Wolfgang Amadeus Mozart
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) foi um importante músico e compositor austríaco e um dos maiores nomes da história da música clássica.
Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburg, na Áustria, no dia 27 de janeiro de 1756. Desde pequeno já demonstrava sua genialidade para a música. Com três anos tocava piano e cravo, e com cinco anos começou a compor peças musicais. Com seis anos de idade, foi levado pela família a diversas viagens de apresentação pela Europa, onde se apresentou em várias cortes e importantes centros musicais.
Em 1769, Mozart escreveu várias peças sacras e serenatas orquestrais. Em viagem à Itália, esteve em Bolonha, onde foi testado pela filarmônica local e admitido como membro. Em Roma é recebido pelo Papa, que lhe concedeu a Ordem da Espora de Ouro, no grau de cavaleiro.
Com 16 anos, Wolfgang Amadeus Mozart é admitido como músico da corte de Salzburgo, na Áustria. Em 1774, apresentou, em Munique, a ópera “La Finta Giardiniera”, e compôs suas primeiras sonatas para piano. Em 1777 pede demissão da corte e passa a viver em Viena, sobrevivendo de seus concertos, da publicação de suas obras e dando aulas particulares. Em 1781, compôs a ópera “Idomeneo”, uma das mais notáveis de sua carreira.
Em 1782, casa-se com Constanze Weber, com quem teve dois filhos. Os anos seguintes foram os mais produtivos de sua carreira, época que compôs importantes óperas, sonatas e concertos para piano, músicas de câmara, em especial os seis quartetos de corda dedicados ao compositor Joseph Haydn.
A partir de 1786, sua popularidade começou a declinar. Com problemas de saúde e financeiros, em 1791, compôs suas últimas obras, entre elas, “A Flauta Mágica”, “A Clemência de Tito” e a missa fúnebre “Requiem”. Wolfgang Amadeu Mozart faleceu em Viena, Áustria, no dia 05 de dezembro de 1791.