Vinicius Schuartz Caetano
Quando conheci a filosofia aprendi três lições:
Questionar tudo que existe;
Me alegrar com a vida que eu já tenho;
Tornar o mundo um lugar melhor.
O homem moderno é um DEUS: egoísta, vaidoso e orgulhoso. Ele se rende a tecnologia, destrói a natureza e extermina os animais.
Nesse tabuleiro o maior medo do rei, dama e bispo: é que os peões percebam pra que servem e se voltem contra seu reinado.
O conceito "monista" é o mais aceito atualmente pela filosofia e ciência. Mas como se explica criações como: rádio, wi-fi, bluetooth, infravermelho... Se não havia uma referência material para servir de exemplo?
Segundo o cristianismo Jesus o filho mais amoroso de Deus foi sacrificado para salvar a escória. Essa afirmação me leva às seguintes questões: como é chamado um pai que mata seu filho? Jesus não seria mais útil vivo do quê morto? Quem se salvou? Salvar do quê? Pra mim a única explicação é que mataram Cristo porque ele era um idealista que colocava o império em risco, então o sacrificaram para servir de exemplo, igual ao que sempre aconteceu na história.
A mídia espalha negatividade através de reportagens para que entre na sua: casa, vida, pensamento... Tudo para preencher o tempo de transmissão e intercalar os comerciais que é o grande objetivo. Do quê adianta saber de tudo que eles querem que você saiba e não fazer nada para mudar a situação? Seríamos uma espécie de testemunhas, ou cúmplices da falta de Humanidade? Haveria algo há ser feito para mudar o panorâmica?
Enquanto a filosofia discute as razões da própria existência, o senso comum discute sobre as razões da vida de quem existe.
A filosofia da mesma forma que o universo também está em constante mudança, dentre os homens, ela é o único meio viável para organização da vida. Mudanças podem ser negativas, cabe aos filósofos resolver.
Tudo que imaginamos ser: é oque foi; somos "apenas": um momento no espaço; para a eternidade: é como se nunca tivéssemos existido.
Parei de frequentar "templos sagrados" quando percebi que a maioria das pessoas rezavam e seguiam dogmas mas não agiam no dia-dia, não existia uma união aonde o líder promovesse uma revolução para acabar com o mau na Terra! Só existia egoísmo e vitimização pela falta de reflexão e alienação promovida pelo sistema - pois o mau que existia também era fruto dos atos dos próprios adeptos. E foi em meio a estes e outros questionamentos: que descobri que sou um filósofo.
Qual a desculpa do momento pro sistema aumentar os preços de tudo!? O COVID? A gasolina? No fim quem paga a conta é o proletariado que é o único que não tem o direito de exigir aumento. Pra isso inventaram o ditado: "a corda arrebenta sempre do lado mais fraco", sempre foi assim! É uma maneira de mostrar nossa condição de escravo. Até quando as massas vão ser conivente? Quando foi que nos "adestraram" para não lutar por nossos direitos? Se conformar com isso é normal, segundo a maioria; para os "privilegiados" é mais uma forma de se manter no topo da pirâmide e impedir que outros subam. Somos evoluídos! Viva a sociedade contemporânea do terceiro mundo!
Quer resolver seus problemas internos? Primeira resolva os problemas da sociedade - é ela quem cria nossos demônios. O maior medo de quem tá por cima é nossa união, pois, somos controlados pelas mídias sociais. Querem que a gente fique postando nosso dia-dia, ou memes, para acariciar nosso ego e nos vigiar impedindo que façamos reflexões. Fomos escravizados a servir um sistema que suga nossa juventude e depois nos descarta igual sucata. A liberação do álcool é a melhor maneira de amansar os animais selvagens.
Quer resolver seus problemas internos?Primeiro resolva os da sociedade, pois, ela quem cria nossos demônios.
O trabalhador tá com o corpo e a mente cansados, já não aguenta mais tanta humilhação e sofrimento para se contentar com a sobra dos seus exploradores. Existem alguns que sonham em ser exploradores - eles chamam isso de empreendedorismo.
Nossa vida em sociedade é um espetáculo, depois que descobriram que o colaborador feliz produz mais, fomos do drama cinematográfico para o show de ilusionismo.
Está vida é um "game". Quando sentimos o vazio de uma festa lotada: quer dizer que passamos para a próxima fase.