Tacia Munhoz
Se ninguém tem nada a ver com isso, porque fazer tanta questão de que todos tenham tudo a ver com isso?
As más impressões nunca são boas. As impressões falsas passam a ser verdadeiras quanto se tornam um censo comum.
A VIDA sempre vai colocar desafios, obstáculos e dificuldades no nosso caminho. Faça melhor: enfrente-os, passe por cima, vença-os. Você vai ver como a VIDA vai ficar mordida!
Porque se não fosse pelas decepções que passamos, não saberíamos o que é o verdadeiro amor quando ele batesse à nossa porta.
Espero com ansiedade pelo dia em que criaremos o Dia da Consciência Limpa! Limpa de qualquer discriminação que possa haver, incluindo falsas tentativas de igualdade! Ah, esse feriado eu prometo que vou comemorar com fervor.
Mas agora, se me dão licença, neste dia 20 de novembro minha homenagem será silenciosa.
Pode me criticar o quanto quiser que eu não me importo. A hipocrisia está tão enraizada no ser humano, especialmente naqueles que se dizem melhores que outros, que de uns tempos para cá, enquanto me criticam, do meu lado eu só vejo um dedo sendo apontado para minha cara. Pode falar porque você é livre para se expressar. Quem decide o que ouvir sou eu!
Não sou mais criança. Não vou reagir a você que, em minha opinião, não tem condições para me dizer nada. Já fiz minhas próprias escolhas e vou continuar fazendo. Já mudei muito e foi aprendendo com meus próprios erros. Já ouvi muito conselho e coloquei em prática, mas foi daqueles que me criaram e que para mim são os verdadeiros exemplos.
Sempre fui religiosa. Acredito em Deus e desde pequena vou à igreja. O que tenho pra te dizer sobre isso é que aprendi que todos nós temos nossas limitações. Eu tenho. Você tem. Ele tem. E é preciso respeitar isso. Não posso exigir de você o que espero de mim mesma. Ao invés disso, devo ficar feliz com suas conquistas, ainda que pequenas; com seus passos rumo a algo melhor, ainda que curtos. Assim me ensinaram: a exigir mais de mim primeiro. A enxergar primeiro a trave no meu olho.
Não estou justificando meu comportamento ou minhas atitudes, até porque não lhe devo isso. Só quero te dizer que ninguém é perfeito e estamos longe disso. Por isso mais indulgência, por favor, na hora de falar de mim ou de qualquer outra pessoa. Alias mais indulgência consigo mesmo. Afinal você também não é perfeito. Ou é?
O que você esperava, meu amor?
Muito antes de estar em um relacionamento com você, eu já havia iniciado um comigo mesma e agora, mais do que nunca, percebo que essa relação interior é mais forte do que eu imaginava. Sabe como se chama? Amor próprio!
O problema é que vocês acham que mulher é bicho burro e que tudo que vocês fazem é novidade para nós. Vocês só se esquecem que antes de conhecermos vocês nós já havíamos caminhado muito e nessa caminhada cruzamos com todo tipo de gente, com todo tipo de homem. E isso nos tornou mais fortes, menos tolerantes, mais exigentes. Ou vocês se esforçam um pouco mais ou vão ficar para trás.
Você pode até dizer que a concorrência é grande e que mulher tem que em qualquer esquina. Mas se você tiver que pagar, quem é o bicho burro aqui? Mulher de verdade não é fácil de achar, não. Nós também queremos homens de verdade e não garotos imaturos.
Vamos combinar uma coisa? Quando você estiver preparado para alguém como eu então você volta. Mas enquanto isso, só bata a porta quando sair.
O sol bateu na minha janela.
Abri os olhos devagar, desencostei a cabeça do travesseiro e fiquei atenta aos ruídos que vinham do lado de fora do quarto. Nada fora do comum. Sentei na cama e abracei os joelhos ansiosa.
Levantei enfim, me arrumei e fui até a praia. Coloquei os pés descalços na areia que ainda estava fria e molhada da noite anterior. Havia chovido muito, mas hoje estava um sol escaldante. 40 graus na sombra, como dizem.
E então, após um instante perdida em pensamentos soltos, sorri! Um sorriso largo! Sorri por dentro e sorri por fora, agradecida por tudo que vivi até aqui. E então decidi: é assim que vou passar os meus próximos anos, sorrindo... Por que a gente fica muito mais bonito quando sorri!
Não importa como o dia começou. Só interessa como ele vai acabar. E hoje vai ser uma festa! Afinal, quem decide sou eu!
Será que hoje eu consigo? É. Será que hoje eu consigo te ganhar de vez? É que às vezes me bate um desespero insano de correr atrás de você e falar bem alto o quanto eu te quero e te desejo. Será que consigo te atingir desse jeito? Já estou sem ideias de como mudar nossa situação.
A verdade é que hoje eu percebo que não nos conhecemos direito, e que eu quase nada sei de você, e que você quase nada sabe sobre mim. Não sabe que sou capaz de correr dezenas de luas só pra te alcançar, não sabe que passo as madrugadas acordadas pensando em como te provar, de uma forma que não te deixe duvidas, tudo que seria capaz de fazer pra te ter ao meu lado. Até mesmo dispensar todos os amores que tenho pra ficar só com você. Dispensar todos os beijos, carinhos e promessas, para apenas a você servir, feito meu dono. Será que ainda há tempo de eu ser a donzela dos filmes em que você se apaixona loucamente? Será que posso mudar tudo isso ainda e, no final, escrevermos um lindo livro sobre nossa historia imprevisível e sermos capa de revista de casais apaixonados ensinando a como amar assim?
Queria poder escrever uma carta de amor, mas quem disse que consigo? Sou péssima com palavras, péssima com sentimentos, péssima com romantismo. Será que você vai entender quando, no final desse texto, nada fizer sentido e eu terminar apenas com um "Eu te amo"?? Será a frase mais sincera de todas das que aqui escrevo sem nem me dar conta do que significam. De que me importa tantas aulas de português ou o 10 em redação se o sentimento é indescritível? De que vale meu amor por gramática se o sentimento é simplesmente inconjugável? De que adianta minha paixão por livros se nenhum deles me ensinou a te querer menos durante todo esse tempo que nos conhecemos?
Pensei por um instante em escrever um soneto. Mas de que me servem quatro parágrafos decassílabos? Não sei fazer resumo. Rimar muito menos. Precisaria nascer de novo para conseguir escrever algo tão curto com tamanha intensidade. Se eu nem ao menos consigo encontrar a descrição correta do que sinto quando sinto teu cheiro e, com pretexto, me enrosco em seu pescoço feito cachorro sem dono, não seria capaz de encaixar um quarteto.
Pensei em te deixar um bilhete com algo chocante. Mas o que resumiria melhor minha intenção senão a frase "Te desejo"??? E como colocar romantismo em uma frase como esta?
Acho que não tem jeito. Se depender das minhas palavras pra você ficar comigo de vez, sem medo de se entregar e se apaixonar, acho que ainda vou ter que esperar pra finalmente te abraçar e não precisar mais de desculpas para me aproximar de você e te cantar ao pé do ouvido.
Eu te amo!!!
Será que convenci??