Tiago Mendonça e Silva TAO.
O amor e a bondade são as únicas maneiras de solucionar os conflitos das ações.
É melhor faltar verdade em uma atitude sincera do que faltar sinceridade em um ato de "verdade".
Muitas pessoas se entregam pelas suas próprias palavras e se condenam pelos próprios atos.
Perde - se a razão de sempre estar certo quando a atuação é ainda condicionada pelos mecanismos de um bom jogo intelectual de entender ou expressar ainda as coisas.
Não são mais os valores que definirão a verdade nem o avanço cultural, mas as qualidades e características do que se é e se faz independente de representações ou até mesmo alusões culturais.
Não é complicado, quando o entendimento está a nível do caótico aparente e sem solução. Onde há compreensão e sabedoria prática, não é uma questão de conflito, mas de solução em algo cujo o defeito é como o certo que se fez torto brincando artisticamente como descontração irônica de que o errado se fez predominante.
Não é necessário tomar partido quando o caminhar sabe exatamente o que é e o que faz.
O que pra muita gente foi, é e vai ser novidade sempre se soube e sabe pela questão de entender as coisas pela alma pertencente a um mundo, cujo a história é feita dentro de possibilidades e características inerentes e condicionadas a um sistema "De si" e "Do outro". Aliás estamos falando de seres humanos e não - humanos apenas.
Condena a si mesmo quem trata um monstro com atitudes monstruosas.
Toda mulher é especial, e sendo mãe é muito mais especial ainda.
Se surpreendem com as novidades que já canso de saber, aplaudem ídolos por se iludirem com o pouco que pra si é o suficiente e engrandecem muitos sem saber que estão fazendo.
Os que hoje são grandes passaram pela prova da naturalidade simplicista de ser, fazer e buscar o que querem.
A ação é uma realidade inerente ao ser e a fé a substância que dar sentido a essa ação.
Liberdade é compreender o verdadeiro sentido da vida, entender o caminho que conduz a verdadeira felicidade é conhecer a si mesmo. Com isso tudo o que se fizer ou buscar será sempre na senda da "LEI" conduzindo você e sua vida a felicidade e estando sempre liberto de qualquer prisão, seja da mente, da alma ou das emoções.
Quando se descobre o porque das coisas se entende que tudo é simples.
Não existe nenhum segredo sobre o caminho, que caminhando ele não seja algum dia desvelado.
Tudo o que é melhoramento, evolução e progresso, verdadeiramente, tende para o Bem, para o Amor e para a Sabedoria. Caso contrario não é evolução.
Realidade e fantasia, ambas podem ser o que são quanto não podem ser; não são antagônicas, assim como a realidade é real, em em determinado ambiente e fantasia; a fantasia é fantasia, mas pode ser real num mundo mágico e maravilhoso do jeito que os seus mais altos sonhos são.
Tudo foi criado e é Criação, porém nada existe porque não existe por si mesmo. É apenas Criação. Tudo tem um fim e existe na aparência que se mostra como um vento que passa e passou e não deu em nada.
Agradece-se de coração a todos os amigos e companheiros porque contribuíram muito em nossa caminhada. Agradece-se mais ainda a todos os inimigos por nos fazerem enxergar e mudar (na)aquilo em que eramos falhos.
O existir é apenas uma aparência, uma casca de um fenômeno sofrido do que se é.
O que determinará seu Destino amanhã serão seus atos, pensamentos e sentimentos.
Não há nada para você e nem ninguém inventar ou criar, mas apenas a descobrir e a caminhar por tal caminho e de tal forma.
Existe uma "LEI", "Ordem" que é a verdade e mentira, pecado e virtude, bem e mau humano.
Você já é, apenas não sabe que é. Você faz, apenas esqueceu que dá conta de fazer. Você já alcançou, apenas se perdeu achando que não estar lá.
A maior emoção da vida é a realização de um sonho capaz de inspirar vários sonhos mais.
Existem quatro tipo de homens, o primeiro são aqueles que não sabem que são, nem tampouco entendem o que são, o segundo são aqueles que sabem que são, mas não entendem o que são, o terceiro são aqueles que não sabem que são, mas entendem o que são e o quarto são aqueles que sabem que são e entendem o que são. Entendendo que cada tipo é responsável por ser aquilo que é, mas não culpado por ser ou fazer o que se faz.
O futuro não existe, será um presente atual dentro de um ciclo incessante do tempo: passado, presente e futuro, se tornando sempre linhas do tempo, sendo cada um o que todos são no circular desse ciclo incessante, existindo e tendo sentido apenas para os que no tempo caminham, sendo na verdade uma coisa só.
Ninguém age corretamente quando condicionado por tudo o que existe no coração da ação.
Tudo já é, esperando apenas o seu tempo de se tornar, ser. Esse é o significado do livro da vida de cada um que já está escrito.
Tudo é ação e movimento, mas essa ação não provém de si mesma como se é, pois é condicionada por lixos que acumulamos em qualquer experiência... quando se desfaz desse lixo tudo se torna como se realmente é, se compreende, se entende, tudo fica claro e solucionado, nada mais há que você não possa estar com pleno domínio em uma situação claramente realizada para si.
O acaso é um destino disfarçado para coincidir a razão com fatos compreendidos ou não por qualquer um.
Os dois sentidos do termo "segunda morte" estar relacionado ao processo de auto - destruição e auto - realização, em ambos os casos a morte é o fator de dar sempre continuidade num ciclo constante cujo o fim na verdade nunca existe.
Você faz com os outros o que há de melhor em você.
O corpo condena a mente.
Só a compreensão, sabedoria e entendimento soluciona os conflitos produzidos pelas trevas do erro e da ignorância.
A vida é como um teatro dramático, trágico, amargo, doce, ruim e bom que o homem comum vive por estar vivo e seguir a corrente que lhe impulsiona, o poeta a expressa como um artista da existência, o filósofo questiona, o cientista pesquisa e estuda, o escritor a expressa em linhas do tempo e a vivifica nas letras e palavras que descreve, o sábio a percorre por linhas certas e que conduzem a felicidade, o místico a percebe em suas formas mais sutis e dimensionais e outros mais a percebe e a vive conforme níveis de consciências que estão e irão chegar nessa jornada infinita de ser e viver a vida, o mundo e no mundo.
A garantia de uma promessa não está na palavra de um homem, nem no caráter nem nos motivos de nele ter que confiar, mas sim na consciência de que sempre se deve se esforçar mais àquilo que você garantiu, entendendo sempre as possibilidades dos contra e não - contra de que aquilo pode ser ou não ser.
A base de viver do eu é o outro, e o relacionamento do outro com o eu dá significado a existir, mas de ambas as partes o sentindo é sempre a interdependência de que conforme é o relacionamento com o outro o eu pode ser, fazer, se tornar e realizar para si mesmo.
Cada um carrega em suas próprias costas o peso e a carga do que se é, pensa e faz.
Na verdade maturidade tem mais haver com aprender com as experiências do que a própria idade, no qual há muitos que ficam mais velhos e demoram a entender as coisas.
Para cada erro, uma nova chance.
Para cada descida, um aprendizado de maior tamanho.
Para cada acerto, um parabéns.
Para cada mudança, uma evolução...
e para cada momento e situação uma experiência que sempre vale a pena.
Todos tem a capacidade de construir um belo e extraordinário destino em suas vidas, mas só um sábio conhece o caminho por onde esse destino pode se concretizar.
Não lamentes tanto as coisas ruins e negativas da vida, faça a diferença em si mesmo em poder fazer algo para mudar, transformar e ajudar.
Se você limita suas indagações, questionamentos, perguntas, conflitos e problemas apenas em suas questões pessoais, particulares e individuais, jamais encontrará uma solução verdadeira para uma realidade que está muito além de si mesmo.
A atenção, o carinho e o amor que você deixa de dar ao outro é uma dívida que a vida te cobrará mais adiante em várias situações, fazendo com que você receba em troca tudo o que faz e de como se relaciona com cada ser.
A maneira que você julga alguém, em um outro sentido você julga a si mesmo também.
Percorrer sua própria jornada com sinceridade e esforço é a melhor coisa a ser feita em todo o caminho.
O mundo é um misticismo repetido sem novidades para quem já sacou aquela velha charada da vida que muda sempre de forma, mas nunca perde sua essência.
O mundo é uma teia de miragens e ilusões, por trás dessa teia existe o verdadeiro causador... elimine a teia e poderá enxergar a intenção do causador.
O caminho é conhecido por todos, mas muitos se esqueceram de que o conhece.
A atitude errada perante alguém que é errado e está sendo julgado, imperceptivelmente e indiretamente, estará aumentando esse tipo de erro e causando mais e mais martírio, amarrando a mão e vedando os olhos de fazer com que enxerguem a Luz espiritual capaz de libertar.
Nunca critique, mesmo o outro sendo merecedor da crítica. Apenas fale quando for necessário para melhorar a situação, ajudar e contribuir verdadeiramente para o Bem e melhoramento.
Liberte-se da prisão e dos limites de apenas se preocupar com seus interesses ou problemas pessoais e individuais, abra seu coração, conscientize - se para melhorar a si mesmo, ajudar seu próximo – plantas, insetos, animais, pessoas, natureza – e contribuir para o melhoramento da humanidade com Amor, sinceridade e desinteresse de ser reconhecido.
O sábio não se preocupa em provar ou justificar nada. A Verdade por si só é suficiente.
A vida é um conjunto de relações, cujo essas relações nos levam a um determinado destino.
A dor e o sofrimento é só uma estratégia do destino para que tudo der certo e fique bem, o destino de todos é ser feliz.
Geralmente muitos dizem desejar a felicidade, mas na verdade só querem as coisas à sua maneira pessoal.
Onde você estiver sempre terá problemas a resolver, com quem você estiver sempre terá incômodos a suportar, como você estiver sempre terá conflitos a encarar... não se tem pra onde fugir, a vida é um conjunto de lutas e batalha e só quem pode fazer a diferença nisso tudo é só você mesmo.
Existem dois tipos de pessoas erradas: A primeira são aquelas pessoas ignorantes que erram por acharem que estão certas, não se acham erradas, são incapazes de enxergar ainda. E as outras são aquele tipo de pessoas que sabem o que é certo e errado, mas erram de propósito com intenções maldosas ou para tirar vantagem dos mais ingênuos. É diferente os dois casos, mas ambas a ignorância sobre o caminho persiste pela falta de vivência do mesmo.
Existir é a condição de estar, ser. Vida é o estado de existir atuante e ativo contínuo ou não, e viver é o ato de existir na vida.
A crítica que você faz a outro é a prova que você terá quer passar amanhã.
Entender a causa de sua própria ignorância é a luz da sua vida.
A justiça coloca tudo no seu lugar corretamente. A vingança dá crédito para que, quem se vinga ser o novo algoz da situação também. Quem paga com a mesma moeda é o mais novo devedor agora. Justiça é uma coisa, fazer as coisas do seu jeito é outra.
Você nunca será justo enquanto não se colocar no lugar de ambos que envolvem a situação, muito mais ainda quando for justo até mesmo com você estando errado e tratando a si mesmo como trataria qualquer outro.
Faça o bem sempre, mesmo com decepções, tragédias, não sendo reconhecido ou ignorado, pois a verdade e a justiça no final sempre vão estar do seu lado.
Sofrer sem aprender significa continuar sofrendo e passando pelas mesmas coisas ruins de sempre.
A vitória sem sabedoria e entendimento representa duas derrotas amanhã. A derrota com sabedoria corrige erros te fazendo melhorar sempre.
Aqueles sentimentos que nos deixam tolos e bobos, ainda há assim mesmo neles uma porção da razão capaz de inverter toda a situação.
Quem tem como arma o conhecimento pode muitas vezes ficar para trás se não tiver a sabedoria para aplica - ló e a humildade para sempre estar aberto ao novo.
É muito mais inteligente ter os obstáculos como inspiração e aprendizado do que entrar na onda deles e se deixar cair.
As vezes o que é menos importante é o que mais tem valor, nas situações cujo as qualidades vantajosas perdem seu território devido a ineficiência e impotência por ser grande e não saber errar.
Ontem eu era um herói pra certas pessoas, hoje me inspiro em suas simplicidades pra superar o que se pode vencer independente dos estrelismo que sempre apresentei a todos.
Não se deixem seduzir por ídolos nem pessoas importantes, podem ser útil em vários aprendizados, mas podem também se tornar limites para seu crescimento pessoal.
É melhor errar sinceramente do que acertar falsamente. Santo que se mostra é malandro, é pior do que os criminosos. Humano que assume seus erros está percorrendo mais degraus a ser um anjo, mesmo ninguém isso percebendo.
Hoje tudo está tão delicado e sensível, que se um analfabeto fala algo sobre o mito de Prometeu, é o suficiente para se perceber que o espírito deste século tornará os indivíduos heróis equânimes a tudo que se valoriza, se considera, faz... sem ninguém mais ser aquele destaque de nível em qualidades de tudo o que se possa considerar em grande ou pequeno valor.
O homem está em mais uma idade de amadurecimento, as coisas ainda nem começaram a acontecer direito e já tem gente achando que é o fim do mundo.
A diferença nesse novo tempo é simplesmente a igualdade em áreas diversificadas. Foi se o tempo do Messianismo e seu Messias.
Antigamente nos contos de fada os príncipes eram transformados em feras, bichos e monstros, hoje a gente ver monstros, feras e bichos se transformando em príncipes pela mídia, pelo sistema e por líderes governamentais. (Sem generalizar nada).
Nem tudo o que falam, é o que realmente querem dizer.
O ato de existir interferiu no processo de viver ou vice versa, inventando e reinventando, construindo e reconstruindo o homem e os seres, conforme as características e qualidades, que produz o quadro humano pelo espírito de um século que sintetizou e sintetiza a máscara e a própria identidade do ser perdida pela "experiência" e só reencontrada pela razão e compreensão na luz de um caminho que só será entendido depois do caos necessário "e escolhido" a se passar.
Aquilo que é escrito, um dia será apagado
Aquilo que é dito, um dia deixará de ser escutado
Aquilo que é feito, em um determinado momento, não será mais feito
Tudo passa com o tempo, se apaga e se perde com o vento
A impermanência de tudo é a realidade
de todas as realidades de todos os tempos
E as coisas são apenas verdades que são
No silêncio e na quietude, tudo mais é teatro
que um dia perderá a graça e a fama.
A simplicidade é o nível mais elevado das coisas da vida.
Ajudar, estender a mão a um inocente, vítima de um criminoso ou ignorante é fácil. Difícil é tratar e trabalhar corretamente para que esse criminoso ou ignorante se conscientize e caminhe em direção à regeneração.
Escritos, palavras, professores, mestres são necessários para orientação no Caminho. Quando se compreende internamente e vive-se o Caminho almejado, escritos, palavras, professores, gurus, mestres ... são cadáveres.
Muitas vezes aquilo que você mais despreza, não aceita e te acarreta muito sofrimento, é algo que quer te dizer algo. É correto acontecer, é o melhor para você e é verdadeiramente o seu Bem.
Adorar, cultuar, amar ao extremo ou odiar algo é, na verdade, a maneira mais baixa para fazer acontecer nas coisas aquilo que realmente deveria ser.
Tudo aquilo que penso como conclusão ou interpretação de algo, já o questiono também dando possibilidade a uma outra conclusão oposta da que coloquei como Verdade.
A natureza consola por si só, tudo aquilo que está em um limite de dor ou sofrimento inconsolável.
Quando você sonha, você atiça o motor que produz força e poder para conseguir qualquer coisa. O resto está em suas mãos.
Quando você perde a pessoa amada, que gosta muito e ela ainda permanece dentro de você, você a perdeu exteriormente, mas o fantasma e a ilusão dessa pessoa ainda existe, mas só dentro de você. E quando você perde essa pessoa exteriormente e também dentro de você, você ganha de volta a si mesmo, seu rosto, sua beleza, seu valor, sua vida, sua felicidade.
Muitas vezes um elogio é só pra agradar, um concordar é só pra não causar conflitos e um dizer não, é só pra não machucar.
O ódio e a raiva não são amigos nos fazendo agredir e até mesmo se vingar, mas sim, mais um inimigo nos causando mais uma dívida com o nosso próximo.
Existir é necessário, inevitável... viver é um compromisso.
Todos são uma autoridade em si mesmos, todos os problemas se resumem no conflito entre o seu eu e essa autoridade.
A história não é bem um fato como se pensa e a estória não é também uma fraude como se acha, elas acontecem e jamais são do jeito que a vemos. A história não é, ela acontece, se torna e termina sempre em si mesma.
O mundo se tornou tão complicado a ponto de facilitar as idiotices chamadas de verdade pelos homens.
Não sou do bem nem do mau, sou poeta.
O maior dos guerreiros é aquele que vence a si mesmo.
Vencer a si mesmo é mais importante do que você ter toda a riqueza do mundo, mais importante do que todos os gozos desejados pelos sentidos, é mais importante do que se você fosse rei de universos.
Artes Marciais é em seu real sentido uma jornada esotérica rumo à realização espiritual.
O Verdadeiro guerreiro atinge sem golpear, machuca sem agredir, vence sem lutar.
Lutar na verdade não é um conjunto de golpes ou técnicas intencionais (ataques, defesas, contra ataque...) e sim um estado de espírito pacífico atuando com golpes e técnicas em determinadas situações, mas não aplicando golpes nem técnicas, pois essas saem por si mesmo como parte do guerreiro conforme a situação.
Resultados de uma luta não são verdadeiramente resultados, são as ferramentas de um ego baixo, interesseiro e intencional que pensou, fez, realizou, determinou o resultado num sentido que só tem valor para ele.
Treinar ou praticar artes marciais é algo falso, desenvolver-se um artista marcial é que é verdadeiro.
O verdadeiro guerreiro está pronto para qualquer luta ou combate independente da situação ou do seu oponente.
Quando a vontade for vencida e o ego absorvido surge no lutador o verdadeiro espírito de guerreiro.
Treine, dedique – se com sinceridade do fundo da alma, aperfeiçoe-se e se prepare para tudo e saiba que ganhar, perder, empatar, resultados não são fatos.
Você deve matar a si mesmo, não enxergar oponente nem situação, não ter espírito de luta e triunfar sobre a vontade, absorvendo todo o ego, estado não estado de vazio, só assim vencerá o invencível, fará o impossível, compreenderá o transcendental e irá diretamente ao Todo e o Todo irá até você.
A espada não é a arma do guerreiro, mas a sua alma em um objeto desnecessário.
O Kobudô não utiliza armas, apesar de desenvolver habilidades em diversas armas, a questão é que o verdadeiro Kobudoka em um combate despreza seu ego, ouve seu coração, guia – se pela sua alma e compreende as coisas do espírito.
Karatê – Do (caminho das mãos vazias) cujo significado tem haver com um sentido histórico de uma época em que era proibido utilizar armas em combate no Japão, tem também, além disso um outro sentido, que o próprio Funakoshi deixa claro em um de seus pensamentos que, o termo (Vazio) transcende este sentido histórico apenas, sendo seu real sentido o (Vazio) o mesmo espírito do significado Taoísta e esotérico do nível mais elevado espiritualmente quanto tecnicamente no combate ou em qualquer situação da/de vida.
A agressão é sempre sinal de fraqueza.
Competir não é necessário, provar aos outros é ridículo.
O mais forte não é aquele que muito agride, mas aquele que tem a melhor defesa.
Aquele que acha que vence os outros porque o agrediu, perdeu na verdade para si mesmo, sendo vítima de suas próprias fraquezas e ignorância.
Lutar pela honra? a luta aí é lutar contra seu orgulho em defender a honra de sua própria vaidade.
Só o homem pacífico é realmente forte.