Biografia de Terry Pratchett

Terry Pratchett

Terry Pratchett (1948-2015) foi um escritor inglês. É o autor da série de livros de fantasia “Discworld”, que o tornou um dos escritores britânicos mais lidos no mundo.

Terry Pratchett (forma abreviada de Terence David John Pratchett) nasceu em Beaconsfield, na Inglaterra, no dia 28 de abril de 1948. Com treze anos de idade vendeu sua primeira história. Em 1971, publicou sua primeira novela humorística “The Carpet People”. Trabalhou como assessor de imprensa e no jornalismo, só em 1983 publicou “A Cor da Magia”, seu primeiro livro da série de fantasia “Discworld”.

Discworld é uma série ambientada em um mundo em formato de disco, sustentado por quatro elefantes carregados por uma tartaruga gigante que viaja pelo espaço. Diversas entidades, de relacionamento nada pacífico habitam esse mundo. Rincewind, um dos personagens mais famosos da série é um mago que foi reprovado na escola de magia.

Em 1998, Terry foi nomeado Oficial da Ordem do Império Britânico. Em 2009, foi nomeado Cavaleiro, pelos serviços prestados à literatura. Em 2010, recebeu o Prêmio World Fantasy Award pelo conjunto da obra.

A série Discworld, com mais de 40 livros, já foi publicada em mais de trinta e seis idiomas. O romance da série “Snuff”, lançado em 2011, vendeu em três dias, mais de 55 mil cópias. Autor de 70 livros, Terry terminou o último, um novo romance da série Discworld, em meados de 2014.

Terry Pratchett foi diagnosticado, em 2007, com uma forma rara de Alzheimer, falecendo em sua casa em Broad Chalke, na Inglaterra, no dia 12 de março de 2015.

Acervo: 36 frases e pensamentos de Terry Pratchett.

Frases e Pensamentos de Terry Pratchett

- Tenho medo do chão.
- Queres dizer alturas.
(...)
- Eu sei o que quero dizer! O que nos mata é o chão!

A luz acha que viaja mais rápido que tudo, mas está errada. Não importa quão rápido a luz viaje, ela descobre que a escuridão sempre chega antes e está a sua espera.

A maioria dos deuses joga dados, mas o destino joga xadrez, e você não descobre até que seja tarde demais que ele estava jogando com duas rainhas o tempo todo.

Se você não transformar sua vida em uma história, você vai acabar se tornando parte da história de alguém.

Bondade é sobre o que você faz. Não sobre para quem você reza.