Sarapó Xucuru Kariri
A busca pela elevação espiritual se inicia quando percebemos que nosso copo está vazio e precisa ser preenchido. Enquanto essa busca não acontece, seremos apenas um maresia fria durante a madrugada sem fim.
Nenhum ser humano é completamente liberto,tendo seus pensamentos aprisionados com as correntes do egocentrismo.
Diante da prepotência e soberba daqueles que acham que dominaram nossa terra e impuseram seus costumes,a resposta sempre será a afirmação de pertencimento e originalidade,não se pode nascer maçãs em um pé de jaca.
Nossa identidade se forma com o tempo,não nascemos com ela pré determinada,o ambiente molda nossas características,mas somente a busca pela sabedoria pode definir em que grau nosso espírito se encontra nesse tempo.
Deixamos de ter nossa liberdade,quando nossos pensamentos recorrem ao pessimismo,nos aprisionando ao fatídico sentimento de incapacidade e morosidade.
Nem sempre a solidão quer dizer que estamos sós,na maioria das vezes é preciso estar na solidão para nos fazer companhia e nos conectarmos.
Quem somos nós?
Somos a consequência de várias lutas,de sonhos e desejos de nossos ancestrais.
Ser indígena é uma dádiva,que somente os conscientes vermelhos podem entender.
O mal da maioria dos homens é querer dominar tudo que vê,mas esses não tem domínio de sí próprio,é escravo de seus pobres pensamentos e não enxerga a real liberdade em sua frente.