Sávio Gomes

Encontrados 2 pensamentos de Sávio Gomes

Cartas para Marte


Moramos em um país chamado Brasil, pronucia-se [bɾaziw], mas tem gente que escreve Brazel ou BraZil, somos 202 milhões de pessoas, é gente pra caralho, ainda bem que vivemos no maior país da America do Sul, o quinto maior do mundo em extensão territorial. Alem de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas. Apesar de um ‘’famoso’’ -reparem nas aspas- apresentador de televisão ter discordado recentemente.
A nossa bandeira não é quadrada como a da maioria, sua forma é de um pentágono invertido, ela carrega o verde que representava as matas, o amarelo que de fato representa o nosso ouro, é o azul ainda representando o céu, carrega no seu topo cinco estrelas, e no centro está escrito, com letras maiúsculas, CBF. Há tem uma cruz meio esquisita no meio, é branca, então acho que deve representar a paz.
A nossa educação é de ótima qualidade, para você ter uma idéia, foi até criada uma PEC para a redução da maioridade penal, é a forma como o governo importa com as pessoas daqui, não é legal? O jovem vai para uma cadeia, que nós chamamos de casa de reclusão, pra ficar mais chique, onde ele vai ter cerca de 50 professores, convivendo, dormindo e comendo, todos no mesmo espaço, já que temos a 4º maior população carcerária do mundo. Alem disso, quando sair ele com certeza vai querer voltar, porque o índice de reincidência nessas ‘’ casas’’ é de 70%.
A saúde é precária, mas não precisamos de hospitais, já que temos uma das melhores estruturas em estádios de futebol do mundo, o povo é forte, agüenta, o que não pode é deixar de cuidar da nossa maior paixão, o futebol. Estádios que tem como vizinhos favelas que infelizmente não se dão ao luxo de contribuírem para formar uma paisagem agradável.
Aqui é o pais das greves: aeroportos, transporte, educação, é grande o numero de trabalhadores que saem as ruas para lutar pelos seus direitos, é difícil ser brasileiro. Recentemente houve um protesto contra o aumento da passagem do transporte público que subiu de R$ 3 para R$ 3,20, realmente, não era só por 20 centavos. No dia 12 de abril de 2015, milhares de pessoas gritam frases como ‘’impeachment já’’, teve até alguns burros –no pior sentido da palavra- que clamavam pela volta da ditadura, tudo isso nas principais capitais do país, o engraçado é que foi aproximadamente seis meses depois da reeleição da nossa ‘’Presidenta’’, que é do PT, e foi eleita com 51,6% dos votos, o povo aqui é indeciso.
Temos um cérebro só, ele controla massas, alienam e usam pessoas como objetos de compra e venda, é a mídia. Ela, na maioria das vezes, dita o que as pessoas devem pensar e dizer, troca números, imagens, dados, palavras e criam um pensamento só, é um curral.
A nossa Cultura é vasta, temos de tudo, de tudo mesmo. Adoramos usar a parte íntima, masculina e feminina, nas letras de algumas musicas do nosso funk, pronucia-se [fanquie]. Nossas mulheres são admiradas no exterior, por serem lindas, temos algumas exceções. No carnaval, algumas até saem nuas ou pintadas, porque adoramos arte. Apesar de poucas pessoas saberem quem foi Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti ou até mesmo Alfredo Volpi, que era apesar de ter nascido na Itália, tinha dupla nacionildade, e amava o Brasil.
O nosso Deus é sinônimo de dinheiro, temos um déficit de lideres religiosos bons, a grande maioria encara a igreja como uma empresa, e como toda empresa, tem que gerar algum lucro. Controlar pessoas usando uma passagem da bíblia mal interpretada é comum aqui. Existe também uma competição ‘’ religiosa’’, aqui a igreja que tiver mais fiéis, a que gritar mais alto ou a que realizar o maior numero de milagres, é a mais ‘PODEROSA’’. Eles esquecem que o único poderoso, é Deus.
Alem de termos uma bancada religiosa ‘’ representando o povo ‘’ -reparem nas aspas- no congresso, aqui eles defendem ‘’Os Valores da Família Brasileira’’. Às vezes eu fico me perguntando quais são esses valores, e o quanto são sensíveis, porque se você não está sabendo, está bancada, prega certa ‘’censura’’ para todo ato que vai contra seus ideais, é difícil ser brasileiro. A religião se impondo em cima de um estado laico, representantes religiosos que deveriam espalhar o amor, pregam o ódio, descriminam a minoria. Não sabem que Jesus Cristo foi o principal exemplo de uma.
O cidadão é sinônimo de burro, já que governados por representantes falhos, sofrem cada vez mais, é doloroso ser brasileiro. O pobre aqui não tem vez, ou estuda ou é cadeia, acredite, vendo a situação atual, é mais fácil ir para a cadeia. A democracia também é falha, já que não temos uma maior participação da população na política.
O trabalho é quase escravo, o salário é baixo e os impostos são altos, isto define bem a situação do trabalhador no Brasil.
Invejo a índia que tem como herói, Mahatma Gandhi. Aqui o nosso é um Jogador de Futebol, do cabelo esquisito, mas é aquela velha história ‘’ cada país tem o herói que merece’’. É difícil ser brasileiro, um país rico de pessoas pobres, onde a sabedoria não tem seu devido valor. Você acredita que não temos nenhum Prêmio Nobel? E se eu te falar que já vencemos cinco Copas do Mundo?
Aqui é difícil ser Honesto, até porque temos espalhada pelo mundo, uma má fama, o nosso ‘’ jeitinho brasileiro’’, tem até um personagem da Disney que é baseado nessa nossa característica, o Zé Carioca, é um papagaio malandro, que faz de tudo para conseguir o que quer.
É difícil ser brasileiro, mas tenho esperanças, até porque, Deus é brasileiro, e como diz a nossa pensadora contemporânea, ‘’Acredito em Deus e faço ele de escudo’’. Agora tenho que ir, vou terminar de colorir meu Jardim Secreto, assistir o Jornal Nacional, falar mal do PT no twitter e postar este texto em alguma rede social, para ganhar algumas curtidas, até porque, não sei se vocês esqueceram, eu ainda sou brasileiro.

Para que viver por viver se com você eu vivo com maior prazer.