Tales de Mileto
Tale de Mileto nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia. Segundo alguns historiadores, Tales era comerciante e possuía recursos para se dedicar às suas pesquisas. Teria sido um dos primeiros filósofos que buscavam explicar a origem do mundo.
Por volta do século VI a.C., Tales de Mileto lançou as bases do materialismo espontâneo ou da Filosofia da Natureza: tudo na Natureza deriva de um elemento básico – a água. Tales deu origem à Escola de Mileto, da qual fizeram parte Anaxímenes, que ensinava que a natureza se desenvolveu a partir do ar, e Anaximandro, que afirmava ser a matéria a base do mundo.
Na Grécia, não havia uma clara distinção entre Filosofia e Ciência. Assim muitos pensadores dedicavam-se ao mesmo tempo às especulações filosóficas e às observações científicas. Tales foi o primeiro filósofo a estudar os astros. Previu e explicou o eclipse solar, em 585 a.C., ao verificar que a lua era iluminada pelo sol.
Tales de Mileto realizou estudos sobre Geometria e proporcionalidade para determinar a altura de uma pirâmide. Ele observou que os raios solares que chegavam a Terra estavam na posição inclinada e eram paralelos. Conseguiu medir a altura de uma pirâmide com base no tamanho de sua sombra. Tales faleceu no ano de 558 a.C.