Yasmim Moura
Por que por voce eu movo o mundo ? Eu faço tudo pra arrancar um sorriso teu. Porque o meu maior desespero é o seu desespero por causa de um desprezo meu.
Aquela dor no coração, aquele medo de perder, isso sim é angústia. Isso é típico em pessoas sensiveis. A elas, qualquer palavra quebra um encanto ou constroi um conto de fadas. Por mais que tente, uma vez sensivel, para sempre sensivel . Isso é lindo e ao mesmo tempo ridiculo, depende do ponto de vista do outro. Mas o coração do sensivel é eternamente desvairado.
Não tente entender, nem ao menos decifrar cada coisa estúpida que digo. Só quero que me veja do jeito que eu sou, e me ajude a ser alguém melhor. Não julgue meus defeitos antes de me ajudar a corrigi-los carinhosamente, do jeito que só você sabe fazer. Não mude. Não queira que nada mude. Tudo esta perfeitamente em seu lugar, só os nossos olhos precisam enxergar diferentemente. Esse talvez seja o mistério da vida. Quem sabe ? Mas não me deixe, assim como juro nunca te deixar.
Me enlouqueça o quanto quiser, pois você pode ser o motivo e a cura da minha loucura. E sua presença me faz bem. Mesmo que impossível, meu sonho. Você me faz bem. Chore, amadureça, me peça para ficar. Tudo por você e pelo seu coração. Não penso ? eu, não. É só a razão. Se te amo tanto é o mínimo a fazer. Não me denuncie, é só um ato de caridade, em especial pelo que sinto, especial. Não me impeça de fazer qualquer loucura, de salvar a sua vida, de ver você em primeiro lugar. Não desobedeço às regras de Deus, entre nós a primeira das regras é te amar.
A cada dia, assim que abrir seus olhos quero que pense imediatamente no tanto de amor que lhe cerca. E que nenhuma mágoa nesse mundo seja forte o suficiente para mudar o que você é. Lembre-se também que eu estou aqui, de longe ou de perto orando por você, sentindo por você, te amando intensamente , lhe oferecendo todas as minhas forças. Meu coração estará contigo sempre que precisar, e eu movo mil montanhas por você. Seu jeito gigante , amável e brilhante de ser me fortalece e que isso reflita em ti também, que você saiba que toda a sua força e paixão cativa a todos, e o amor é seu lado mais lindo e sincero, muito bom de se sentir. Que isso tão lindo nunca acabe .
Amiga... que se preocupa com sua saúde, seu bem estar, seu conforto, seu bom sono, sua alimentação, sua postura, sua visão, seu sorriso, seu pensamento, seu coração, seus sentimentos, suas mágoas, seus problemas, suas dores, suas desilusões , sua vida... Amiga com quem voce pode contar a qualquer hora , seja dia, tarde, noite, ou madrugada. Amiga para quem voce pode telefonar no meio da noite com medo do pesadelo, quem te assegura quando tudo está escuro, quem jura e cumpre em nunca te deixar sozinha, quem te protege dos trovões, quem divide o abrigo no meio da tempestade. A amiga que chora só de pensar em te perder, que quer sua felicidade acima de qualquer coisa, que ora todos os dias por você, que te quer bem. Quero ser uma amiga maravilhosa sempre, nunca lhe desapontar , nunca lhe abandonar. Em hipótese alguma mentir para você ou esconder meus segredos. Minha caixinha de felicidade, personagem de momentos mágicos. Agradeço por cada momento, cada sorriso, e toda alegria que voce me proporciona. Estou para sempre contigo, onde quer que vá.
Veja bem... valorize tudo aquilo que é real e que ao mesmo tempo está presente em seus sonhos. Não há nada melhor do que prezar à arte de Deus, que concedeu à sua vida, o que parecia impossivel. Um anjo, ou um milagre ? Veja que isso é tão mágico , que parece ser passageiro. Mas não se engane, um amigo verdadeiro nunca se vai. Nunca.
Quero que um dia acorde e veja que eu sempre estive ali. Em seus sonhos, seus pensamentos, seus passos, cuidando para que nada dê errado. Entre nós essa amizade é tudo, e é ela que me faz ter forças a cada dia para lutar por mim, por você, por tudo. Sua verdade é o que fazia de mim uma mentira, minha realidade é o que faz de ti um sonho. E graças a Deus esse sonho está em minhas mãos, presente em minha vida, no meu pensamento, em meu abraço. Porque acredite, não há nada mais real do que um sentimento tão verdadeiro. Só quero provar a quem quiser se conter com minhas singelas palavras , que nada do que eu digo é demais, é exagerado e não é o bastante para expressar tudo o que sinto. É uma imensa e eterna gratidão que tenho à Deus pela minha vida, pela sua vida. São nessas palavras que tento provar a mim mesma que nada é um sonho, que você é real, e para mim é a essencia, é a força do meu hábito, meu cotidiano, meu ato. Sem você não sou mais nada do que me tornei agora, sem voce não sou nada do que realmente devo ser. Sem você eu não sou eu, sem você... ah, não existe "sem você" .
Eu já quis acordar e saber de tudo. Quando essa oportunidade surgiu, tentei encarar, mas a vontade de viver falou mais alto.
- Alô, tá tudo bem ?
- Está sim, só queria te contar meu sonho
- Pois bem, conte
- Eu estava no meu quarto, pensando em você e depois de um piscar de olhos estava ao seu lado.
- Uau ! será como isso aconteceu ?
- Eu não sei, só sei que foi muito real.
- Isso tudo é saudade ?
- Talvez... eu acredito no poder dos sonhos
- Eu também, mas o que tem isso ?
- Que quero que feche seus olhos
- Mas foi só um sonho meu anjo, apenas neles tudo pode acontecer.
- Não posso sonhar ouvindo sua voz ?
- É claro que pode, só não sei como.
- Quero que se sente em algum lugar e feche seus olhos, e preste atenção na minha voz.
- Ok, já me sentei e fechei meus olhos.
- Tá legal. Agora fique em silêncio, seremos só eu e sua respiração. Pense em como te amo e como sinto sua falta. Lembre dos tantos momentos... Agora abra seus olhos – ficam frente a frente - e pense o que eu não seria capaz de fazer para estar ao seu lado agora.
Ás vezes a vida nos empurra não é ? Chora não, você só está no chão, joelhos ralados, lágrimas nos olhos que se estendem pouco a pouco enxergando os horizontes acima de sua cabeça e corpo estendidos sobre o solo até que a chuva começa a cair e mais uma vez te impede de levantar. E mais uma vez sua cabeça se abaixa, mais lágrimas caem, e seus joelhos que antes pensavam em endireitar-se bambeiam suas pernas e você se rende. Em meio ao soluço ouve um estalo, enfim ergue o rosto, uma garotinha lhe olha caridosamente com as mãos estendidas, e atrás dela centenas de pessoas reparavam e copiavam o mesmo gesto imediatamente. Sem mero esforço, a garota senta ao seu lado, debaixo a chuva e com o rosto marcado pela maquiagem borrada. Lhe dá um beijo e sorri. É ai que você percebe que a felicidade vai além de um beijo, um abraço, conforto. A felicidade não é todos os sonhos realizados. Desabafo é preciso, desespero é inútil, porém imediato, e incrivelmente indispensável. Tudo isso é sentimento, isso é ter coração, caráter, espírito. Levante a cabeça, e não desista da vida. Jamais.
Eu encontrei no seu abraço a minha respiração, eu encontrei nos seus olhos tudo o que eu queria enxergar. Eu enxerguei nos meus erros tudo o que eu queria ser. Eu enxerguei na saudade você. Eu enxerguei em você um amor. Que não se explica, nem se resume. E agora eu só sinto. Sinto sua voz, sinto você nos meus sonhos. Eu ouço seus passos chegando com o pôr-do-sol gritando que milhas de distância só nos faz crescer. E eu te amo, mais que nunca, através do sempre, além da vida.
Eu olho em seus olhos e nunca consigo mentir. Eu confesso que viajo assombrosamente naquele olhar. Eu confesso que vejo um filme passar quando vejo aquele olhar, eu não decifro aquele sorriso mas sei que ele sempre me pertenceu, eu sei que ele sempre me fez feliz. E alguma melodia soa quando me abraça, e quando me tocas uma voz me chama e diz : não deixe partir. E eu obedeço.
Não tenho forças longe de você, é como um anjo sem asas, é como... eu sem você. Já não existe, já não faz sentido, já não da pra acreditar e muito menos imaginar. É impossível.
Não. Eu não sou perfeita. Nem pretendo ser. Sou um pouco curiosa demais, ciumenta demais, exagerada demais, dramática demais, sensível demais, feliz demais - até isso incomoda as pessoas - relevo. Mas não sou pequena. Eu sou de um tamanho que ninguém pode ver... pequena para o mundo e gigante demais pra todo mundo. O meu maior defeito pode ser a bondade, a ternura e paciencia que tenho até com aqueles que não merecem. E eu não sou nada perfeita. Nem pretendo ser.
Um dia eu sentei ao lado do meu avô e ele me disse "Não posso partir sem te ver lá em cima.", e eu achei que ele estava gagá. Era quase meia noite e estávamos na varanda. O céu sem estrelas da metrópole cedia lugar às nuvens acinzentadas. Eu aguardava meu pai. Meu avô é um homem sábio...sábio até demais. Mas eu ainda não entendia o que ele quis dizer. Insistiu em esconder.
Naquela noite discutimos política, ciência, história e geografia. Falamos mal dos latifundiários e endeusamos os filósofos gregos. "Que gagá, que nada?!" - retruquei em pensamento - ele sabe mais que eu, e nem pisa os pés numa escola.
Era 1:15 da manhã e a porta se abriu. Me levantei da cadeira da varanda, lhe dei um beijo pedindo a benção e me retirei. Quase passando pela porta da sala ele me gritou. Fiquei de pé ao seu lado, ele não desviou seu olhar que estava fixado no horizonte dos arranha-céus. "Eu quero te ver no lugar mais alto do pódium. Quero te ver com um papelzinho enrolado nas mãos levantando de uma forma ridícula enquanto as pessoas aplaudem, e posso até lhe permitir uma valsa. Mas só quero te ver feliz. E me prometa uma coisa..." "Seja o que for, diga" "Cuida da nossa família, ela é a sua base - você sabe que eu sei - não se desprenda do que é forte e verdadeiro. Afinal, é pra isso que você está neste mundo.". Fixou-se nos arranha-céus mais uma vez, acendeu seu cigarro,golou a cerveja e eu parti. Naquela noite, os meus sonhos me levaram onde eu nunca imaginava poder estar.
E então, eu me encontrei. Perdida. Não tão perdida quanto aqueles olhos que derramavam doçura a cada piscar. Eu me joguei numa ilusão de realidades, caindo da nuvem mais alta. Era aquilo o que eu queria. E então, eu me encontrei. Feliz. Já não sabia se aquilo ela alegria, alívio ou tortura, talvez por pensar toda a noite nos olhos profundos que cedo viriam me acordar. E então, eu me encontrei. Sonhando. E já não sabia se aquele filme onírico faria parte da minha realidade, eu detestei a realidade...desde que ela me levou àqueles olhos que só pude encontrar depois de cair da nuvem mais alta. E então, eu me encontrei. Com as mãos suspendidas e cheia de súplicas, no meio de uma multidão que não parecia me ouvir. E então, eu te encontrei. Calando meu grito, erguendo-me do chão, clareando o céu e me olhando com aqueles olhos profundos. Os olhos dos meus sonhos eram os olhos de um anjo. Mas o filme onírico depois que eu te encontrei, eu o vivo a cada dia.
Ok, o que é ter um irmão?
Ter um irmão não é compartilhar em seu DNA genes parecidos ou compatíveis. Não é nascer da mesma mãe e nem ter o mesmo pai. Não é simplesmente chamar de irmão, não é simplesmente cuidar, não é simplesmente ter que aturar como só um irmão consegue. Ter um irmão não é bater, nem xingar, nem apesar de todas as desavenças aplaudir de pé sua apresentação dos Saltimbancos no colégio. Ter um irmão não é pegar no colo pra se fazer de forte, não é encher o saco, roubar a comida e nem derramar o refrigerante. Ter um irmão não é sair pra passear no shopping, visitar o papai Noel, rir da cara dos outros, derramar pipoca no cinema e nem ver filmes de terror para assustar quando o outro dorme.
Ter um irmão é fazer com que a alma compareça em seu estado mais limpo, puro, suave, verdadeiro, aconchegante, amoroso e bom quando sente-se o cheiro do perfume. Ter um irmão é encontrar outra alma que te compreende pelo olhar, é saber que aquela alma te faz bem só por existir. É confiar, contar segredos, esquecer todos eles e enterra-los junto a todos os problemas. É, também, colocar a cabeça no travesseiro e rezar pra que ele fique em paz, pra que os anjos o guardem quando não puder estar por perto o dia todo. Ter um irmão é ter um amigo. Ter um amigo é ter um irmão. Ter um conhecido é existir, e saber que sua presença é notada pela sociedade. Ter um irmão é saber perdoar, é não abandonar, é proteger e defender contra o mal. Ter um irmão é só pra quem merece, é só pra quem sabe, é só pra quem deve.
Ter um irmão não precisa ver nascer, nem ser mais velho ou mais novo, só precisa ter. precisa existir, não precisa comparecer, mas precisa amar, precisa sentir, precisa precisar. Ter um irmão é ter carinho, ternura e ser gente. Ter um irmão é responsabilidade, e só quem ama entende.
Ontem minha mãe me contou uma história e eu parei para pensar no tempo... ou parei no tempo para pensar? Talvez tenha sido o calor do momento, talvez tenham sido meus hormônios de adolescente, mas me deu vontade de gritar, - de medo - ah, se eu fosse livre do amor!
A história era sobre dois amigos que corriam perigo numa floresta. A frente de um animal feroz, um dos amigos fugiu sem ajudar o outro. De reflexo, o abandonado fingiu-se de morto para tentar se safar. Felizmente funcionou. Após o susto, a covardia do primeiro amigo enfraqueceu as paredes da confiança. E a amizade? Acabou.
O amor da amizade é o preço mais caro que se paga por amar. O desapego é a dose cavalar de anestesia e a saudade o castigo mais piedoso quando se perde um amigo. Mas ao nascer, ninguém repara. É uma mistura de amor e ódio, de fraqueza e força numa fortaleza só. Uma convulsão de alegrias, saudade, proteção e carinho que incendeiam ofuscantes como fogos de artificio. Mas ninguém repara. A amizade não é só troca de olhares, conversas ao longo do dia, histórias, papinhos, fuxicos ou brigas. É sentir, aceitar, estar e viver em união. A covardia não constroi uma amizade. O egoísmo muito menos. Ser amigo é ter mais de um coração pulsando numa só alma. É algo metafísico, que pela física de um abraço sincero podemos enxergar. É dificil amar, amigo. Mas se eu sei amar você unica e transparentemente, posso ser feliz, sou um ser completo.
Talvez eu não queira partir, simplesmente por imaginar a dor que seria não ter você me despertando a cada manhã junto ao Sol.