Yvianne N. F. Takeda
Quando você pensar estar completo e não ter desejo de nada mais, você irá experimentar a falta da falta. Pois, tendo o desejo a sua origem na falta, somos nós os seres eternamente insatisfeitos.
Quando dói lá dentro onde não existe lugar, quando a respiração fica pesada, quando o choro não vem mais, quando não existe nenhum pensamento, quando o vazio tomou conta de preencher tudo, quando o nó na garganta não quer se desfazer, quando o todo virou solidão ... O que restou de mim?
Tendemos a reproduzir os defeitos das pessoas a quem criticamos, pelo simples fato da nossa mente absorver e assimilar esses aspectos negativos. Sem perceber nos tornamos aquilo ao qual não suportávamos. Por isso devemos sempre ver o bem e o positivo nos outros para que possamos nos tornar bons e positivos. Para que nossa esponja seja embebida de valores e princípios, de amor e caridade, de fé e bondade, de luz e pureza, de Deus.
Vê, ao invés do mal que às vezes nos fazem, uma oportunidade de elevação espiritual e seja grato por isso.
Somos merecedores dos filhos que temos, caso contrário Deus seria injusto. Se tens filhos bons ou rebeldes, isso não é bênção ou castigo, isso é colheita. Mesmo você achando que nunca fez nada pra merecer tal situação, em algum momento de sua existência você plantou isso. Deus é justo e perfeito, nós somos errantes e ignorantes.
Se a sua religião, filosofia ou ideologia impede você de amar as pessoas incondicionalmente, e, ao contrário, estimula o ódio, a separação ou o julgamento, esta não está te ligando com Deus. O amor é o maior mandamento, a verdade e o caminho.
A felicidade é algo particular, não pode ser universalizada, diferente do sofrimento. Afinal, não sofremos todos sempre pelas mesmas coisas ?
A carência, ao meu ver, é o maior alucinógeno que existe. Nos leva a criar situações absurdas, ir de um extremo ao outro, e todo extremo é perigoso e nocivo.
Conhecer a si msm é ouro. Cometer deslizes é normal, o importante é fazer o caminho de volta o quanto antes.
O passarinho pode até pousar na nossa cabeça, deixar ele fazer o ninho é escolha nossa.