Susan Wise Bauer
Como o autodidata Benjamin Franklin notoriamente sugeriu, dormir cedo e acordar cedo é o caminho mais efetivo para a sabedoria.
Respeite o período reservado para a leitura. Fazemos as coisas que nos dão retorno e as gratificações imediatas sempre parecem mais recompensadoras do que o progresso lento em direção a um objetivo de longo prazo. Resista a outras formas de satisfação ou deveres que possam usurpar seu tempo de leitura.
A leitura é um processo que se estende para a vida toda. Não há pressa, nenhuma agenda semestral a cumprir, nada de pânico de final de semestre ou exames finais. A ideia de que a leitura rápida é a melhor leitura é uma neurose do século XX, que se origina nas selvas de pedra cultivadas pelos fabricantes de computadores.
Nós nos lembramos do que colocamos no papel. Aquilo que resumimos com nossas próprias palavras se torna nossa propriedade.
Se você simplesmente não conseguir avançar em um livro, depois de uma tentativa boa e concreta, deixe-o de lado e vá para o próximo livro da relação. Não abandone todo o projeto porque não consegue encarar o Paraíso Perdido. Até mesmo os estudiosos têm livros que não conseguiram ler do começo ao fim.
O objetivo da autoeducação clássica é este: não meramente entupir a mente com fatos, mas compreendê-los.