Victor Cadorini
A confiança não deveria ser um sentimento oferecido ao outro. A confiança deve ser conquistada, e a responsabilidade é de quem a coloca em prova.
Se viver o presente é, predominantemente, colher os frutos do passado, semear para o futuro, com discernimento, é essencial.
Quando você discorda imediatamente de algum pensamento, pode significar uma destas duas opções: ou você sabe muito sobre o tema, ou você não sabe absolutamente nada sobre o tema.
Existe um tipo de respeito que vai além das etiquetas, além do bom costume social. É um tipo de respeito inspirado pela sensibilidade e amparado pela sensatez. Um tipo de respeito discreto e, paradoxalmente, elegante. Também é muito raro, infelizmente.
Naturalmente existe a honra e o orgulho. Contra a natureza da minha honra eu não luto, e a deixo me orientar. Entretanto, contra a natureza do meu orgulho eu travo uma densa batalha. É preciso discernimento para identificar onde toca sua honra e onde amarga seu orgulho.
É mais prudente considerar a opinião daqueles que construíram soluções para problemas semelhantes aos seus.
Amar-se e aceitar-se não significa mudar a opinião, que antes era negativa, sobre alguns fatores pessoais. Mas sim identificar e reconhecer questões que são desagradáveis a si mesmo, e que são possíveis de serem mudadas através de trabalho e dedicação para o cuidado próprio, o bem querer pessoal. Aceitar uma miséria particular é proclamar-se indolente.
Você é capaz de convencer os outros, de suas convicções, através do seu êxito pessoal e exemplo de vida?