Theodore Roosevelt
Theodore Roosevelt nasceu em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 27 de outubro de 1858, em uma família descendente de holandeses que se estabeleceu na América no século XVII. Com 18 anos entrou em Harvard, com a intenção de se formar naturalista, onde estudou durante quatro anos.
Em 1881, foi eleito para a Assembleia do Estado de Nova York, exercendo o cargo até 1884, onde se destacou como um importante reformador. Com a morte de sua esposa, resolveu abandonar a política e investir parte da herança deixada por seu pai, em uma fazenda de gado em Dakota. Em 1886, casa-se novamente e retorna à política.
Em 1889, após a eleição de Benjamin Harrison (1889-1843), Roosevelt foi nomeado como membro da Comissão do serviço civil, onde mais tarde tornou-se presidente. Em 1895 foi nomeado para a direção do Departamento da Polícia de Nova York, onde estabeleceu uma grande reforma. Em 1897, durante a presidência de Willian Mackinley (1897-1901), Roosevelt é nomeado ao cargo de secretário adjunto da Marinha Americana.
Em 1898, foi como voluntário a Cuba, na Guerra Hispano-americana, como tenente-coronel, no regimento de cavalaria, cuja luta ele relata em livro. Nesse mesmo ano, é eleito governador do estado de Nova Iorque. Em 14 de setembro de 1901, após o assassinato de Mackinley, ele assume a presidência, tornando-se, com 43 anos, o mais jovem presidente americano. Em 1904, foi eleito para um mandato completo.
Theodore Roosevelt levou o país na direção das reformas progressistas, criou uma forte política externa, organizou um reflorestamento nacional e projetos de irrigação, assegurou a construção do canal do Panamá. Por mediar a Guerra Russo-Japonesa, em 1906, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Em 1912, tentou voltar à Casa Branca, criou o Partido Progressista, mas perdeu as eleições.
Theodore Roosevelt foi um brilhante orador, foi convidado para diversas palestras. Deixou grande produção literária, que inclui 26 livros, mais de mil artigos de revistas e milhares de discursos e cartas.
Theodore Rooselvet faleceu em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 6 de janeiro de 1919. Seu rosto foi esculpido no Monte Rushmore, na Dakota do Sul, ao lado de George Washington, Thomas Jefferson e Abraham Lincoln.