W. H. Ferreira
Amar é viver uma saudade que nunca passa, onde a ausência se mantém mesmo quando o ser amado está presente.
Por que se rebaixa tanto ao chorar de inveja diante do meu sucesso? Veja bem! Você não percebe que por dentro eu rio toda vez que suas preocupações com a minha vitória te afetam?
Se por algum motivo você brigar com seu vizinho, mostre maturidade e peça desculpas. Um dia, talvez, você possa precisar dele, e se ele for generoso em te ajudar, você se sentirá humilhado, pois a generosidade é a maior humilhação que um arrogante pode receber.
Eu não sei
Eu não sei se convém procurar; eu não sei se convém me isolar; eu não sei de nada.
Eu não sei se estou sonhando, eu não sei se estou vivo, ou se choro, ou se rio. Eu não sei de nada.
Alguém explica o que está acontecendo, por favor? Eu não sei se é ódio, não sei se é dor. Só sei que essa coisa que tanto machuca chama-se amor.
Sem motivos, sem razão, sem circunstância, o que eu mais queria nesse momento é voltar a ser criança.
Sem compromissos, sem sentimentos, sem amores, sem paixões e sem momentos.
Sem pensar, sem saber, sem controle, sem medo de sofrer, e sem sequer ter que aprender.
Mas com saúde, com paz e esperança. Tudo que eu mais queria nesse mundo era ter você ou voltar a ser criança.
A arma do sábio é a generosidade. Com ela, ele fere sem causar dor; ensina sem ser professor e humilha sem ser opressor.
Saber de tudo um pouco é precaver do sufoco; é ser capaz de distribuir um simples cartaz; outrora, se até nisso se sente incapaz, talvez seja prudente estudar um pouco mais.
Seja sábio, não gaste energia diminuindo o sucesso dos outros; pelo contrário, elogie-o. Assim, você se mostrará grande e merecedor de admirações. Todavia, se você insiste na tentativa de diminuí-lo, você se mostrará invejoso e fracassado, e será motivo de gargalhadas e má fama.
Seja sábio, não espalhe notícias sem saber a veracidade delas; você poderá ser tachado de mentiroso e será humilhado quando te calarem a boca com a notícia verdadeira.
Cuidado com quem te copia, te espelha e admira; daí surgirão a inveja, a obsessão, a raiva e a ira, causando o enlouquecimento daquele que tanto admira.
Prometer é fazer sem ter feito, chegar sem ter saído, acordar sem ter adormecido. Prometer é sentir o pôr do sol pelo amanhecer.
O medo nos impede de viver uma vida autêntica, transformando-nos em marionetes desta sociedade julgadora.
Não se engane; a mesma nuvem fofa como algodão, que protege do sol e alivia a seca, pode se tornar insuportável em um momento de ira.
Não seja insistente demais; veja bem! Até mesmo o açúcar perde a sua doçura quando exposto por muito tempo ao fogo.
Olha só! Oito anos que se passaram em oito dias. Tão pouco tempo. Já vivemos aventuras, tristezas, alegrias. Ah! Se eu pudesse parar o tempo... Se eu pudesse, eu jamais pararia, pois cada momento vivido ao seu lado é tão maravilhoso que eu quero colecioná-los pelo resto dos meus dias.
Arrependimento
Não se escolhe arrepender-se;
arrependimento é um sentimento.
Manifesta-se na alma,
na inquietação do espírito,
na angústia que sufoca o peito
e esmaga nossos corações.
O arrependimento ecoa no choro,
represado na garganta,
na dor, no desespero pelo perdão,
no desgosto nos olhos de quem nos ama,
no remorso incontrolável
pelo passado que não se desfaz.
Arrependimento não se escolhe;
é algo sentido.
Não se engane: na vida, encontraremos pessoas aconchegantes, suaves e leves como as nuvens. Mas, elas não sustentarão sua carga quando você se apoiar sobre elas, e ainda o fritarão vivo com um raio feroz.
Quando você perceber que todas as peças estão exatamente onde deveriam estar e que você é apenas mais um peão na vasta imensidão de um tabuleiro de xadrez, você enxergará o invisível diante de seus olhos.
O sábio analisa atentamente seu oponente, ele não fala, não gesticula. Apenas ouve, observa e absorve para si todo conhecimento, e quando ele se pronuncia, sua sabedoria é tão apurada que ninguém mais terá a necessidade de falar coisa alguma.
Os detalhes são tão pequenos que passam despercebidos; ao mesmo tempo, são tão grandiosos que seria um erro ignorá-los.
Quando você perceber a pequenez que representa nesse pequeno grão de areia chamado terra, entenderá o quão insignificante é essa arrogância que tu carregas.
O sábio jamais entra em conflito com os teimosos, mesmo estando convicto de sua teimosia, pois a sua paz interior é mais importante do que qualquer esforço inútil de tentar convencer um tolo de sua tolice.