Sue Monk Kidd
Às vezes, não sentir é o único jeito de sobreviver.
O conhecimento pode ser uma maldição na vida de uma pessoa. Eu troquei um pacote de mentiras por um pacote de verdades e não sabia qual era mais pesado. Qual deles exigia mais força para carregar? Era uma pergunta ridícula, porque, uma vez que você conhece a verdade, não pode voltar atrás e pegar sua mala de mentiras. Mais pesada ou não, a verdade agora é sua.
Naturalmente, eu sabia que não havia advogadas. Para uma mulher, nada existia além da esfera doméstica e aquelas florzinhas gravadas em caderno de arte. Uma mulher aspirar ser advogada – bem, possivelmente, seria o fim do mundo. Mas uma semente se tornava uma árvore, não?
Ela não parecia gostar de livros, mas eu... eu sonhava com eles. Amava-os de tal maneira que não sabia nem expressar direito.
Ela abaixou o livro e veio onde eu estava, perto da lareira, e colocou os braços em volta de mim. Era difícil saber em que pé as coisas estavam. As pessoas dizem que o amor fica manchado por uma diferença tão grande quanto a nossa. Eu não sabia ao certo se os sentimentos da Srta. Sarah vinham do amor ou da culpa. Eu não sabia se os meus vinham do amor ou da necessidade de segurança. Ela me amava e tinha pena de mim. E eu amava e usava a Srta. Sarah. Nunca foi simples. Naquele dia, nossos corações estavam puros como jamais estariam.
Eu sempre quis a liberdade, mas nunca tive para onde ir nem como sair. Não importava mais. Queria liberdade mais do que respirar.
Percebi que os anos que havíamos vivido juntos acumulavam-se por toda parte, preenchendo a casa, e pareceu-me estranho como o amor e o hábito haviam se fundido tão intimamente, moldando nossa vida.
Não há nada como uma música sobre o amor perdido para nos lembrar que todas as coisas preciosas podem desaparecer com facilidade de onde foram postas com tanto cuidado.
Quem acha que morrer é a pior coisa do mundo não sabe nada sobre a vida.
As histórias precisam ser contadas, senão morrem; e, quando morrem, não nos lembramos quem somos nem por que estamos aqui.
Nós não podemos pensar em mudar a cor da nossa pele. É preciso mudar o mundo, é assim que devemos pensar.
O mundo tem a peculiaridade de continuar girando por mais triste que sejam as coisas.