Thais Caleffi Guilhermeti
O Amor
Ah...O Amor! Quem é que sabe o que isso realmente significa? Eita palavra tão pequena, porém tão profunda! Realmente não sei se alguma vez senti essa emoção tão profunda em meu coração que é amar alguém! Às vezes nos enganamos com nossos sentimentos, e no meio de nossa euforia sentimos sensações prazerosas que nos dão a entender que isso que estamos sentindo é amor! Mas será, que o simples fato de nos envolver com um outro alguém por um período um pouco mais longo que o comum significa que estamos amando esta pessoa?
Dizem que amar é sentir a perna estremecer quando vemos a outra pessoa, é nos arrepiar com apenas um toque, é perder a concentração assim que vemos a pessoa amada, é esquecer que existe um mundo lá fora, é fazer de tudo sem desejar nada em troca, é se doar de corpo e alma sem querer recompensa, é se preciso abrir mão de sua própria felicidade para que a pessoa que você ama, possa ser feliz com que quiser, é dar um sorriso quando queremos chorar é abraçar e beijar bem forte mesmo quando estamos chateados, é dar o universo sem pensar em você, é por a sua vida em risco para salvar a vida do amado, é quere fazer o bem a cima de tudo, é chorar de alegria mesmo quando em seu coração só cabem as tristezas desta vida. É achar a outra pessoa perfeita mesmo sabendo que ela tem muitos defeitos, é amá-la em primeiro lugar sempre, é quere fazê-la feliz sempre! É ficar chateado por 30 segundos e depois pedir desculpa correndo e aproveitar todos os milésimos de segundos perdidos. E Acreditar que nada vai dar certo se ele não estiver ao seu lado! Que sua vida sem ele não teria a menor graça, e que ele é sim a coisa mais importante da sua vida!
É acreditar que precisa mais de quem você ama do que o ar que você respira, por que usamos o ar para sobreviver e do nosso amor parar viver
Se isso não é amor!? O que mais pode ser?!
Eu aprendi que a vida é mais simples do que a gente pensa; basta aceitar o impossível, dispensar o indispensável e suportar o intolerável. Aprendi que importar-se com outra pessoa abre a possibilidade para se magoar com as falhas ou ausências dessa pessoa. Para nunca sofrer é preciso nunca amar. Aprendi que talvez o que eu almeje nunca venha acontecer, mas a minha esperança me da forças pra eu continuar vivendo sem medo de ser feliz. Aprendi que quem tenta possuir uma flor verá sua beleza murchando. Mas quem apenas olhar uma flor num campo permanecerá para sempre com ela. É importante entender que as pessoas não se precisam, elas se completam. Aprendi que demora anos para construir confiança e minutos para destruí-la. Eu aprendi que na vida mais se vale uma amizade verdadeira do que um amor falso, por que os amigos são anjos sem asas e é a família que Deus nos permitiu escolher. Aprendi que amar só pode dar certo se você entender que é preciso amar-se acima de qualquer coisa. Por que pra ser feliz basta querer! Não é preciso tempo para se apaixonar, mas é preciso anos para saber o que é amor. Aprendi que as pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas e nem nós estamos aqui para satisfazer as expectativas delas! E não há palavras no mundo que convençam mais que uma lágrima e eu sempre procuro viver cada minuto dos meus dias intensamente por que meu desejo é viver e não simplesmente existir! Eu tentei de todas as maneiras ser feliz e com o tempo eu descobri que o único segredo para isso é querer sem feliz acima de tudo. Eu sempre procuro esquecer os erros do passado, viver sem medo o meu presente, e me preparar pra novas realizações no meu futuro. E eu aprendi a entender que o sucesso não é o final e o fracasso não é fatal: o que conta é a minha coragem para seguir em frente. E eu também aprendi que a metade dos erros que eu cometo vem do fato que eu sinto quando devo pensar e penso quando devo sentir. Por que eu aprendi a perdoar mas não esquecer, aprendi a parar de chorar, mas não de sofrer. Enfim eu sei que mesmo que eu viva quase um século esse tempo não será suficiente para eu realizar todos os meus sonhos, falar tudo o que tem que ser dito. O jeito é me conformar com a falta de algumas coisas em minha vida, ou lutar para realizar todas as minhas loucuras! E eu descobri que o amor só é lindo quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser! E como já dizia Mário Quintana: o mais importante é que com o tempo você aprende a gostar de você a cuidar de você e a principalmente a gostar de quem também gosta de você. Por mais difícil que seja a minha vida eu vivi, por mais duros que sejam os meus obstáculos eu os ultrapassei, e por mais cruel que seja o meu destino eu lutei. Só assim eu consegui um pouquinho daquilo que se chama felicidade!
Alguém já disse que te ama, que você é especial e importante e que se preocupa com você hoje? Alguém já lhe pediu perdão hoje? Alguém já lhe agradeceu hoje? Pode até parecer estranho mas...Sim EU TE AMO, você é muito importante e especial pra mim e eu me preocupo com você...Quero pedir perdão por tudo o que fiz e por tudo o que eu venha fazer...E principalmente agradecer por ter surgido em minha vida no momento que eu mais precisava de alguém assim igual a você! Então decidi me abrir por que amanhã pode ser tarde demais, tarde demais para pedir desculpas, tarde demais para tentar, tarde demais para acreditar! Eu adoro você meu bebe e vai ser pra sempre assim!
“SE VOCÊ ACHA O CUSTO DA EDUCAÇÃO ALTO...EXPERIMENTE O DA IGNORÂNCIA!”
(Derek Bok)
Hoje os papéis se inverteram! Agora eu falo e você me escuta! Engraçado isso não? Quando a professora Valdirene me convidou para fazer esta fala hoje, me senti um pouco constrangida, mas ao mesmo tempo muito lisonjeada, afinal são pra poucos a honra de ter em um mesmo ambiente, um pai, um mestre, um chefe, um amigo e acima de tudo um PROFESSOR!
Quantas mudanças ocorreram ao longo desses anos ! Poucos aqui devem imaginar o tamanho do seu esforço para chegar aonde chegou. Além de professor, chefe do departamento, você sempre encontrava tempo para incentivar seus colegas de trabalho, a buscarem algo além de sua formação, dedicou-se intensamente aos milhares de alunos que passaram por suas mãos, exigindo sempre uma boa leitura e uma escrita impecável. Afinal um professor jamais deve parar de estudar não é mesmo? Percebo então que pra ser um educador não basta você querer, é preciso nascer com o dom de educar!
Homem de personalidade forte, ideais conservadores e profissional de extrema competência! Sempre lutou com muita garra para conquistar todos os seus objetivos. É por causa dessa persistência que hoje estamos aqui! Afinal todos devem saber que você é um dos pioneiros da Semana de Pedagogia, que hoje celebra sua XX edição.
É pela sua dedicação integral a UNICENTRO, que prestamos esta homenagem hoje! Esse é o nosso singelo agradecimento!
Será que amanhã você já não estará mais em meus sonhos e pensamentos? Eu gostaria que meus dias e meus sentimentos não girassem ao seu redor! Preciso me libertar dos teus falsos afagos, dos teus beijos impuros. Por que a saudade que me prende a você não desaparece? Eu quero acordar amanhã e não sentir o seu perfume e não quero lembrar a cor dos seus olhos. Peço para que o vento leve sua voz para um lugar distante e assim eu poderei ver o seu rosto em uma imagem distorcida afogada no meio de falsas lembranças. Por que as suas juras de amor não somem dos meus ouvidos? Eu só desejo que o meu coração te esqueça e eu pare de sentir tanto sua falta! Por que você não soube cultivar o amor que eu lhe proporcionei? Rezo para que Deus me ajude a lhe transformar em meu passado e que assim eu não precise ficar lembrando de ti em cada melodia em cada cena de filme romântico! Eu tenho certeza....você vai me perder! E quando esse dia chegar eu direi: É tarde demais!