Sylvia Plath
Sylvia Plath nasceu em Boston, nos Estados Unidos, no dia 27 de outubro de 1932. Filha de Otto Plath, professor da Universidade de Boston, e de Aurélia Schober, 21 anos mais nova que o marido. Com oito anos ficou órfã de pai. Nesse mesmo ano teve seu primeiro poema publicado na sessão infantil do Boston Herald em Winthrop.
Em 1950 matricula-se na Universidade Smith College. Em 1953 teve sua primeira crise de depressão e tenta o suicídio. Após tratamento se recupera e gradua-se com louvor, em 1955. Recebe uma bolsa de estudos e segue para a Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Em 1956 conhece o poeta inglês Ted Hughes com quem se casa no dia 16 de junho do mesmo ano.
Em 1957 o casal retorna para os Estados Unidos, onde Plath leciona no Smith College. Em 1960, após descobrir que está grávida volta para a Inglaterra, para a pequena cidade de North Tawton, em Denvon. Publica sua primeira coletânea de poemas chamada “The Colossus”. Nesse mesmo ano nasce Frieda. Em 1962 nasce Nicholas, seu segundo filho. Pública “Daddy”, onde relata o difícil relacionamento que teve com o pai. No final desse ano, o casal se separa e Plath se muda para Londres, com os dois filhos.
Em 1963, Plath publica uma novela semi-autobiográfica “The Bell Jar” (A Redoma de Vidro), com o pseudônimo de Victoria Lucas, onde relata sua luta contra a depressão. No dia 11 de fevereiro desse mesmo ano, comete o suicídio abrindo o gás da cozinha.
Após sua morte, Ted Hughes se encarrega de reunir sua obra em “Poemas Completos”. Em 2003, é lançado o filme “Sylvia – Paixão Além das Palavras”, que relata a relação conturbada de Plath e Hughes.