Santo Alberto Hurtado
Que grande é minha vida! Tão plena de significado. Com muitas direções para o céu. Dar aos homens a coisa mais preciosa que existe: Deus; e dar a Deus o que ele mais ama aquilo pelo qual deu seu Filho: os homens.
Sabemos muito bem que Deus é a beleza infinita. Toda beleza do universo, brota dele, como uma fonte derradeira. As flores, os campos, os céus, são belos, porque como dizia São João da Cruz: passou por este lugares derramando suas graças, e somente olhando, vestiu tudo com sua beleza... Qual é o caminho da minha vida? Fazer a vontade de Deus: santificar-me, colaborar com Deus, realizar sua obra!
Todo o trabalho de minha vida sábia consiste nisto: Em conhecer a vontade do meu Senhor e Pai. Trabalhar para conhecê-la, trabalho sério, obra de toda minha vida, de todos os dias, e de todas as manhãs: o que queres de mim, Senhor? Trabalhe para fazer isso, para servi-lo em todos os momentos. Esta é nossa grande missão, maior do que fazer milagres. Deus nos quer santos. Esta é a vontade de Deus: não medíocres, mas santos.
Ser apóstolo, significa para vocês, queridos jovens, viver seu batismo, viver a vida divina, transformar-se em Cristo, ser continuadores de sua obra, irradiar em sua vida a vida de Cristo!
"Nossa imitação de Cristo, consiste em viver a vida de Cristo, onde tudo se conforma a Cristo, em fazer o que Cristo faria se estivesse em nosso lugar!"
"Não basta sorrir para nós vivermos contentes. É necessário criar
um clima de alegria em torno de nós!"
"A imagem de Cristo, deve estar sempre presente na alma do jovem, para que ele possa amá-lo, e assim poder inspirar-se nele!”
Oração de Santo Alberto Hurtado, para ter uma alma alegre:
Senhor, são tantos os que sofrem no mundo de hoje,
e tão poucos os que sabem esquecer a dor que sentem.
Senhor, eu quero ser a luz, para resplandecer tua lâmpada.
Quero ser um fermento bom, para poder amaciar as almas.
Obrigado Senhor, por ter ressuscitado, matando,
assim, em minha alma, a angústia do pecado.
Se a minha vida pedir-me, quero entregá-la contente.
Se não quiser que eu morra, quero viver sorrindo.
Quero rir, quero sonhar, quero dar a todos, a alegria de amar.
Contente Senhor, sempre contente!
Pensamento vocacional de Santo Alberto Hurtado.
"Tu, que com humildade descobriu os passos deDeus em tua vida, medita com serenidade: tuas grandes atitudes, teu sentido social, teu espirito apostólico, a tua capacidade de arrastar e de organizar, a tua maneira de ser simpático, a tua facilidade para orar, são dons de Deus. Eles não foram te dados para serem expressos com vaidade, nem para atrair aplausos, nem como uma forma de orgulhar-se, mas sim, como poderosas ferramentas de
ação, dadas em serviço do povo de Deus. Se alguma vez em tua vida, receberes um chamado a algo grande e generoso, não vacile!
Vem! Mas não venha se vais amar a igreja como uma madrasta, e não como uma Mãe; não venha se pensas que dessa forma você estará fazendo um favor para a Igreja de Cristo. Vem, se para ti, o serviço à Cristo, será o centro da tua vida. Vem, se tens as costas suficientemente fortes; um espirito generoso, uma mente aberta e um coração mais grande que o mundo. Vem, e saiba ser feliz, rir com outros e, em outras ocasiões, rir de ti mesmo."