Victória Ramos
Tudo bem, eu sempre fui uma pessoa confusa, talvez meio desequilibrada e desligada, mas dessa vez estou pirando, meu pensamento está pouco a pouco me deixando louca. Eu prometi que iria parar de pensar nisso, mas não adianta, é inevitável não pensar, parece maldição. Tentei escrever sobre qualquer coisa, falar sobre a vida, a política, a violência; e quem disse que consigo? Estou pensando em dizer uma infinidade de palavrões bem feios pra esse meu ‘problema’, pode ser a solução certa, ou mandá-lo sair da minha mente. Começo a contar até 10 pra não falar nada, respiro, me controlo, respiro de novo e a vontade insiste.
Um grande fracasso, fui tentar me ocupar, tentei de todo jeito: lendo, escrevendo, dormindo, estudando e comendo feito uma obesa, e não dá, não fico mais culta, só fico mais gorda. Agora me diz, qual foi o feitiço? Será que fui tão pecadora assim, é castigo não é? Poderia ser uma escolha, poderia ser diferente, poderia ser com outra pessoa, por que tinha que ser justo comigo?
Saber esperar, não querer apressar os fatos, é isso mesmo, é o segredo. Esperar o tempo certo das coisas, aguentar a chuva forte pra ter o arco-íris estampado no céu e poder aproveitar o calor do sol mais tarde, é suspirar fundo, olhar pra cima e repetir pra si mesmo: "Eu sou forte, eu vou conseguir." Eu acredito que a vida faça um teste com a gente, como se fosse uma prova de resistência feita em várias etapas. Devemos provar que merecemos ter aquilo ou que somos dignos daquela pessoa, se fosse fácil não saberíamos dar o devido valor, e não é assim.
Se quer mesmo, prove que merece, que está pronto pra ter, que não é só mais um ali disputando, que veio pra ficar, pra conquistar o que for. É difícil, mas o que mais vale a pena requer esforço, pensamentos estendidos por várias noites, tristezas profundas, força interior, maturidade e o principal: aceitar que o melhor não acontece de uma hora pra outra, que nem tudo é claro e pronto, que sim, as coisas acontecem aos poucos, quando devem acontecer, mas sempre da forma mais bonita, que esperar é fundamental, que a recompensa chegará quando for o momento dela chegar.
Por favor, não me peça explicações, não exija que eu faça tudo certo, não espere atitudes de uma pessoa perfeita... eu quero que seja sem motivos, sem previsões ou planejamentos, que seja como tem que ser.
Em meio às contradições e entrelinhas serei clara, minha espontaneidade ficou oculta, quem sabe assustada de se mostrar, então vou tratar de usar a sinceridade nas frases que escrevo, nas talvez 'bobagens' que precisam ser ditas. É, vou dar minha cara à tapa, vai ser tudo ou nada.
Tenho medo sim, tenho vontades estranhas, quero me esconder de mim mesma, temo essa realidade de sentidos, sinto o que não compreendo, é o inexplicável que eu mais gostei de provar, eu esqueci que precisava tomar cuidado e quando menos esperei, pronto, já estava cruelmente envolvida.
Parece grego, me redobro pensando e nada, passo horas me perguntando as mesmas coisas, cadê o sentido, cadê a lógica? Não sei pra onde ir, vou admitir, não sei o que fazer ou o que dizer, só sei minhas frases prontas, estou perdida no indefinido, não encontro a droga da saída e repito: estou com medo.
Logo eu que me protegi tanto, que prometi 100 vezes que isso não aconteceria, eu que vivo dando conselhos pra quem precisa, exatamente, eu preciso de um conselho, quero uma palavra apenas. Enfrento, me escondo, deixo sentir o que for, ou digo abertamente olhando no olho o que se passa aqui dentro?
Parece que tudo vai dar errado, as circunstâncias não ajudam, os planos se perdem, o acaso toma conta da situação, as palavras viram besteiras, os assuntos não existem, nada é coerente, dá vontade de desistir e sair correndo. Apesar de errado, meio torto, é assim que as coisas se ajeitam, por estradas erradas e escuras que se encontra o que é certo, que se esconde o melhor, que a vista é linda. Já reparou que sempre quando parece que vai dar certo, termina da pior maneira? Então, quero mesmo que seja visto como errado, imperfeito, mas quero que dê certo, quero sentir o gosto de 'quero mais', quero dizer 'não sei o que está acontecendo', revirar meus pensamentos tentando entender, não só imaginar, quero ter.
Se fosse correto julgar, eu te julgaria por ser invejosa, falsa, duas caras, sem personalidade e sem caráter, e cá entre nós, minha vida me consome demais, sabe, eu vivo mesmo, eu tenho histórias pra contar, sou focada em mim, e diria que egoísta o bastante pra não viver a vida dos outros, eu não sou figurante da vida de ninguém, não fico horas gastando minha preciosa saliva pra falar mal das pessoas.
No fundo eu queria saber o que te prende tanto a minha vida, é incrível o que a inveja pode fazer com as pessoas, não é mesmo? Como elas se tornam ridículas e vivem ‘pagando pau’ por aí. O que eu quero dizer é que pode falar o quanto quiser, e quanto mais eu sei que minha presença te perturba, que meu jeito te irrita, mais prazer eu sinto em existir e permanecer presente. Ah, e pode pegar aquela cadeira na primeira fileira, te dou o direito de seguir assistindo a minha vida, mas agora de camarote, porque sei que os comentários ficarão por tua parte.
Somos tão imperfeitos e tão irracionais às vezes, achamos que sabemos tudo, sendo que não sabemos quase nada. Queremos ter tudo e muitas vezes temos preguiça de ir atrás do essencial. Temos um corpo, sonhos, características individuais, personalidades distintas, e infelizmente almejamos ser aquilo que a mídia diz que é definido como correto, o 'aprovado pela sociedade', mas esquecemos que a verdadeira e eterna beleza está dentro de um lugar que ninguém vai poder tocar, só pode ser sentida com o coração, que não pode ser completamente mudada, só lapidada com o tempo.
Jovens com depressão, pessoas com auto-estima baixíssima, bullying, adolescentes anoréxicas e com bulimia, casos de suicídio no ‘auge’ da juventude. É, o medo de não serem aceitos no meio social, o preconceito também, isso por acharem que estão acima do peso, que não se enquadram na escola ou num grupo. Mas até quando a sociedade será tão ignorante e imatura?
Uma roupa de Grife não faz ninguém mais bonito, mas um sorriso verdadeiro faz, não é o peso que mede talentos ou caráter, são os valores morais que estão dentro de cada um que podem medir ou não.
Chega de padrões ou de idealizar o outro. Que as diferenças sejam aceitas, que o respeito prevaleça, que a humanidade cresça, que a modernidade afete não só cérebro dos humanos, mas que alcance o coração.
Banal, anormal, estranho, belo e ridículo, muitas vezes óbvio, alguns soberanos e inimagináveis, o estilo é o traço mais marcante de qualquer imagem. Extremamente individual é sempre criador de polêmica e movimenta a mente principalmente dos jovens que insistem em buscar incessantemente um estilo a seguir, querem a todo custo estar na moda, caso contrário poderão não ser aceitos no meio social, mas sem saber que o segredo vem de dentro, e que este adaptaria perfeitamente às suas características físicas e psicológicas.
Cirurgias plásticas tornaram-se sonho de consumo, roupas caras de grife parecem ser mais necessárias que alimentos, cabelos lisos viraram o tipo único e ideal, o padrão de beleza. Mulheres precisam ter nomes de fruta, ir pra balada significa 'pegar todos' ou beber até cair. Parece piada e ironia, mas é realidade, a tal modernidade.
Lembre-se: pode ser mudada a imagem, mas a forma de olhar e o foco não, se uma pessoa for inteligente e digna pouco vai importar se esta veste uma roupa de boutique ou uma que estava em liquidação, o caráter não vem junto quando se compra um sapato novo, cabelos não são o reflexo do cérebro, é superficial.
As pessoas são bem mais que aparência, vão além da perfeição estética, não interessa o estilo, marca de uma roupa, dinheiro na carteira, o carro que está na garagem. A essência, a personalidade os princípios superam tudo, e o que de verdade constituem o homem. Ninguém compra, ninguém vende, ninguém acha, ou se tem, ou se é vazio interiormente.
Roupas escondem um corpo, um corpo esconde o coração, mas não precisa ser um sábio para enxergar, basta ser humano o bastante para ver o essencial. Optar pelo estilo que se quer seguir, ser aquilo que se realmente é, não temer a ninguém, só a si mesmo, cumprir o seu papel e jamais abrir mão do que é certo.
Alguém disse que seria fácil, que era só chegar que tu irias conseguir? Muitos dirão que é impossível, que é perda de tempo ou que tu não serves pra isso, mas quem são eles pra te dizer tamanha besteira? Eles são aqueles que sonharam a vida inteira e nunca foram atrás dos sonhos, os medrosos que nunca correram riscos, talvez os covardes que hesitavam em qualquer pedra avistada no caminho.
Sabe quem tu és? Tu és sortudo por ter uma vida, por ter saúde, oportunidades, por ter amigos loucos, mas amigos de verdade, por ter capacidade de sonhar e querer o melhor. A vida não tem prazo de validade, manual de uso e os dias jogados no lixo não voltarão mais. Ela é feita pra quem tem coragem de ousar, pra quem já caiu 300 vezes e se reergueu, só esses sobem ao pódio, apenas esses guerreiros sabem o que é sentir orgulho das próprias façanhas.
Não seja mais um humano, mais um no mundo, seja um vencedor, não dê ouvidos a gente fraca que tenta derrubar e acabar com sonhos alheios, se for pra escutar, que seja o coração, não sinta medo de amar, não tenha vergonha de chorar, faça o que dá vontade, seja quem tu és e nunca, em hipótese alguma, desista dos teus sonhos.
Todos vieram pra vencer, cabe a cada um lutar até o último suspiro, fazer todos engolirem as vaias e provar do melhor dos sabores: o gosto de sofrer, cair, mas no momento merecido vencer e conquistar a vitória.
A dor passa, aquele alguém "insubstituível" vai embora, o foco muda, o sentimento aumenta, a maturidade aparece, o que é verdadeiro permanece ou retorna. Início, meio e fim, sofrer, chorar, cair, surpreender, ressurgir, sorrir, ganhar, vencer, merecer. Isto é apenas um mero resumo da vida, sem entrar em detalhes é assim que acontece. Hoje estou melhor que há 2 anos atrás, eu quebrei a cara várias vezes até aprender, perdi a conta de quantas vezes quis pular do alto de um prédio, de quantos me decepcionaram, de quantas lágrimas eu segurei. Deixei pra trás um pouco da inocência mas carrego comigo muita fé e coragem, não costumo me mostrar exatamente como sou, gosto que descubram, que conquistem.
Me entrego a tudo que me encanta, de corpo e alma, vou com o coração e talvez sem muito uso da razão. Deixo os sonhos me guiarem, minhas teorias falarem por mim, meu lado negro me defender de gente ruim, eu vou indo, apesar de algumas quedas e leves tristezas acho o viver fascinante, o comparo como uma droga, quanto mais vivo, mais quero viver, quero mais e mais, menos de nada, experimentar tudo: ter inimigos, desafiar, provocar, amar descontroladamente, cometer pecados, ter paixões quentes e conhecer o amor mais doce e puro... vivo nos extremos, não gosto do meio, detesto em demasia ou amo enlouquecidamente.
Tudo ao seu tempo, aceitando os fatos e nunca esquecendo que os momentos sempre passam, que lugar de passado é na memória, que lugar de sonho é na realidade e que nem o menor acontecimento é por acaso.
No tempo certo vou conhecer um alguém, não vai ser nenhum desses meninos idiotas, ‘fortões’ ou fúteis, mas sim uma pessoa que Deus guardou só pra mim, é, eu sei que ele vai curar todos os machucados que ainda restaram, ele vai me fazer rir dos meus próprios tropeços, irá me apelidar de qualquer nome sem graça e vou adorar, vai me provocar com o olhar, me encarar profundamente quando eu ficar brava por besteira.
Eu vou engolir todas aquelas promessas quase convictas do tipo: “prometo que ficarei sozinha, não quero ninguém não”, vou poder sorrir quando ouvir a palavra amor, e me sentir segura por lembrar que o tenho.
Não vai ser apenas a excitante atração física ou a louca paixonite, vai vir do coração, irá me conquistar por inteiro, me prender cegamente, me fazer querê-lo mais e mais, me instigar, me fazer compreender o porquê de tudo ter dado errado antes, vai cobrir aquelas cicatrizes tão dolorosas do passado.
Já me perguntaram como posso ter tanta certeza, como posso acreditar que está tudo escrito. Por mais que ninguém entenda, quando eu fecho os olhos e penso no futuro vejo esse alguém, e apesar de ainda não ter esbarrado com ele por aí, sei que ele sente o mesmo quando deita a cabeça no travesseiro e começa a pensar na vida, é como se sentíssemos que o grande pedaço que compõe a história de cada um está cada vez mais perto e os esperando. Por esse motivo eu espero esse alguém incerto, mas certo pra mim, deixo que por linhas tortas tudo se endireite, porque na agenda dos encontros do ‘Senhor Destino’ a data já está marcada e quem tem intuição pressente.
Sou tão menina ainda, às vezes a malícia em forma de gente, às vezes a inocente apaixonada, a jovem rebelde, a boa filha, a caridosa ou a egoísta, depende do foco, depende pra quem. Pra falar a verdade, ao certo não sei, tenho reações que surpreendem, sentimentos que me matam, amores que me controlam, e por dias estranhos, me perco dentro dos meus sonhos loucos.
Eu grito pra não sufocar, escrevo pra não explodir, por mais que eu fale, ninguém compreende, isso é tão meu, é estranho pra mim, só pra mim.
Detalhes fazem sim a diferença, palavras sutis mudam o dia, um sorriso cura enfermidades, um elogio levanta o astral de qualquer um, uma atitude "boba" pode mudar a vida de quem menos se espera e salvar um coração partido.
E que fique claro: uma vida bem aproveitada não é medida por quantas bebedeiras se tomou, mas por quanto se amou, por quanto realmente se viveu. Hoje faça valer a pena o milagre de respirar.
Essa fase está sendo maluca demais pra mim. Uma pilha de decisões fazem fila na minha frente, as dúvidas me rodeiam, os medos tentam me assustar.
Pra dizer a verdade a vida ainda está recém começando, é agora que vou viver, vou optar pelo caminho pra seguir, tenho 50 % de chance de acertar, mas toda a coragem do mundo para vencer.
Lembrei daquela frase: ' pra se conseguir alguma coisa importante será necessário abrir mão de outra.' Assim será, de uma maneira vou ter que soltar um dos lados, preciso ser forte, chegou o momento de ser mulher, porque a menininha cresceu. Preciso construir minha carreira, realizar meus sonhos lá fora, pagar o preço dos desejos, provar que tenho talentos. Lágrimas cairão, mas sorrisos marcarão com maior êxito.
Talvez essa mistura de palavras não signifique nada pra quem está lendo, mas pra mim vale muito, só eu sei o quanto.
Daqui muitos anos irei reler este texto e sentir as emoções me dominando outra vez, quem sabe eu chore, quem sabe eu ria, só Deus sabe onde minha determinação e minha fé podem me levar.
A largada foi dada, o caminho tem perigos, tem armadilhas, mas tem presentes e surpresas que valerão a pena. Dentro da minha mala levarei o essencial e no meu coração o inesquecível. Mesmo que eu vá pra longe, vou ficar sempre perto, e daqui um tempo eu volto!
Nunca esqueça: Se existe um sonho muito grande, o risco vai ser proporcional, os danos e as perdas também, mas a vitória e a sensação de ter conseguido é maior que tudo, é única.
Nunca esqueça: Se existe um sonho muito grande, o risco vai ser proporcional, os danos e as perdas também, mas a vitória e a sensação de ter conseguido é maior que tudo, é única.
A vida é só uma, sonhos são vários, a coragem imensa, e a chance de desistência? Nenhuma! Nasci porque tenho uma missão, só saio daqui quando cumpri-la.
Nada virá fácil, tudo é merecimento, é uma estrada longa, o segredo é subir degrau por degrau, perder hoje pra ganhar algo melhor amanhã, se fortalecer com as quedas e vencer os medos. Viver, sorrir, buscar, partir pra batalha, não deixar de lado a humildade, nunca deixar de ser um humano de verdade.
Tenho amores de mulher, sonhos de menina, sou tudo ou nada, sou o calor e o frio, talvez hoje eu queira algo, amanhã pode nem fazer sentido. Minha impulsividade comete erros, mas eu que permito, assumo o que faço, mas não aceito julgamentos de humanos. Não falo muitos palavrões, nem faço juras de amor, embora acredite demais nele, mas sei que o meu ainda não chegou.
Eu tento lutar contra essa tentação, contra o furacão que domina meu corpo, amolece meu coração, aquele mesmo que remexe meus pensamentos, que me leva, mas é inevitável, sou tão tua, cada vez menos minha, tão perto de ti, tão afastada de mim, tão distante do mundo, mas dentro do teu mundo.
Eu desejo de volta aquilo que você me desejar, de verdade, uma hora ou outra a sua hora vai chegar, seu amor vai aparecer, as portas vão se abrir, porque depois da chuva o sol tem que brilhar, aliás, é quando o brilho é mais bonito e os raios mais intensos, capazes de desmanchar qualquer coração de pedra.
Nunca esqueça do verdadeiro propósito da vida, não diga que viverá amanhã, que semana que vem dará um jeito de ser feliz, saí do teu mundo e trata de viver hoje, encara teus medos, se apega ao que for verdadeiro e importante, tenha atitude e coração.
A partir de hoje só vou andar por uma direção, vou pra frente, levo meu coração e só irei entregá-lo a quem fizer o mesmo por mim, a quem conseguir olhar além do exterior.
Eu sou o whisky sem água, o fogo ou o gelo... não sou a cura nem o remédio sou o veneno puro, nunca fui solução nem saída, sou o problema, o pior e mais grave deles.
Não sou o conserto, sou o estrago, sou doce mas inflamável... perigo é a palavra certa, tentação é a explicação, tu me temes por saber do risco que é estar do meu lado, te esconde mas me persegue, me evita mas acaba me procurando sempre.