Vicente Falconi
Diante de um problema, as empresas já querem a solução, pulam todo o processo de análise das causas, entendimento das razões do problema e já querem ir pra solução. Essas soluções na maioria das vezes não são as mais acertadas, no final você tem métodos que custam caro e não resolvem o problema.
Nós, serem humanos, temos a tendência de deixar tudo pra depois. Nas empresas não é diferente. Se não houver uma cobrança, checagem, acompanhamento do processo pelo superior, na maioria das vezes nada acontece.
Meritocracia errado é um câncer. No momento em que você beneficia um amigo no trabalho em prejuízo de outro que tem conhecimentos melhores, as pessoas da sua equipe que forem realmente boas vão procurar outro caminho e você vai começar a perder os melhores e ficar com os amigos.
Certa vez tecebi um telefonema de um consultor que falou: "Desde que implementamos o novo modelo na empresa nada mudou."
Eu falei: "Se existe a meta e não mudou nada, das duas uma: ou o plano de ação está ruim ou ninguém executou".
No final, foi a segunda, porque somente tinham jogado nas seções o que queriam mas ninguém tinha acompanhado se realmente estavam fazendo.