Biografia de Silvio Santos

Silvio Santos

Silvio Santos nasceu na Lapa, Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro de 1930. Filho do imigrante turco Alberto Abravanel e grega Rebeca Abravanel, recebeu da mãe o nome de “Silvio”, que não gostava de seu nome de batismo “Senor Abravanel”. Adotou o sobrenome de “Santos”, pois eles seriam seus protetores.

Com 14 anos começou a trabalhar como camelô, época em que aprendeu a negociar. Com uma voz considerada poderosa foi convidado para ser locutor da Rádio Guanabara, pois a atividade de camelô lhe rendia muito mais. Depois de servir o exército passou a negociar dentro das barcas que iam do Rio para Niterói. Depois entrou para o ramo dos shows e sorteios de loterias.

Em 1962 começo a sua carreira na televisão, com o programa "Vamos Brincar de Forca", transmitido pela TV Paulista. Com o sucesso foi contratado pela Rede Globo de Televisão, mas saiu algum tempo depois por não conseguir se tornar acionista.

Trabalhou na Rede Tupi e depois na Rede Record, onde conseguiu 50% das ações da TV. Mas o grande empreendimento de Sílvio Santos veio com o SBT - Sistema Brasileiro de Televisão, canal próprio, onde passou a apresentar o “Programa Sílvio Santos”. Criou o Baú da Felicidade, empresa de venda de carnês e sorteios.

Com sua habilidade empresarial, Silvio Santos formou um grupo empresarial formado hoje por diversas empresas, entre elas, a Liderança Capitalização, O SBT, a Jequiti Cosméticos etc.

Silvio Santos morreu em São Paulo, aos 93 anos (2024). 

Acervo: 25 frases e pensamentos de Silvio Santos.

Frases e Pensamentos de Silvio Santos

Quando o ser humano está com a razão, Deus é seu advogado.

Depois de certa faixa, depois de garantir o conforto necessário, dinheiro é apenas troféu. Ter muito dinheiro é ter muitos troféus, que atestam que você foi bem-sucedido no que fez

Nós aqui não temos nada. Nós somos administradores. Porque tudo aquilo que nós fazemos, fica. Então, a gente não é dono de nada. A gente administra aquilo enquanto Deus está permitindo em nossa vida, porque depois que a gente for embora, tudo fica para outro administrar.

Eu dirijo meu trabalho, o meu trabalho não me dirige.

O bem sempre vence o mal. O mal vence por alguns minutos, por algum tempo. Mas o bem sempre vence o mal. E não teríamos razão para viver, mesmo que esta vida termine no pó, não teríamos nenhuma razão para viver se o mal vencesse o bem.