The Handmaid's Tale
Isso é a liberdade? Até isso é vertiginoso. Como um elevador com os lados abertos. No limite da atmosfera, você se despedaçaria. Vaporizaria. Não haveria pressão para mantê-lo inteiro. Ficamos tão confortáveis com as paredes. Não demora tanto assim. Use o vestido vermelho, use as toucas, cale sua boca, seja uma boa menina.
Um rato em um labirinto está livre para ir para qualquer lugar, desde que fique dentro do labirinto.
Quando pensamos no passado, são as coisas bonitas que escolhemos. Queremos acreditar que tudo foi assim.
Eu acredito na resistência, porque acredito que não pode haver luz sem sombra; ou melhor, não existe sombra a menos que também haja luz.
O momento da traição é o pior, o momento em que você sabe, além de qualquer dúvida, que foi traído: que algum outro ser humano desejou a você tamanho mal.
Heresia. Você é punida por isso. Não por fazer parte da resistência. Porque, oficialmente, a resistência não existe. Não por ajudar pessoas a escapar. Porque, oficialmente, fugas não existem.
– Como Senhora Waterford, você tem importância.
– Até certo ponto.
– Então mova o ponto.
(Diálogo entre June e Serena)
Por favor, Deus, olhe por ela. Proteja-a. Pois este não é o lugar com com águas calmas e pastos verdes, se o Senhor não percebeu. Este é o vale do mal. E há uma tonelada de mal para se temer.
Senhor Jesus, seja revelado do céu com seus poderosos anjos. No fogo flamejante, Tu te vingarás. Queimem, filhos da puta, queimem.
É estranho ser finalmente invisível. Uma das razões pelas quais escolheram vermelho é o oposto. Somos fáceis de pegar pois somos fáceis de ver. Como sangue na neve.
– Isto é algo que eu não entendo. Se as mulheres não querem ser definidas por seus corpos, por que estão sempre utilizando-os para conseguirem o que querem?
– Talvez elas não estejam. Talvez os homens sejam distraídos com facilidade.
(Diálogo entre o Comandante Joseph Lawrence e Ofjoseph)
E isto é o que fazemos: nós os assistimos. Os homens. Nós os estudamos. Nós os alimentamos. Nós os agradamos. Nós fazemos com que se sintam fortes ou fracos. Nós os conhecemos muito bem. Sabemos os seus piores pesadelos, e, com um pouco de prática, é o que vamos nos tornar. Pesadelos.