São Francisco Xavier
”Tremo quando me lembro de que o tempo que lhes foge em cada dia, pode faltar-lhes repentinamente, e que então será já tarde!"
"A minha incapacidade é grande, mas Deus é todo-poderoso; deposito n'Ele somente, toda a minha confiança".
"Não se adianta na virtude senão quando se tenha triunfado de si próprio. A ocasião de um grande sacrifício é uma coisa tão preciosa que se não deve nunca deixar escapar".
"É devido a vós que uma infinidade de almas são excluídas do reino dos Céus!" Ah! Queira a Deus!, digo a mim mesmo muitas vezes, que os doutores tivessem tanto empenho pela salvação das almas, como têm pelas ciências humanas! Um dia terão eles de dar contas bem rigorosas da ciência que adquiriram e dos talentos que lhes foram confiados".
"Infinito número de almas que seria fácil chamar ao conhecimento de Jesus Cristo, se os homens estivessem menos ocupados da sua glória pessoal do que da de Deus".
"O que recomendo é que vos lanceis nos braços de Deus e que tenhais nele uma confiança tanto mais íntima quanto maiores forem os vossos males. Ali, unicamente, achareis consolações para as vossas desgraças e força para as suportar."
"Peço-vos, em nome de todo o vosso amor a Deus, em nome de toda a afeição que tendes, que recorrais ao tribunal da penitencia, vos aproximeis da Mesa Santa, deponhais aos pés da Cruz todos os vossos ressentimentos, façais o sacrifício à vontade divina, e chegueis a ter como um bem para vós, todos os acontecimentos que Deus houve por bem permitir".
"Se tantos jovens, que se entregam tão seriamente aos estudos, tivessem aproximado os seus lábios, uma vez que fosse, desta deliciosa bebida (a missionariedade), vê-los-íamos bem depressa voltar as suas vistas para as nações infiéis, ambicionar a glória de nelas fazer a conquista das almas em nome do soberano senhor de todas as nações!"
"É preciso, pois, que a minha vontade corresponda à confiança e ao fervor que aprouve a Deus inspirar-me na sua misericórdia infinita;
é preciso que eu esteja sempre pronto a voar onde a sua voz me chama para ali proclamar a sua divina lei."
"O próprio Deus é o nosso fim, ele só nos anima, ele nos sustentará. Este pensamento enche-nos de confiança e de esperança; apoiados ao seu braço todo-poderoso, ousaremos tudo para a sua glória".
"Na verdade, que morte poderá ser mais horrorosa do que a vida que se acha separada de Jesus Cristo? Mormente quando se tenha gozado a felicidade de viver n'Ele e por Ele!"
"Não há cruz comparável à vida à mercê das suas próprias paixões, e não há felicidade que possa ser comparada à de morrer cada dia por sua própria vontade para se entregar inteiramente a Jesus Cristo".
“Se não encontrar um barco, irei a nado”, dizia Francisco, e acrescentava: “Se naquelas ilhas existissem minas de ouro, os cristãos lá se precipitaram. Mas não existem senão almas para serem salvas.”
"Há uma grande diferença, também, entre o homem que confia em Deus quando tem tudo o que precisa, e aquele que confia em Deus quando nada possui. Também, uma coisa é confiar em Deus quando a vida está segura, livre de perigos, e outra quando há perigo iminente de destruição. Penso que aqueles que vivem em perigo contínuo de morte chegarão a se cansar desta vida e desejar morrer para estarem sempre com Deus no Céu, porque nossa presente condição mortal é, na verdade, somente uma morte contínua, um exílio da glória para a qual fomos criados”
Em todos os caminhos da vida procura e deseja ser humilhado e tratado como alguém sem importância alguma, porque sem a verdadeira humildade nunca conseguirá crescer espiritualmente ou ajudar o próximo, ser aprovado pelos santos, agradar a Deus.
“Cuidado com as pessoas que falam para você sobre suas necessidades físicas mais do que sobre suas necessidades espirituais”
“Quando chegava nos lugares a garotada não me deixava rezar o meu breviário, nem comer, nem dormir, pedindo que lhes ensinasse as orações. Ai comecei a entender porque deles é o Reino dos Céus”.
" o sono é imagem da morte
e muitos, que se deitaram a dormir bem dispostos, amanhecem mortos, direi, com grande arrependimento de seus pecados, a Confissão geral e me encomendarei ao santo Anjo da guarda"
"Se os homens se dispusessem a buscar a Deus, tomando e abraçando os meios necessários, achariam tanta suavidade e consolação em o servir, que toda a repugnância que sentem em vencer-se a si mesmos lhes seria muito fácil ir contra ela. [Sobretudo] se soubessem quantos gostos e contentamentos de espírito perdem, por não se esforçar nas tentações, as quais nos fracos costumam impedir tanto bem e conhecimento da suma bondade de Deus e descanso desta trabalhosa vida"