seu terno estiloso e penso que não importa o quão sofisticada ela seja, tornar-se mãe irá reduzi-la ao nível primitivo da ursa que protege seu filhote. Que um grito urgente de ‘Mãe!’ fará com que ela derrube um suflê na sua melhor louça sem hesitar nem por um instante.
Eu sinto que deveria avisá-la que não importa quantos anos ela investiu em sua carreira, ela será arrancada dos trilhos profissionais pela maternidade. Ela pode conseguir uma escolinha, mas um belo dia ela entrará numa importante reunião de negócios e pensará no cheiro do seu bebê. Ela vai ter que usar cada milímetro de sua disciplina para evitar sair correndo para casa, apenas para ter certeza de que o seu bebê está bem.
Eu quero que a minha filha saiba que decisões do dia a dia não mais serão rotina. Que a decisão de um menino de 5 anos de ir ao banheiro masculino ao invés do feminino no McDonald’s se tornará um enorme dilema. Que ali mesmo, em meio às bandejas barulhentas e crianças gritando, questões de independência e gênero serão pensadas contra a possibilidade de que um molestador de crianças possa estar observando no banheiro.
Não importa o quão assertiva ela seja no escritório, ela se questionará constantemente como mãe.
Olhando para minha atraente filha, eu quero assegurá-la de que o peso da gravidez ela perderá eventualmente, mas que ela jamais se sentirá a mesma sobre si mesma. Que a vida dela, hoje tão importante, será de menor valor quando ela tiver um filho. Que ela a daria num segundo para salvar sua cria, mas que ela também começará a desejar por mais anos de vida — não para realizar seus próprios sonhos, mas para ver seus filhos realizarem os deles.
Eu quero que ela saiba que a cicatriz de uma cesárea ou estrias se tornarão medalhas de honra.
O relacionamento de minha filha com seu marido irá mudar, mas não da forma como ela pensa. Eu queria que ela entendesse o quanto mais se pode amar um homem que tem cuidado ao passar talco num bebê ou que nunca hesita em brincar com seu filho. Eu acho que ela deveria saber que ela se apaixonará por ele novamente por razões que hoje ela acharia nada românticas.
Eu gostaria que minha filha pudesse perceber a conexão que ela sentirá com as mulheres que através da história tentaram acabar com as guerras, o preconceito e com os motoristas bêbados.
Eu espero que ela possa entender porque eu posso pensar racionalmente sobre a maioria das coisas, mas que eu me torno temporariamente insana quando eu discuto a ameaça da guerra nuclear para o futuro de meus filhos.
Eu quero descrever para minha filha a enorme emoção de ver seu filho aprender a andar de bicicleta. Eu quero mostrar a ela a gargalhada gostosa de um bebê que está tocando o pelo macio de um cachorro ou gato pela primeira vez. Eu quero que ela prove a alegria que é tão real que chega a doer. O olhar de estranheza da minha filha me faz perceber que tenho lágrimas nos olhos.
‘Você jamais se arrependerá’, digo finalmente. Então estico minha mão sobre a mesa, aperto a mão da minha filha e faço uma prece silenciosa por ela, e por mim, e por todas as mulheres meramente mortais que encontraram em seu caminho este que é o mais maravilhoso dos chamados. Este presente abençoado de Deus… que é ser Mãe.’
Com fé em Deus não há trevas que prevaleçam ou turbulências capazes de nos afastarem do caminho certo.
Os dias mais felizes das nossas vidas são aqueles em que nós podemos comemorar o nascimento das pessoas amadas, aquelas que realmente significam muito pra nós e que fazem a diferença em nossa caminhada.
Aprendi que nem tudo são flores, nem todos os dias têm sol. Mas não há tristeza que não passe, nem felicidade que dure para sempre. Os dias nublados vão vir, as flores vão murchar, mas depois a primavera certamente vai chegar! Um dia eu descobri que a vida vale a pena ser vivida e aproveitada ao máximo, independente das circunstâncias. Sempre haverá um novo dia, uma nova chance, um novo amor, uma nova oportunidade… Mas a vida, essa é única!
Se nada mudar, invente. E quando mudar, entenda. Se ficar difícil, enfrente, e quando ficar fácil, agradeça. Se a tristeza rondar, alegre-se, e quando ficar alegre, contagie. E quando recomeçar, acredite. Você tudo pode. Tudo consegue pelo amor e pela fé que você tem em Deus!
Se você fala mal de mim por trás, deve ser porque não consegue me acompanhar pra falar na minha frente!
Feliz aniversário, pai
Ao acordar, fiz minhas orações agradecendo pela sua vida, pela minha vida que veio através de ti, com uma grande sensação de paz e emoção estou aqui.
Estou aqui para expressar o meu sentimento de amor e gratidão a você, pai.
Agradeço pela força de caráter e dignidade que Ele te concedeu, pois foi nela que me espelhei para ser quem sou hoje. Agradeço pelo bom humor que te foi dado, pois muito bem me faz a certeza constante de sua companhia otimista que me transmite confiança.
Agradeço pelo lar que você construiu, baseado em respeito, amor e confiança, assim o meu lar será uma continuação do seu.
Carregar os sentimentos de honra, honestidade, verdade e sabedoria são marcas indeléveis em sua personalidade, e isso te torna um ser humano transparente e verdadeiro em tudo o que faz. Seus exemplos são livros da verdade para mim e neles confio e acredito. E em você está a vida, está Deus.
Quanta felicidade e riqueza possuo em ter você como meu pai.
Feliz aniversário!
Sorria, brinque, chore, beije, morra de amor, sinta, sonhe, grite e, acima de tudo, viva. O fim nem sempre é o final. A vida nem sempre é real. O passado nem sempre passou. O presente nem sempre ficou e o hoje nem sempre é agora. E o tempo, o tempo não para. Vamos comemorar nossas conquistas. A vida traz quem você merece. Tudo o que vai, volta. E se voltar é porque é feito de amor.
Pessoas especiais como você têm em si a essência da amizade para perfumar o mundo com amor verdadeiro. Pessoas especiais são como anjos, com dedos de condão, para tocar com magia o semblante dos que amam. São dádivas de Deus para abençoar os caminhos daqueles que cruzarem os seus.
AMIZADE
Não é receber, é dar.
Não é magoar, é incentivar.
Não é descrer, é crer.
Não é criticar, é apoiar.
Não é ofender, é compreender.
Não é humilhar, é defender.
Não é julgar, é aceitar.
Não é esquecer, é perdoar.
Amizade
é simplesmente amar.
Homem tem que ser tratado igual cabelo!
Num dia a mulher prende,
no outro solta,
num dia ela alisa,
no outro enrola,
dá uma cortada quando precisa,
numa semana ela amacia,
na outra ela joga de lado
e ele fica ótimo!
Fala a verdade...
cabelo dá trabalho...
Mas a mulher consegue viver careca?
Não se arrependa do que você fez sem pensar, mas sim das oportunidades que você perdeu por pensar demais!
Se foi.
Esqueça as promessas. Esqueça tudo. Esqueça o eu, o você, o nós. Juro que vou te esquecer. Hoje quando eu acordei, com os olhos inchados, eu jurei pra mim mesma que não ia mais chorar. Não por alguém que esqueceu de mim, não por alguém que trocou meu nome, não por alguém que não soube me valorizar, não por alguém que esqueceu de me dar boa noite. Não por você.
Depois de não conseguir mais parar de chorar, ergui minha cabeça e me olhei no espelho. O que estou fazendo com a minha vida? Que diabos estou fazendo com os meus olhos, foi ai que comecei a tentar achar defeitos em você. Achei um: sua falta de sensibilidade. Cadê o cara que eu conheci que me mandava flores, cadê o cara que me esperava pra me dar boa noite, cadê o cara que vivia pra me amar? E esse cara estava indo..
Te liguei umas três vezes para confirmar se você estava mesmo indo embora, apesar de você dizer que estava tudo bem, eu sei que não estava. Eu estava ali, sozinha, e ia continuar assim. Tive que apagar a outra metade na minha vida, a metade que era você, a metade que me fazia feliz, a metade das minhas idéias, a metade das minhas vontades, a minha metade. Ergui minha cabeça denovo, me olhei no espelho, lavei meu rosto, senti seu perfume. Ai que perfume, por que você se foi? Agora só restou lembranças, pequenas lembrançar do pouco que conheci, e saudade dos momentos que nunca tive.
Joguei água gelada no rosto, olhei pra frente e vi ali a única que poderia fazer com que eu voltasse a sorrir. Como um ritual silencioso e invisível, fiquei em silêncio deslizando os dedos sob o meu rosto. Coloquei agora minha mascara nova. Minha mascara feliz, minha mascara que não pertencia a você. Agora eu percebi que eu não preciso de você, muito menos das suas palavras. Muito menos do seu único defeito, falta de sensibilidade.
Coloquei meus pensamentos no lugar, escondi meus sentimentos que agora se transformaram em medo e tive a certeza de que você se foi. Deopis daquela tarde que eu fui pra te abraçar, te beijar e te dizer que você não precisava temer, você me abandonou. Agora só existe eu e minha máscara. Você é um pretérito perfeito. Perfeito como você um dia definiu. Perfeito como o amor pode ser, e que hoje não existe mais..
Ano Novo
Um novo ano começou, já são três dias…
E assim, eles passarão: um a um…
São mais 365 dias...
Novas outras 365 oportunidades de fazer diferente!
fazer melhor, fazer mais,
em alguns casos, fazer menos…
Espero que ao final desse tempo, possamos contabilizar
quantas estrelas fizemos brilhar…
Entenda que Se uma pessoa realmente gosta de você, ela corre atrás. Pare de se iludir com uma pessoa que não liga e não se importa com você ou com seus sentimentos. Quem ama, cuida. Quem gosta, protege e se importa. O resto, é resto, e de resto meu bem, ninguém vive!
Ninguém ama da noite para o dia. Você sente atração e desejo. Mas isso não é amor. Amar é outra coisa.
Eu quero que você saiba que eu te amo. Te amo agora, enquanto te escrevo. Te amo agora, enquanto lê, seja qual for a data de hoje. Eu te amo, meu anjo.”