Samir de Sena Osório
É difícil encontrar um sentido para nossa existência em um mundo que despreza os valores essenciais para a felicidade. Mas é uma busca que por si só já nos faz feliz.
Cada um é cada um. Eu sou assim. E aprendi a gostar de mim. Gostando de mim, aprendi a respeitar mais o jeito dos outros de ser.
Minha vida não é uma festa. Tampouco uma piada. Nem é novela, muito menos um filme. É uma história, triste até. Porém, sendo autor e personagem real dessa história, farei de tudo para que ela tenha um final feliz.
Amigos de verdade
Não dá para definir o que é ser amigo de verdade. Pois cada amigo que fazemos é único e especial. Mas há algumas coisas em comum em toda amizade que se preze.
É com um amigo de verdade que nos sentimos mais à vontade. Podendo ser nós mesmos sem cerimônias. Não é preciso ficar se esforçando para parecer algo que você não é. Um amigo nos conhece quase tanto quanto nós mesmos.
Ter amigos é indispensável. Nenhum ser humano consegue ser feliz sem ter alguém com que possa ser verdadeiramente si mesmo. Mostrar-se com todos os defeitos e dar de presente suas qualidades.
Um amigo não precisa ser como nós, não precisa gostar das mesmas coisas. Existem até flamenguistas que têm como melhor amigo um vascaíno. Amizade é sem fronteiras.
Um amigo não se compra nem se acha gratuitamente, um amigo precisa ser descoberto. E pode ser alguém que sempre esteve ao seu lado e você nem havia se permitido conhecer. Um amigo se conquista fazendo florescer nele o que ele tem de melhor. Mas sabendo acolher as suas fraquezas também. Um amigo faz vir à tona as suas qualidades sem abafar os seus defeitos.
Ter amigo é, antes de tudo, ser um também. Às vezes queremos encontrar um amigo que faça tudo por nós, que nos ame do nosso jeito, nos esquecendo que, no entanto, precisaremos fazer o mesmo por ele também. Ser amigo é descobrir-se no outro, unir o fio das duas histórias que a partir do momento em que se encontraram passaram a ser uma só.
Um amigo fala o que você precisa ouvir quando os outros se omitem; te compreende enquanto os outros nem se importam em te entender; lê nos seus olhos o que você não teve coragem de dizer; um amigo não exige mudança, mas te estimula a ser alguém melhor exatamente porque te ama. É nossa moradia quando nós já estávamos fora de casa há muito tempo; um amigo tem a capacidade de nos ajudar a encontrar o nosso valor, quando nem sabíamos que tínhamos algum; um amigo sente saudades antes mesmo de você ter se despedido; é um diamante que com sua amizade você ajudou a lapidar.
Permita-se conhecer o que há de mais profundo nas pessoas porque sem amigos corremos o risco de não conhecer o significado do amor, não encontrar o sentido da vida.
Agradeço aos meus amigos de verdade por terem aceitado me conhecer e terem permitido que eu os visse como eles realmente são. Já aos que não chegaram a ser, peço desculpas por eu não ter tido a coragem de abrir meu coração por inteiro.
Me desculpe, mas não posso ser quem você quer que eu seja. Só posso ser quem eu sou e, mesmo isso, muitas vezes, está além das minhas possibilidades.
Se no passado eu tivesse tido um vislumbre de quem sou e de como estão as circunstâncias hoje, eu jamais teria sofrido pelas insignificâncias que sofri. Mas também se eu não tivesse sofrido por elas, talvez não fosse quem hoje sou...
Levamos aproximadamente 30 segundos para ter uma impressão de uma pessoa mas precisamos de uma vida inteira para conhecê-la de verdade.
Em alguns momentos, queremos saber apenas de nossos amigos; em outros, só de nós mesmos; e , às vezes, de ninguém.
Há pessoas que, com medo de não serem felizes para sempre, acabam não se permitindo serem felizes em momento algum.
Encontrar-se consigo mesmo, com o que há de mais valioso dentro de si, eis o maior objetivo da vida de cada um. Contudo, a maioria das pessoas passa a vida inteira ao largo de si mesmas.
É ruim quando você se torna alguém diferente do que era e tem que explicar o porquê disso sendo que talvez você não sabe o porquê ou simplesmente não quer ou não pode dizê-lo. As pessoas mudam constantemente, será que é difícil entender isso?
O fanatismo religioso e a cegueira fundamentalista fazem com que muitos pais tornem a vida dos seus próprios filhos um verdadeiro inferno.
Às vezes a gente acha que aprendeu porque leu em determinado livro, porque passou por tal situação quando na verdade precisamos passar várias vezes pela mesma circunstância até finalmente interiorizar o aprendizado.
É curioso como, dentre as 7 bilhões de pessoas existentes no mundo, pouquíssimos - talvez menos de 10! - se nos tornam especiais e essenciais durante nossa vida, conhecem nossa alma, tocam nossa humanidade.