Steven Pressfield
O amador acredita que deve primeiro superar o seu medo, então ele pode fazer o seu trabalho. O profissional sabe que o medo nunca pode ser ultrapassado. Ele sabe que não existe tal coisa como um guerreiro sem medo ou um artista livre de pavor.
Capacete ou lança são levados apenas para proteção do indivíduo; o escudo protege cada homem na formação.
A maioria de nós possui duas vidas. A vida que vivemos e a vida não vivida que existe dentro de nós. Entre as duas, encontra-se a Resistência.
Todo sol lança uma sombra e a sombra do gênio é a Resistência. Por mais forte que seja o chamado de nossa alma para a realização, igualmente potentes são as forças da Resistência reunidas contra ele.
Quanto mais importante uma vocação for para a evolução de nossa alma, mais resistência sentiremos em persegui-la.
Um escritor escreve com seu gênio; um artista pinta com o seu gênio; todo aquele que cria o faz a partir deste centro sagrado. É a morada de nossa alma, o receptáculo que abriga nosso potencial, é o nosso farol, nossa estrela polar.
A diferença entre um amador e um profissional está em seus hábitos. Um amador tem hábitos amadores. Um profissional tem hábitos profissionais. Nós nunca podemos nos libertar do hábito. Mas podemos substituir os hábitos ruins pelos bons.
A Resistência não tem força própria. Cada gota de sua seiva vem de nós. Nós lhe damos força com o nosso medo. Domine esse medo e vencerá a Resistência.
"Este homem conquistou o mundo! O que é que você fez?"
O filósofo respondeu sem hesitar:
"Eu venci a necessidade de conquistar o mundo."
Não prepare. Comece. Nosso inimigo não é falta de preparação. O inimigo é a resistência, nosso cérebro tagarela produzindo desculpas. Comece antes de estar pronto.