Santo Atanásio de Alexandria
Santo Atanásio de Alexandria nasceu em Alexandria romana, no Egito, provavelmente no ano de 295. Elevado ao diaconato, em 318, tornou-se secretário de Alexandre, bispo de Alexandria, e participou com este do Concílio de Nicéia (325), organizado pelo Imperador Constantino, para acabar com as disputas internas entre as facções da Igreja, onde definiu as crenças básicas cristãs, com as quais todos deveriam concordar.
Ário, um padre de Alexandria, afirmava que Cristo era apenas um homem com traços divinos e não Deus. Atanásio tornou-se o grande inimigo do arianismo, que já estava oficialmente condenado. Dedicou-se à defesa da fé de Nicéia contra a heresia ariana. Ao ser aclamado patriarca de Alexandria, em 335, os arianos conseguiram que o Imperador Constantino o exilasse.
Em 337, com a morte de Constantino, Atanásio voltou a Alexandria, organizando a defesa da ortodoxia, com o apoio dos monges do deserto, chefiados por S. Antão. Atanásio passou o resto de sua vida em fases alternadas de exílio e relativa calma, dependendo da orientação religiosa do imperador. Faleceu em Alexandria, no dia 2 de maio de 373.
Acervo: 1 frases e pensamentos de Santo Atanásio de Alexandria.