Vanessa Rodrigues
Que a maldade, a mediocridade, a negatividade alheia, os sentimentos mesquinhos, não diminua os meus risos, que todos esses sentimentos pequenos me atravesse em forma de paz e positividade, que eu continue cultivando o bom humor, me esforçando para ser alegre. Com Deus ao meu lado ninguém me impedirá de sorrir!
Os talentos que Deus me deu, os valores e princípios que aprendi e me tornam o que hoje sou é o que me inspira a prosseguir, que não deixa a água à minha volta se misturar ao óleo que há em mim.
E mais uma vez Deus prova o seu amor...
É tão bom encontrar esse tipo de gente, com essa essência limpinha, gente que tenta sarar as feridas que ainda lhe dói, gente que amacia as durezas e clareia os dias escuros. Tipo raro de gente esse, que quase não se vê por aí.
[...] Mas o impressionante, que me deixa boquiaberta, é que em meio aos fatos, eu estou feliz. Consigo vê uma luz aos poucos se aproximando e clareando a escuridão que ainda me cerca, não são holofotes ou alguma ilusão imaginária, essa é uma luz especial, até então não soubera identifica-la, mas Deus me disse baixinho: esta luz é a luz que habita em você, em alguém se refletindo.
Vou fazer prevalecer agora essa nova visão sobre a vida e as pessoas, esse sentimento de gratidão a Deus e aos seus feitos. Fazendo extinguir uma ameaça de desistência que permeava meu pensamento. Surge agora uma perspectiva que me faz valorizar o que eu tenho e me lembra que possuo forças e habilidades para continuar buscando o que eu quero. As dificuldades e limitações ainda existem só não lhes concedo tantas oportunidades para falar, como outrora.
Sei que algumas feridas, vez ou outra, ainda irão doer, embora eu continue remediando-as de todas as formas, na tentativa de cicatriza-las. Só não posso simplesmente chorar, ou ser mal-educada com quem me aborrecer, não sou mais a princesinha do papai e até o bicho papão já me abandonou, a adulta da história agora sou eu, e quando crescemos sentimos na pele o que é errar, o que é aprender, o que é ganhar e o que é perder.
Olhando ao meu redor usando aquele olhar microscópico que só o nosso coração tem, consigo perceber e apreciar algumas pessoas maiores e melhores, pessoas que chegaram aonde eu não cheguei, que me servem de espelho, que me inspiram e me motivam a continuar buscando chegar lá. Cabe a mim não esquecer de usar esse olhar especial que só Deus nos concede, para reconhecer essas pessoas iluminadas, que iluminam.
Depois de tantas rupturas e algumas desavenças irremediáveis, chegam as mudanças tão necessárias, o momento de renovação tão esperado, como as flores no outono permito-me perecer, certa de que se Deus consente o outono, a primavera também consentirá, fazendo-me como as flores, de novo desabrochar.
Estar exatamente dentro da saudade é muito bom, mas por pouco tempo, quando se demora por lá torna-se arriscado, tanto quanto morar dentro de uma favela brasileira não pacificada. Não há paz.
Promova o seu sorriso, adote o bom humor, não porque você está sendo filmado, mas porque eu sei que você quer ser linda, e para ser linda você tem que ser feliz.
O melhor de tudo é essa cumplicidade que ficou, o cuidado recíproco, a alegria que o sorriso não consegue esconder quando sabemos que o outro está bem, ou a lágrima que os olhos não conseguem conter quando sabemos que não está. As lembranças dos momentos que marcaram e ficarão bem guardadas no coração... Quantos sorrisos, risos... E os abraços então! Ah os abraços... Esses na memória permanecerão.
Estou focando na parte boa, no lado bom, é tão gostosa essa sensação de está em paz o suficiente para enxergar esses fatos, sentir essa leveza, é como se eu saísse de cena um pouquinho e olhasse tudo de fora, de longe, inclusive a mim... E então consigo ver essas coisas, essas pessoas, essas oportunidades. Sigo insistindo em não piscar o olho um só instante. É como se eu tivesse ganhado um bolo enorme de um sabor que não gosto, mas tem uma cereja bem no meio dele. E eu adoro cereja.
Dores e limitações todos têm e sempre teremos, às vezes fracas, outras vezes tão fortes que perdemos totalmente o equilíbrio, temos a sensação de que não vamos conseguir suportar e que a qualquer momento iremos desabar. Mas a decisão é sua. Opte por chorar e sofrer, ou rir e superar. Eu escolhi ser feliz.
Vanessa Rodrigues
Existem coisas e pessoas que passam por mim, ao meu lado, me esbarram, mas não me tocam. Importo-me com o que é fundamental, com aquilo que acrescenta. Se você é importante para mim, me tocará sem nem me apertar às mãos. Vou vê-lo, senti-lo, ama-lo... Mas se não é, você pode colocar um outdoor com sua foto em frente à minha casa, o máximo que você vai conseguir é minha ignorância, ah e um sorriso sarcástico de decepção também. O que não é importante para mim, é descartável.
Algumas coisas em nossas vidas são fatos imutáveis, inventar desculpas e "historinhas pra boi dormir", não resolve, lamentar e reclamar aos quatro ventos também não. Olhe-se no espelho, não tente enganar a si mesmo, se definhar assim é sobreviver em decadência.
Tudo que eu quero é essa determinação que estou sentindo, com ela não há pessoas ou problemas que me parem, com ou sem a sua vontade, vou continuar seguindo. Tenho preguiça de gente que não é feliz e tenta enferrujar a felicidade alheia. Só Deus pode me deter, e se for necessário, que Ele o faça. Ninguém mais.
Que o Senhor, meu Pai, continue aperfeiçoando cada dia mais, esse dom que tu me destes, o de continuar cantando e encantando, como um passarinho livre, ainda que às vezes, meus sentimentos sejam os de um passarinho engaiolado.
Estamos cercados, não há para onde fugir, eles estão por toda parte. E o muro que ergui para guardar minha extraordinária vida acaba vez ou outra sendo pichado. Mas aprendi com a Polliana o “Jogo do Contente”. Então! Antes pichado que derrubado e invadida. Nada que uma nova pintura não resolva.
Não troco nada por esses momentos a sós contigo Senhor, não há nada melhor que ouvir a tua voz, não há... Não há nada melhor que ouvir a tua voz e ver a tua vontade prevalecer, ver se cumprindo a tua palavra dita ontem somente para mim... Isso é assombrosamente maravilhoso! E o melhor é saber que estou colaborando com isso, ainda que minimamente. Sigo guiada por ti, feliz e confiante, pois todas as coisas cooperam para o bem daqueles que te amam. E como eu te amo meu Deus...
Então vamos lá! Os caminhos estão aí à vista. Escolha o seu e siga, mas não esqueça, a vida é curta, portanto não permite blefes, tão pouco, subserviência. Lembre-se o resultado do que fazemos nos espera lá na frente. Boa sorte. Eu fui.
“Tudo que você quer, você consegue.” Uma frase que acredito muito, mas preste atenção, não é um querer qualquer que faz você realizar seus desejos, e sim aquelas vontades indomáveis, que costumam se tornarem nossos objetivos, geralmente são tão poucos em nossas vidas que só é dito no singular: objetivo. Esse sim você consegue, também são chamados de prioridades. E no caminho, motivados por aquilo, na luta por aquilo, costumamos abrir mão de alguns outros desejos, ou planos. Mas, perda nenhuma se compara a felicidade que sentiremos ao subirmos no pódio. Porém, tenha sabedoria para defini-los, antes de abrir uma sorveteria, somente por está com vontade de tomar sorvete.
Coragem é dizer o que sente, decência é criar e não copiar, bondade é viver sem a ninguém prejudicar... O resto é pura falta de educação!