Tiago Gancheiro
O que faz do indivíduo um pensador ou um filósofo, não é apenas seu intelecto, mas a circunstância em que ele vive.
Muitas vezes o futuro tem melhores oportunidades a nos oferecer, porém, impedimos que se concretize pelo fato de ainda estarmos presos ao passado.
O tempo.
A melhor maneira de se aproveitar o tempo, caminha juntamente com a nossa função de pensar, logo este passa a ser a essência da vida, porque ele é a vida propriamente dita.
Somente o tempo pode nos levar a forma mais próxima da perfeição, e esta se desenvolve a partir do aprendizado com seus próprios erros.
Para o tempo, não existem leis, ninguém tem o poder de controla-lo, apenas podendo ser administrado. Podemos perder tempo de várias maneiras, porém, o homem não possui nenhuma para recuperá-lo. A cada segundo que se passa, se passa também nossa vida, como se fosse uma contagem regressiva, nos levando ao fim.
Saber dar valor ao tempo, é valorizar a sua vida, aproveitando ao máximo o presente, o passado e o futuro.
Aproveitar o tempo é amar a vida.
São as dificuldades que nos fazem crescer, logo, ganhamos experiência, que ao decorrer do tempo pode nos levar à sabedoria.
Na vida devemos dar um passo de cada vez, tendo certeza de onde se pisa, para evitar-mos uma futura queda da qual podemos nos machucar profundamente.