Tucídides
O historiador Tucídides nasceu em Atenas por volta de 460 a.C. Filho de nobres atenienses, viveu em Atenas no tempo de Péricles, época em que a região atingiu o apogeu do seu esplendor econômico e cultural.
O general Tucídides distinguiu-se em várias campanhas militares, sendo por isso responsável pelo comando de uma esquadra encarregada de socorrer a cidade de Anfípoles, atacada por Filipe II da Macedônia. Como chegou algumas horas depois de ter sido a cidade tomada pelo inimigo, foi acusado de traição e exilado.
Durante o exílio, Tucídides torna-se historiador e fez diversas viagens de estudos. A obra que escreveu foi denominada “História da Guera do Peloponeso”. Nela narrou apenas os vinte primeiros anos dessa guerra, que durou vinte e sete anos. A experiência de Tucídides como participante da guerra garante a exatidão de suas exposições militares.
O ponto mais alto são os discursos que fez pronunciar pelos estadistas, generais e diplomatas. Redigidos pelo próprio historiador, mas com base em documentos e tradições conservadas. O mais famoso é o discurso de Péricles, uma oração fúnebre aos mortos no primeiro ano da guerra.
Tucídides foi considerado pela posteridade como um dos fundadores da história. Faleceu em Atenas, Grécia, provavelmente em 395 a.C.
Acervo: 2 frases e pensamentos de Tucídides.