São Tomás de Aquino
São Tomás de Aquino nasceu no castelo de Roccasecca, em Aquino, na região do Lácio, na Itália. Descendente de família de tradicionais chefes militares e estadistas, o jovem conde de Aquino foi preparado para seguir a mesma carreira. Dos 5 aos 10 anos estudou com os monges, foi depois enviado para Nápoles para que continuasse a se instruir.
Contrariando a família, com 15 anos, decidiu entrar para o convento da Ordem dos Dominicanos. O pai, ao saber da notícia, mandou buscar o filho em Nápoles e o aprisionou no castelo. O jovem fugiu, voltou para Nápoles e aos 17 anos recebeu os votos religiosos.
Para difundir a fé, resolveu estudar os fundamentos da religião. Ingressou na Universidade de Teologia de Paris, onde depois se tornou professor. Elaborou a doutrina que mais tarde seria aceita pela Igreja e conhecida como “Tomismo”. Sua maior obra foi a “Suma Teológica”, onde faz uma clara exposição dos princípios do catolicismo.
Respeitado e célebre, em 1261, o Papa Urbano IV confiou ao frei a cátedra de Teologia na Escola Superior da Cúria Pontifícia no Vaticano. Onze anos mais tarde, foi convidado a reorganizar a Universidade de Nápoles. Em 1274, em viagem ao Concílio Ecumênico de Lion, na França, adoeceu e foi levado para o mosteiro de Fossanova, onde faleceu. Em 1323, foi canonizado pelo Papa João XXII.